Como escolher um tema de pesquisa

Escolher um tema de pesquisa não é uma tarefa fácil. Seja para um trabalho de conclusão de curso, para uma dissertação ou apenas para aquele experimento que vale nota na disciplina, de repente, parece que tudo o que era realmente importante em qualquer campo do conhecimento já foi estudado ou descrito.

De modo geral, o cientista inicia o processo de pesquisa pela escolha de um tema, que por si só não constitui um problema de pesquisa (Vianna, 2001).

O tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Sua escolha deve levar em conta possibilidades, aptidões e tendências de quem irá elaborar a pesquisa (em conjunto com seu orientador).

Ao formular perguntas sobre o tema, provoca-se sua problematização (Santos, 2015).

Note que existe diferença entre tema e problema de pesquisa. Do tema de pesquisa procede o problema a ser investigado.

Desta forma, um tema pode resultar em vários problemas de pesquisa (Lakatos e Marconi, 2010).

O tema de pesquisa tem, portanto, caráter mais geral e mais abrangente que o problema de pesquisa.

Infelizmente, não existe uma regra ou uma receita pronta para se definir um tema de pesquisa.

É um trabalho árduo, que irá demandar bastante tempo, e muito fosfato também.

Mas existem alguns pontos que podem lhe ajudar a cortar caminhos, otimizar o seu tempo e evitar problemas que podem ocorrer durante a escolha do tema de pesquisa.

A seguir, você encontrará sete dicas para delimitar um tema de pesquisa.

1. Escolha uma área de pesquisa que você goste e se identifique

Uma pesquisa científica exige dedicação, horas de trabalho e ainda mais horas de reflexão. E sua empolgação com a pesquisa pode variar muito ao longo desse processo.

E quando temos afinidade com um campo do conhecimento, quando realmente estamos curiosos para encontrar a resposta, a motivação é maior.

Além disso, escolher uma área que você sente prazer em estudar vai te dar ânimo extra para quando for necessário, por exemplo, fazer aquela coleta de dados às 4h de uma madrugada de sábado, ou passar aquela noite de sexta-feira trabalhando.

2. Leia muito e questione mais ainda

Um excelente ponto de partida para delimitar um tema de pesquisa é a bibliografia básica (Andrade, 2014).

Comece pelos livros clássicos, que são referência na área, para compreender os conceitos básicos.

A partir de uma base de conhecimento sólida, adote a postura de uma criança que está aprendendo algo novo e pensando em todas as possibilidades, sob ângulos diferentes.

Procure pensar em novas formas de aplicação para determinado conceito, ou como uma informação poderia ser utilizada para resolver um problema ainda sem solução.

3. Procure conhecer as fronteiras do conhecimento nessa área

Os congressos científicos específicos de cada área são uma ótima oportunidade para conhecer os rumos da pesquisa em determinado campo do conhecimento e conhecer novas abordagens.

Procure descobrir os principais periódicos científicos da área que você possui maior afinidade, e observe os temas dos artigos publicados.

Em muitos artigos, o último parágrafo do autor é uma sugestão sobre como a pesquisa naquele tema poderia ser levada adiante.

Essa revisão de literatura também irá auxiliar a não pesquisar algo que já se possui um consenso, contribuindo para a originalidade do seu trabalho.

4. Tenha em mente as linhas de pesquisa do programa e do seu orientador

Além da orientação propriamente dita, você provavelmente irá precisar de recursos para realizar sua pesquisa.

O apoio, o respaldo e as contribuições, tanto técnicas quanto científicas, provavelmente serão maiores em pesquisas alinhadas ao pensamento do seu orientador e do seu programa de pós-graduação.

Tenha certeza que isso faz muita diferença.

5. Cuidado com sua ambição: seja prático e objetivo

Temas de pesquisa muito abrangentes podem demorar décadas para se obter uma resposta satisfatória.

