O TCC é visto por muitos estudantes como um pesadelo que lhe persegue na fase acadêmica, onde na verdade não deveria ser. Tendo um pouco mais de dedicação e escolhendo um bom tema e, principalmente, sobre o assunto que gosta, deve ser visto como o grande momento de defender umas das maiores felicidades que você mesmo buscou adquirir.

Escolhendo o Tema

A escolha do tema não é uma tarefa tão fácil assim, mas para não gerar complicações o que deve ser feito é escolher um tema da área que você goste muito, que sinta afinidade, por exemplo, pela área que futuramente você deseja se especializar, vamos supor, se você que ser especialista em segurança da informação procure algum assunto dentro do mesmo. Pois lembre-se que vai ser meses e meses pesquisando e falando sobre assunto, agora imagine só se você não gosta tanto assim do assunto está tarefa será um tanto chata, não é mesmo?

Outro ponto que deve ser levado em consideração é acertar na escolha do assunto do TCC, o certo é apostar em temas diferentes que pouca ou nenhuma pessoa tenha falado antes. Escolha temas sobre algo que está sendo bem comentado pela rede. Por exemplo, que tal fazer pesquisa sobre segurança no Android, por ser a grande preocupação dos usuários de smartphones e tablet atualmente? Vai ser um assunto que irá contribuir bastante e que todo mundo iria se interessar.

Escolhendo o Orientador

Escolha um orientador de preferência que entenda do assunto que você deseja abordar para que ele possa lhe auxiliar mais na fase de elaboração do TCC e se coincidir do orientador ser uma pessoa pela qual já tenha certa amizade as coisas irão se tornar bem mais fácies para você. Lembre-se que é ele que vai te defender no dia da defesa e vai estar sempre que possível contigo durante todas as fases da elaboração do TCC. Está com alguém que você goste e também goste de você é sempre prazeroso e situações difíceis passam a ser menos perceptíveis e cansativas.

Escolha do Parceiro

Se no caso o TCC não for individual e queria que alguém seja seu parceiro(a) nessa missão, tenha cuidado para não ter muitos estresses durante essa caminhada. Na verdade é inevitável que em algum momento você não irá se estressar com seu parceiro por algum motivo, muitas das vezes pelo próprio cansaço, as noites em claro te deixem um pouco mais sensível e com os nervos a flor da pele. Para não ter tantos problemas, escolha alguém que tenha mais próximo possível a mesma vontade, esforço, interesse e disposto a se dedicar realmente pra valer assim como você, pois caso contrario em vez de ajudar vai é atrapalhar.

Elaborando o TCC

– Comece a pesquisar sobre tudo do assunto que deseja trabalhar no mínimo um ano de antecedência mesmo que ainda você não tenha um tema final fechado e guarde todos os materiais e depois é só começar a leitura para não deixar para cima da hora.

– Pesquise por outros TCC, artigos, livros, revistas, anais, jornais, sites confiáveis, participe de palestras, congressos, workshops, simpósios. Fique por dentro das novidades, não se limite só em qualquer tipo de sites de pesquisas no Google porque empobrece o conteúdo do TCC e sim faça a diferença e deixe o conteúdo dele muito mais enriquecido. Saiba que a quantidade e a qualidade da referencia bibliográfica assim como o seu conteúdo irá refletir para banca examinadora se você estudou e pesquisou realmente sobre o assunto.

– Jamais de modo algum faça o CTRL C e CTRL V sem citar o nome do autor. Isso é considerado um crime grave para um TCC. Se coloque no lugar do autor do conteúdo que você simplesmente copiou e colou. Você iria gostar de saber que alguém fez isso e não citou seu nome?

– Abuse nas orientações, deixe seu orientador sempre a par do andamento do seu trabalho. Lembre-se quem deve procurar o orientador é você e não ele.

– Citações é sempre bem vindo. Nunca afirme nada sem embasamento teórico.

– Siga sempre as normas da ABNT, geralmente as faculdades e universidades dispõem para os alunos um manual de trabalhos acadêmicos dentre pelo qual está incluído o modelo de como elaborar o TCC seguindo as tais normas.

– Use mais o vocabulário técnico, palavras normalmente usadas em livros, artigos científicos entre outras fontes. Não repita muitas vezes a mesma palavra, pois fica feio e sem vida o contexto do assunto e dar a impressão de que você está fraco em vocabulário com isso não despertando a atenção de quem vai ler seu trabalho, use sinônimos nesse caso.

– Evite ambiguidade ao escrever e cuidado ao escrever certas palavras que você acha que significa uma coisa mas na verdade é completamente outra. Qualquer dúvida recorra ao dicionário.

– Esqueças as redes sociais durante esse tempo, mesmo sabendo que é difícil ainda mais se você for do tipo que está todo dia conferindo as novidades. Faça um esforço porque com certeza valerá a pena e a emoção será indiscutível no momento quando for receber sua nota do TCC.

– Ficar noites em claro será preciso se queres ter excelente trabalho de conclusão de curso.

– Ao terminar de escrever o TCC leia, releia, releia, releia e peça para outras pessoas lerem também. As vezes por você está vendo todos os dias e mais o cansaço acompanhado, os erros que por ventura tiverem podem passar despercebidos por você.

Defesa

Não carregue com muito conteúdo o slide da apresentação para não ficar cansativo para você e para quem está assistindo a sua apresentação.

No dia da defesa mostre segurança acima de tudo e confiança. Se realmente você escolheu defender um tema que gosta, a sua sensação de está lá na frente defendendo vai ser prazerosa e não querendo se livrar mais rápido possível.

Concluindo

Seguindo essas orientações, com certeza sua meta será alcançada e seu TCC terá um destaque diferente dos demais.

_________________________________________________________________________

Texto escrito por Nágila Magalhães Cardoso, formada em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade de Castanhal (FCAT) no ano de 2011. Atualmente é estudante do curso de especialização em Segurança Computacional pelo Instituto de Ensinos Superiores da Amazônia (IESAM)