• Como o jornalismo científico funciona

Como o jornalismo científico funciona

O termo Jornalismo Científico, tradução do Scientific Journalism usual na literatura americana e inglesa, tem sido utilizado para definir uma prática específica da imprensa para divulgação de informações especializadas sobre toda a amplitude da Ciência e Tecnologia (C&T).

Os títulos das matérias científicas veiculadas nos jornais de grande circulação, assim como das demais notícias de outras editorias, embora curtos à priori, devem conter a síntese do que é publicado e, paralelamente, despertar a atenção do leitor.

Mas o equilíbrio nem sempre é alcançado. Nas bancas de jornais é necessário que o leitor opte pelo veículo “A”, não pelo do concorrente.

A questão dos títulos sensacionalistas – tão discutida na literatura acerca do Jornalismo Científico e da imprensa de modo geral – parece estar diretamente relacionada com o quesito “destaque”, isto é, com a necessidade dos veículos de comunicação de massa de provocarem impacto em poucas palavras.

Como o jornalismo científico funciona

Fonte: SMBC Comics

By |2018-12-06T01:56:46+00:0029-04-2012|humor|3 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

3 Comments

  1. Raissa Carvalho 29.04.12 at 19:15 - Reply

    Da tentativa de causar impacto a qualquer custo, acaba nos prejudicando num quesito importantíssimo na profissão.. Credibilidade.

  2. Poemas Divinos 30.04.12 at 01:21 - Reply

    kkkkkkkk =D

    Gostei da matéria =P rsrs

  3. Bio Formando 30.04.12 at 20:03 - Reply

    muito bom rolei de rir 
    parabens

Leave A Comment