Certifique-se que a sua pesquisa possa ser concluída dentro do prazo para a conclusão do curso. Verifique também os recursos necessários para a realização da pesquisa e a facilidade para obtê-los.

Em tempos de cortes nos orçamentos, é preciso ter cautela na escolha do tema de pesquisa.

Por isso, limite seu tema de pesquisa de maneira que seja possível encontrar a resposta dentro do prazo e das condições de infraestrutura disponíveis (Barros e Lehfeld, 2007).

6. Reflita sobre a relevância do seu tema de pesquisa

Este é o ponto em que muitos temas de pesquisa são descartados.

Afinal, para solicitar uma financiamento, defender a pesquisa perante a banca ou para publicar os resultados da pesquisa em uma revista é preciso que a pesquisa tenha mérito científico.

Reflita sobre as aplicações e, principalmente, sobre como essa pesquisa contribuiria pra o avanço do conhecimento em determinado campo.

Lembre-se que você não precisa “inventar a roda”. A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas também pensar o que ninguém pensou sobre aquilo que todo mundo vê.

7. Converse sobre o tema com outras pessoas

Demorei muito a aprender essa dica.

As melhores contribuições para as minhas pesquisas foram oferecidas por profissionais de áreas completamente diferentes da minha.

Pessoas de outras áreas, com experiências e pontos de vista diferentes, são fundamentais no momento de pensar um tema de pesquisa sob outro ângulo.

Ouça outras opiniões antes de começar o seu projeto de pesquisa.

Você se surpreenderá com as contribuições que surgirão.

By |2018-12-06T01:56:57+00:0020-05-2010|guia, redação científica|72 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

72 Comments

  1. Andre Donadia 26.07.10 at 09:12 - Reply

    Olha essas dicas foram muito bacanas.
    Queria dar os parabéns pelo blog. Afinal há vida inteligente na net brasileira.Continue assim!

  2. Adriane Schroeder 26.07.10 at 15:59 - Reply

    Muito bom, parabéns pela iniciativa.
    Com certeza já está entre meus favoritos. Pretendo fazer uma tese (rá!), sobre o ambiente escolar, em especial as tensões (adivinha se sou das humanas?) entre professores-estudantes-direção, algo com base nas minhas experiências e também em entrevistas dirigidas.
    Aceito sugestões e contribuições, que certamente serão referenciadas.
    [email protected]

  3. shakira 27.02.11 at 17:28 - Reply

    ola ola, li e gostei muito do que ensinam ai, eu to agora a fazer meu ultimo ano d marketing e publicidade e pensei em puxar mais pelo lado social, tocando mais nas sensibilidades emocionais de todos, pensei em algo mais para o religioso, gosto muito de discutir sobre religiao e pensei em falar da lapidacao da mulher adultera, mas n sei como abordar… . e n dispenso nenhuma sujestao…. .

  4. Ana 24.05.12 at 22:33 - Reply

    IMPORTANTE: cuidado com QUEM você comenta sobre seus temas de pesquisa, ou seja, plágio!!

  5. Ligia zacarias 19.06.12 at 11:56 - Reply

    parabénss essas dicas vão fazer a diferênça para mim!!!!!!!!!!!!!!! 

  6. Anabela Serafim 04.08.12 at 19:13 - Reply

    Gostei das informações. mas continuo com dúvidas acerca do tema, gostava muito de fazer algo relacionado com expressão plástica, por exemplo, educar pela arte – da cópia à criatividade ou qual a influência da criatividade no sucesso nas outras aprendizagens. Mas não sei como começar, será que me podem ajudar.

  7. Soniacassia3 10.08.12 at 16:34 - Reply

    Foi de grande valia tudo o que li, estou a procura de uma tema para meu projeto de pesquisa, gostaria de abordar sobre os efeitos da obesidade (psicológico) mas não sei por onde começar, sou acadêmica de nutrição.
    por favor me envie sugestões.

