Encontra-se aberto os editais para as seleções de Mestrado e Doutorado. E tem muita gente se preparando, escrevendo o projeto, lendo os livros da bibliografia e tentando manter a tranquilidade para a entrevista.

Mas antes de tudo isso é feita a escolha em qual dos Programas de Pós-Graduação tentar. Alguns têm em mente tentar em apenas uma seleção, outros já miram em vários Programas. Mas e ai, qual é o caminho mais aconselhável? Melhor se preparar bem apenas para uma seleção ou tentar várias seleções ao mesmo tempo? Bom, isso depende de cada um.

No meu caso eu saí do trabalho apenas para me dedicar à seleção do mestrado, pois a concorrência é muito grande. Escolhi três Programas que mais me interessei através de suas Linhas de Pesquisas. Essa escolha em participar de três seleções foi devido a minha disponibilidade de conseguir me preparar, pois a dedicação é longa.

Mas quando escolhemos participar de mais de uma seleção é fundamental ter em mente que o preparo será muito mais intenso. Em alguns casos até se consegue adequar um único projeto aos diversos Programas, em outros não, então será necessário escrever mais de um projeto. Se escrever um projeto já é difícil, agora imagine dois? A gente pira. Fora claro, a bibliografia que às vezes é extensa.

Acredito que não adianta tentar vários Programas, como se fosse um louco desesperado pra ver onde vai passar. É muito importante conhecer as Linhas de Pesquisas, o Corpo Docente e o que você pretende pesquisar. Entrar nesse mundo da pesquisa e da ciência deve ser algo que a gente quer muito e com algum objetivo, pois fazer Mestrado e Doutorado exige muito da gente.

O amadurecimento que adquirimos durante a preparação para as seleções é uma experiência que se acaba construindo antes até mesmo da aprovação. E vocês aí, estão tentando apenas uma seleção ou quantas?