• Como lidar com as “ratiadas” na pós-graduação?

Como lidar com as “ratiadas” na pós-graduação?

Uma frase popular diz o seguinte: “A vida é uma caixinha de surpresas”. Resta saber se as surpresas são boas ou ruins. E como saber? Ora, vivendo. Vivendo e se transformando a cada dia. Bom, não é sobre a vida que eu gostaria de falar e sim, sobre as ratiadas que damos  neste mundo da pós-graduação. Ratiada, para os leigos, é algo não cumprido, ou falhar com alguém.

As ratiadas estão em todos os lados e cantos. Ás vezes é preciso um pouco menos de distração, que ela aparece. Ou a gente por vontade própria rateia e falha com alguém. Agora, uma ratiada de distração, ah essa a gente não perdoa. E aconteceu comigo essa semana. Imaginem: você está se preparando durante meses para algo e quando chega perto da data simplesmente não pode cumprir o que tanto queriam por uma ratiada sua. É quase inconcebível, diria você caro leitor. Mas eu aposto que não foi a minha primeira e, provavelmente, não será a última. Outras ratiadas virão por ai.

E as ratiadas na pós-graduação são inúmeras. Desde esquecer prazo para o envio de artigo, da inscrição para um congresso, e por aí vai. Claro, nós estamos com a cabeça a mil. Muitos compromissos, inúmeras leituras, escrita, estágio e, não raro, na distração ela aparece.

E como é o propósito do título “Como lidar com as ratiadas na pós-graduação?”, há apenas uma resposta, rir da situação! Claro, depois de muito choro evidente. Brincadeiras a parte, depois de muito choro e gritos é hora de rever com atenção onde você errou. Ter uma agenda e olhar todos os dias seus compromissos, prestar MUITA atenção no edital, seja para seleção ou para um concurso. Qualquer esquecimento ou não envio de documento pode resultar na sua exclusão do processo. Então esse texto vem à tona, nesse pós-carnaval onde os congressos começam e as aulas, as abertura de editais, para lembrá-lo amigo pós-graduando: muita atenção e vamos que vamos.

E aí, nos conte, qual foi a sua maior ratiada nesse universo da pós-graduação?

By |2014-03-12T10:18:28+00:0012-03-2014|debates|0 Comments

About the Author:

Angélica Weise é jornalista e aspirante a mestranda. Inspiram-lhe textos da ciência e comunicação, e claro, sempre um pouco de imaginação. Neste espaço no blog irá compartilhar sua experiência de estudos preparatórios para a seleção do mestrado.

Leave A Comment