  8. jeovane batista 22.03.13 at 15:00 - Reply

    gostei muito.
    Quem puder compartilhe comigo como deveria ser meu tema da dissertação do meu mestrado em educação. Pretendo escrever sobre o despreparo dos professores da minha escola para com a LIBRAS. Os alunos surdos estão dentro dos muros da escola mais não fazem parte de uma escola bílingue.

  9. veronica nunes 29.04.13 at 19:32 - Reply

    Obrigada pelas dicas, alugumas eu já estava colocando em prática.

  10. Antonio george 18.10.13 at 16:29 - Reply

    Gostei de suas dicas. Você pode me ajudar com sugestão: tema de projeto de pesquisa. Estou fazendo na área, ORIENTAÇÃO SUPERVISÃO E INSPEÇÃO..

  11. Taty 12.11.13 at 07:00 - Reply

    Na boa, AMO seu blog!!!

  12. teodato 13.11.13 at 15:21 - Reply

    adorei as dica. pessoal estou aflito, terminei o cursso de licenciatura em estatistica e gestao de informação e nao tenho em mente um tema para a minha monografia, alguem me ajuda

  13. Anonimo 29.01.14 at 15:56 - Reply

    Olá colega de profissão!! Big data é um assunto em alta! Entre no grupo Estatística Brasil no facebook… Tenho certeza que a galera irá dar boas sugestões

  14. julio dias 19.02.14 at 14:40 - Reply

    show de bola. já sei como começar.
    grato
    julio dias
    pato branco

  15. mMariaPereira 21.02.14 at 21:45 - Reply

    Pesquisar no info escola

  16. mMariaPereira 21.02.14 at 21:49 - Reply

    Os grandes Mestres de todos os tempos.

  17. Solange 09.04.14 at 22:58 - Reply

    Sou psicóloga, fazendo pós em Terapia de Família. Ainda estou pensando no projeto com muitas dúvidas.

  18. Elisia 13.05.14 at 10:32 - Reply

    Esse é o meu percalço.

  19. Suely 01.06.14 at 19:31 - Reply

    Olá. Gostei muito do seu blog. Parabéns pela iniciativa. Gostaria de sugerir que escrevessem sobre as universidades mais conceituadas para se fazer mestrado.Afinal, é um investimento que vale a pena pensar bem para depois não ficar sem trabalho.Acredito que escolher bem a faculdade faz diferença também, além é claro do bom desempenho do aluno.
    Grata.

  20. Florencio 05.06.14 at 07:56 - Reply

    Adorei o aprendizado que aqui tive….muito obrigado

  21. Erika Santos 09.07.14 at 10:32 - Reply

    pergunta numero um: esse assunto podera trazer beneficios (tanto intelectuais como praticos) para a comunidade, bem como a cientifica? segunda importante: posso desenvolver inumeros papers a respeito?

    • daniambiental 28.02.16 at 17:47 - Reply

      olho da banca e dos coordenadores até brilha com esta segunda, infelizmente,

  22. Ademir Gabardo 09.07.14 at 10:09 - Reply

    É bastante simples, seu orientador gosta do tema? Pegue esse, Não? Escolha outro…

  23. Isabel 09.07.14 at 23:56 - Reply

    Gostei muito do blog. Parabéns. Estou a Escolher tema para Doutorado.

  24. vaina 23.09.14 at 10:18 - Reply

    Adorei as dicas, são bastante inriquecedora, procuro algo na area
    trabalhista, pode me ajudar em algum tema .

  25. veronica Matola 03.11.14 at 04:07 - Reply

    Gostei as dicas, achei interessantes.

    estou a terminar o mestrado em gestão de empreas, gostaria de escrever algo sobre mercados, agro processamento, peco ajuda sobre o tema.

  26. ana judite gomes barros 15.11.14 at 14:11 - Reply

    Oi Parabéns obrigado pelas dicas me foram úteis.

