Se alguém resolvesse buscar pelo seu nome no Google agora, o que encontraria? Não, não estou falando do seu perfil no Facebook. Como as pessoas teriam acesso ao seu perfil profissional e científico? Sim, claro, encontrariam seu currículo no Lattes e no Linkedin. E o que mais? Você já pensou em utilizar a internet como um veículo para expor conteúdos de cunho científico? Para o sim ou para o não, tentarei clarear um pouco as ideias e incentivá-lo(a) a embarcar agora mesmo nessa empreitada.
Por que publicar online?
A internet como meio para transmitir seu conhecimento é mais uma forma de você ser conhecido no meio acadêmico/científico, só que com a vantagem de poder se apresentar de uma forma menos engessada que nas publicações convencionais. Já existem diversas plataformas específicas ou adaptadas para isso e utilizá-las pode funcionar como um currículo online.
Além disso, o fato de escrever na internet por si só é um grande treinamento profissional, pelo exercício da escrita em si e por criar uma disciplina de pesquisa de material, seleção de conteúdo, elaboração e revisão de textos. Quem pensa em utilizar essa ferramenta deve lembrar da responsabilidade pelo material publicado e você se acostumará e rever tudo várias vezes e a comparar opiniões até formar a sua própria.
Outro ponto, é que você se verá obrigado a pesquisar em outras áreas que não a sua de conforto, seja na preparação do texto em si, seja no contato com os leitores. E escreve bem, quem lê e pensa. Quanto mais, melhor. Será um exercício muito interessante se aprofundar em mares desconhecidos.
O que publicar?
Publique o que quiser, discussões sobre temas relevantes, disponibilize sua publicação científica formal, prepare conteúdos exclusivamente para serem apresentados na plataforma escolhida, enfim, isso é com você. Mas tenha em mente que cada plataforma é mais indicada para um tipo de conteúdo e que esse conteúdo será exibido permanentemente. Então, certifique-se da veracidade do que apresentar e revise exaustivamente qualquer material antes de publicá-lo.
Onde publicar?
Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas por quem tem o interesse em começar a escrever na internet e a escolha da(s) plataforma(s) vai depender do material que se deseja expor, da linguagem a ser utilizada e do público que se pretende atingir.
Os blogs compõem a plataforma com a maior gama de possibilidades de conteúdo. Redes sociais, como o Facebook e o Twitter permitem uma resposta mais rápida dos leitores. O Mendeley é um espaço excelente para manter contato com outros perquisadores, participar de grupos de discussão e trocar material. Existem, ainda, as plataformas para gerenciamento e disponibilização dos seus textos, no caso do SlideShare, e de publicações convencionais, como o Google Scholar e o ResearchGate. Outra ferramenta interessante são os podcasts e videocasts, que exigem um tempo maior, da elaboração da pauta à edição.
Periodicidade
Mesmo que você possa publicar “quando bem entender”, o impacto do seu conteúdo dependerá da regularidade das suas postagens. Publicar em um intervalo fixo facilita a vida dos seus seguidores e os torna mais assíduos. Portanto, reserve um tempo para preparar com tranquilidade o material. Imprevistos acontecem, mas não podem virar rotina. Ficar muito tempo sem incluir algo desanima os leitores.
Fique atento aos feedbacks
Cometários nas postagens são um excelente termômetro para verificar se o material está agradando e para mensurar quais assuntos são de maior interesse. Mas não se prenda somente a isso e não se abale com as críticas muito severas. Leve em conta a opinião da maioria e utilize as críticas construtivas para se aperfeiçoar.
As respostas do público são, também, uma oportunidade para fazer contatos e atualizar-se. Na maioria das vezes (quase sempre) os leitores complementam seu conteúdo com aspectos que você não tinha dado a devida atenção.
Antes de finalizar, gostaria de indicar para leitura o artigo Why grad schools should require students to blog, publicado pela Maria Konnikova, na Scientific American.
Bem, esse foi um apanhado geral e bastante superficial. Nas próximas semanas publicarei de forma mais detalhada sobre cada uma das plataforma. Até a próxima semana, quando tratarei dos blogs.
Muito legal seu texto, Giovani! Não sabia que o Mendeley também tinha essa parte de discussões, mas o ResearchGate já me ajudou com muitas dicas que não aparecem nos protocolos descritos em artigos. O trecho sobre “Por que publicar online?” está particularmente ótimo!
Muito obrigado, Elisa. Nas próximas semanas vou explicando cada plataforma dessas e vamos ver se surgem mais algumas queeu não conhecia (tomara!!).
Giovani, muito bem escrito! Pô, o seu texto da excelente! Parabéns! Eu concordo com você de utilizar a internet como veículo alternativo de publicação! Estou ansioso pelos próximos textos! Abraço!
Valeu, Daniel. Vamos ver se consigo espalhar essa ideia por aí. rsrs. Abraço!!
Parabéns Giovani. Texto muito bem escrito e construído. Também acho muito bom isso de utilizar a “ferramenta” internet, para publicar teorias, pesquisas, etc. Bem legal a postagem, seguirei as próximas 😀 Grande abraço o/
Grande Marco, muito obrigado! Pois é, ainda tem muita gente que não utiliza a internet para esse fim, talvez por desconhecimento mesmo. Mas, como diriam no final dos anos 90, “hoje em dia você precisa ter um perfil/site/blog na rede mundial de computadores” rsrs. Grande abraço.
Muito bom texto, Giovani!
Também há muito a ser estudado sobre a ciência *da* Internet, em diversas áreas do conhecimento. Quem sabe não ouso escrever sobre isso numa hora dessas :).
Grande abraço!
Olá Everton, muito obrigado! Com certeza ainda falta muito nessa área mesmo. Acho que você deveria escrever sobre isso sim. Aproveito pra falar que vi seu blog e achei muito interessante. Bastante diversificado, informativo e muito bem organizado. A navegação é bem fácil. Parabéns e escreva o texto sim. Abraço!!
Gostei muito do texto Giovani! Super preparado e bem escrito! deu uma incentivada para pensar “fora da caixa” ao pensar em divulgar os resultados das pesquisas…Abraços e aguardo os próximos!!!grata também pera sugestão de leitura!
Muito obrigado Raiana! Fico feliz em saber que o texto serviu como um incentivo para pensar em usar essas ferramentas. Espero que nos próximos textos as coisas fiquem mais claras e o pessoal comece a usar a internet um pouco mais nesse sentido. Abraço!
Parabéns, Giovani! Texto muito bem escrito. Penso muito em usar essas ferramentas, e recentemente tenho tentado começar um canal sobre ciência no Youtube. Até que tá dando certo.
Abraços!