Ao longo da sua jornada acadêmica você inevitavelmente irá receber convites de periódicos para avaliar artigos científicos. O sistema de avaliação por pares (às vezes tão impares) é um processo pelo qual toda a literatura científica passa antes de ser publicada.

E participar deste processo representa uma contribuição valiosa para a produção do conhecimento científico, bem como uma forma de exercitar a análise crítica e observar novas abordagens para os objetos de pesquisa da sua área.

Saber como um artigo científico deve ser avaliado também pode facilitar o preparo dos artigos para a submissão às revistas, pois se o autor conhece os pontos centrais que serão considerados no trabalho, torna-se mais fácil prever críticas ou sugestões.

Não existe uma “receita pronta” para esta avaliação. Embora muitos periódicos forneçam “checklists” para orientar a tomada de decisão, estas listas, assim como este artigo, devem ser utilizadas apenas como ponto-de-partida ou como suporte para reflexão.

A primeira dica no processo de revisão de um artigo científico é: leia o artigo inteiro primeiro, sem se preocupar em realizar correções ou sugestões. Comece adquirindo uma visão do trabalho como um todo.

Após a leitura completa do artigo, pergunte-se: as conclusões que o autor apresenta são interessantes? As conclusões são válidas?

Porque se a conclusão não interessa ou se a ideia central não é boa, o artigo deve ser recusado, mesmo que esteja bem escrito, bem discutido e com boa apresentação.

Pode parecer um tanto radical, mas a verdade é que um artigo científico precisa trazer novidade.

Nenhuma revista quer publicar mesmice.

E a repetição de trabalhos já consagrados, com as mesmas conclusões já aceitas pela comunidade científica não contribui para a construção do conhecimento ou para o avanço da ciência.

Contribui apenas para inflar os números de produção científica do autor.

Agora, se a conclusão é interessante, se o artigo possui informações inéditas ou se apresenta uma abordagem completamente inovadora para conceitos já consagrados, é hora de observar os detalhes.

As conclusões estão de acordo com os objetivos do trabalho? A metodologia é adequada? As conclusões são fundamentadas nos dados e/ou a discussões apresentados? A introdução permite ao leitor compreender a importância do trabalho, os principais conceitos e o estado da arte daquele tema?

Mas atenção, seu trabalho não é reescrever o artigo para os autores. Faça sugestões. Questione. A avaliação de artigos também é um processo de aprendizagem para os autores, portanto, faça-os refletir sobre os pontos cruciais.

E, por fim, respeite o estilo de redação dos autores. Correções no texto devem ser realizadas para deixar as informações mais claras e precisas ou para evitar interpretações equivocadas, e não apenas porque você escreveria aquele parágrafo de outra forma.