  27. Zoraide 23.11.14 at 18:38 - Reply

    Muito legal essas dicas. Tenho dúvidas quanto ao projeto mas interessante que esse comecinho me fez ver que uma simples conversa com outros pares auxiliam muito no projeto, muda nosso ponto de vista e nos mostra que um determinado problema a ser questionado vem de uma problemática que eu não imaginava.

  28. jucirlene 30.11.14 at 10:11 - Reply

    Estava muito confusa com o que fazer.Depois de lê esse conteúdo, estou mas tranquila parabéns. Valeu!

  29. Franciane Schneider 17.01.15 at 16:15 - Reply

    grata pelas dicas, me deram um norte. Sou historiadora e faço pós em Docência no Ensino Superior.

  30. Armando 20.01.15 at 19:01 - Reply

    Ola pessoal, estou a fazer um curso de mestrado em contabilidade e auditoria, já vou a recta final dos módulos mas ate aqui estou completamente sem ideia do tema para a minha dissertação. O que posso adiantar e que sentiria me confortável em abordar sobre impostos…. Todas as sugestões são bem vindas.

    • elis 29.08.15 at 13:30 - Reply

      ola Armando, você conseguiu fazer seu trabalho? e que estou terminando minha pos e queria fazer algo sobre impostos tambem, mas não sei exatamente o que fazer, pode me dar uma dica?

  31. Julita C. 03.02.15 at 17:21 - Reply

    Olá, as orientações de vocês foram muito importantes!! Vou fazer meu mestrado em educação mas ainda não decidi. Mas as dicas me deram uma luz. Trabalho com jovens e adultos e gosto muito. Acho que vou seguir por aí. Se tiverem sugestões, manda pra mim, por favor. Grata.

  32. Jardeson Farias 06.03.15 at 11:48 - Reply

    Muito Bom , isso esclareceu bastante a minhas ideias…

  33. Nivalda ralph 31.03.15 at 17:52 - Reply

    As dicas sao realmente importante, pois sao caminhos que nos leva a fazer uma pesquisa bem feita..

  34. Francisco Ribeiro 01.05.15 at 14:36 - Reply

    Texto curto, mas que levanta aqueles aspectos de que deveremos tomar em conta na escolha do tema, no meu caso gostei da dica sobre a necessidade de falar com os profissionais e demais pessoas sobre o tema, afinal não pretendo inventar a roda. Valeu.

  35. etelvino 02.06.15 at 13:45 - Reply

    Ola malta gostei das dicas xtou a terminar o curso de contabilidade e auditori mas aonda nao tenho ideia do tema me ajudem

  36. Tatiana 08.07.15 at 21:33 - Reply

    As dicas são de grande valia! Muito importante desde a seleção do tema e o envolvimento que você tem com ele!
    Lattes do orientador, pesquisas envolvidas,linha de pesquisa do Mestrado, tudo isso contempla!
    Obrigada!

  37. Guilherme 17.07.15 at 21:13 - Reply

    Esse post abriu muito a minha mente não somente para temas, mas também a respeito da estrutura de montagem de um artigo.Parabéns ao autor dessas dicas, está show de bola…! Estou no último ano do curso de logística, e tenho de fazer um artigo cientifico de no minimo 10 páginas. Poderiam me enviar sugestões de temas?

  38. Paulo Elias Cursino 24.08.15 at 10:17 - Reply

    O que fazer quando o tema que você se identifica parecer fora da proposta da área do mestrado? mesmo que esse seja na área de Educação e Ciência, por exemplo.?

  39. Luzia Souza 15.09.15 at 16:11 - Reply

    Olá, achei legal demais e gostaria de te pedir uma ajuda, pois quero fazer mestrado em educação ambiental na Universidade Tecnológica do Paraná e não sei como devo fazer o pré-projeto. Não sei como elaborá-lo, uma vez que já tenho que apresentar as ideias daquilo que pretendo desenvolver durante o curso. Isso é realmente muito difícil. Por um acaso você sabe me dar algumas dicas? O trabalho deve ser voltado para o uso da tecnologia em educação ambiental. Já pensei em enfatizar sobre a consciência sobre o consumismo e o reaproveitamento de todo tipo de material reciclável, mas não sei como fazer um trabalho sobre isso em um pré-projeto de mestrado.
    Aguardo e agradeço pelas dicas.

    • Priscila 30.09.15 at 13:09 - Reply

      Luzia, boa tarde!
      Penso que você poderia abordar a educação ambiental sob uma outra perspectiva, que não a habitual ligação à natureza. Você pode pensá-la para a formação no âmbito das relações sociais, da cidadania. Apenas uma dica, porque vejo uma inovação nessa perspectiva.

    • Priscila 30.09.15 at 13:11 - Reply

      Fundamente suas ideias buscando artigos sobre a educação ambiental na perspectiva CTSA

  40. Jane Rêgo 14.10.15 at 18:20 - Reply

    Realmente são ótimas dicas.
    Estou fazendo Pós Graduação em Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, ainda não sei qual TEMA para a monografia.
    Aceito sugestões.

  41. RENILDA SOARES DA SILVA 20.11.15 at 09:18 - Reply

    Ótimas dicas!

    Preciso de uma ajuda na delimitação do meu objeto de pesquisa. Estou delimitando o projeto estudarei o uso das TIC’s nas práticas de ensino dos docentes no curso de medicina Universidad de Aquino da Bolivia, porém o numero de docentes é muito grande. Preciso de uma sugestão na delimitação do objeto de estudo.

    Agradeço desde já!

    Renilda

  42. Osvaldo Rocha 14.12.15 at 17:45 - Reply

    Ola pessoal vocês poderia me ajudar a escolher um tema para fazer a dissertação do meu mestrado em gestão

  43. Marchante Assura 02.01.16 at 12:54 - Reply

    Excelente.

  44. Maria das Dores Carneiro Faria 12.01.16 at 12:36 - Reply

    O meu é especial: sexualidade das pessoas com deficiência física e mental: prazeres versus desprazeres, quais são?
    ou outro título mas sempre abordando a sexualidade das pcd físicas e mentalnos contextos da família e escolar, como é trabalhada?

  45. bruno rebelo 21.04.16 at 22:29 - Reply

    Olá,
    Estou adorando o site!!!
    Tenho uma pergunta. É obrigatório para escrever um artigo científico ou uma monografia, um orientador?

    • Pós-Graduando 22.04.16 at 11:01 - Reply

      Para escrever artigos científicos não existe obrigatoriedade de um orientador.
      Já para monografias (trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses) essa obrigatoriedade geralmente é estabelecida no regulamento dos cursos.

  46. William 12.11.16 at 17:03 - Reply

    quais os temas mais abordados nos dias de hoje na especialização do Ensino da Matemática, gostaria de uma sugestão de tema.

  47. Graça Luanda 27.11.16 at 16:14 - Reply

    ola gostei da dica sou Graça Luanda,nacionalidade angolana frequento o curso de mestrado na especialização do domínio cognitivo motor, no instituto politécnico do Beja portugal, tenho um tema já criado com titulo sistema de actividades docentes para aprendizagem motora nos alunos da 4 classe da escola do ensino especial do Dundo Lunda Norte. o que acham posso optar neste tema atendendo área de formação ou nao

  48. Luana 11.01.17 at 02:46 - Reply

    Um dos melhores artigo que encontrei na internet, já estava desesperada querendo aprender a escolher o tema do meu tcc.

  49. Caroline 18.01.17 at 12:53 - Reply

    Texto de fácil compreensão e enorme qualidade. Informações valiosíssimas e de fundamental importância para quem está começando no ramo da pesquisa e precisava elucidar algumas dúvidas a respeito de artigos, projetos, etc., feito eu, e estava perdida no meio da “salada de informações” que a internet disponibiliza.
    Verdadeiramente, Muito obrigada e parabéns!

  50. Adriano 02.02.17 at 20:45 - Reply

    Boas dicas!

  51. Adrielle 26.03.17 at 17:52 - Reply

    Queria um tema para para artigos, baseado na geografia física. Alguém para me ajudar?

  52. maria da saúde carlos de oliveira ramos 29.03.17 at 16:40 - Reply

    oi eu estou querendo o tema na área de humanas terminei ciências sociais .preciso do tema porque estou querendo fazer o projeto de mestrado mas o tema não vem agradeço ajuda de quem quiser me ajudar obg!

  53. fausfo 09.04.17 at 15:43 - Reply

    Peço ajuda pessoal para apresentação de um tema de investigação e estabelecer os objetivos da investigação do tema por mim escolhido e apresentado!

  54. André Luiz 09.04.17 at 20:00 - Reply

    Parabéns pela matéria. Muito benéfica no auxilio a identificar um tema a qual o graduando ou pós-graduando deve seguir.
    As dicas nos concedem uma visão diferente da que já possuímos.
    Obrigado pelo post.

  55. silvana da silva cardoso 11.05.17 at 08:52 - Reply

    preciso de um tema para mim fazer a minha pós a educação no campo me ajuda.

  56. Márcio Mendes 30.05.17 at 18:39 - Reply

    De forma resumida, entendi a importância de analisar com antecedência, todos os aspectos que envolvem a escolha de um tema de pesquisa. Gostei das dicas!

  57. DEUSANIRA ALMEIDA 31.05.17 at 23:07 - Reply

    Boa Noite, adorei suas dicas e parabéns pela pagina faço o curso pós graduação lato sesu Planejamento Educacional e Docência do ensino Superior faço a distancia preciso de um Tema, vc pode me ajudar? POIS NUNCA FIZ, NO MEU CURSO PEDEM UM ARTIGO CIENTÍFICO, NA MINHA GRADUAÇÃO FIZ PROJETO QUE DIFERENTE DE ARTIGO

  58. Vanderlei Lopes de Meneses 29.10.17 at 17:50 - Reply

    Muitos boas as dicas!

  59. Ana Lúcia Puodzius 11.01.18 at 16:29 - Reply

    Dicas infalíveis para escolher um tema de pesquisa. O tema ideal é sempre aquele que demanda “muita” dedicação, sendo assim, que seja de forma prazerosa, que estimule as nossas investigações, leituras, etc., enfim, que tenha relevância, objetivando trazer uma efetiva contribuição científica!

  60. Leonardo Penoanjo 02.02.18 at 16:09 - Reply

    Muito obrigado! Os verdadeiros metres não guardam conhecimentos na mala, partilham. Consegui ter bases para tentar escolher o meu tema.

  61. Jackson Marques 21.02.18 at 10:58 - Reply

    Obrigado, tirou todas minhas dúvidas, agora já posso escolher um tema que me identifico e aprofundar mais meu conhecimento através do tema que escolhi.

  62. Telma Claudio Ncomo 21.05.18 at 07:57 - Reply

    Obrigada pelas dicas ajudaram bastante. Estava em duvida na escolha do Tema mas as varias ideias aqui postadas foram de grande valia.

  63. vALMIRETE Matos de Almeida 22.05.18 at 19:58 - Reply

    0Lá BOA NOITE, preciso fazer um Ártigo eu escolhi gestâo em Educação INFANTIL e estou com bastante dificuldade .
    om

  64. Fábio Portela 15.06.18 at 15:42 - Reply

    Excelentes dicas para escolher o tema de pesquisa!! Esse é um problema fundamental para qualquer pós-graduando.

    Meus parabéns!

  65. Amelia 10.09.18 at 11:35 - Reply

    ola meu nome e Amelia e peco ajuda pra elaborar o meu relatório de fim de curso em gestão de transpores peco que me ajude a escolher um tema relacionado

  66. rose 22.10.18 at 22:24 - Reply

    Sempre e bom ter uma ideia uma ajuda por onde começar

Leave A Comment