• Chegou a hora do congresso... E agora?

Chegou a hora do congresso… E agora?

Caros pós-graduandos! Cheguei agora a pouco de um congresso e depois de muita prai… PALESTRAS! Inspirei-me em escrever para vocês sobre: como agir corretamente em um congresso. Tudo isso para ninguém fazer feio na hora H! Afinal de contas esse é o momento de aproveitarmos as coisas boas da pós-graduação!

ESTUDE
Antes de ir ao congresso, leia o seu resumo submetido, várias e várias vezes até decorá-lo e cansar a sua vista…

PERAI!
Vocês não acharam que eu realmente ia dar ESTES TIPOS de dicas, não é mesmo? Uuuuufa! Ainda bem, porque na realidade eu vou dar dicas do que NÃO FAZER em um congresso! Ou melhor, o que NÃO deveria ser feito…

NÃO ESQUEÇA SEU PROJETO
Esse é um dos poucos momentos em que você pode discutir seu projeto (segurando uma taça de champanhe) com pesquisadores de outras instituições e escutar críticas construtivas sobre o seu experimento, quem sabe a saída daquele dilema não brota de alguma dessas conversas? Ou quem sabe você não tem uma nova ideia? Uma ideia genial!

NÃO ASSISTA A TODAS ÀS PALESTRAS
Veja bem, você pegou um avião e está em outro estado (ou país), você realmente vai assistir à palestra daquele assunto que odeia? CLARO QUE NÃO! Aproveite este momento e saia do congresso! Aproveite para viajar! Poxa, descanse um pouco e não se atenha tanto ao compromisso com o congresso. Lembre você ainda tem uma chance de ter vida…

NÃO PASSE DOS LIMITES
Eu sei que é difícil… Mas nós temos aquele open bar/open food/all incluse dos resorts que geralmente acontecem os congressos, todos somos pós-graduandos mortos de fome (vide, o mestrando que roubou comida congelada, você viram isso?), e de repente nos vemos no coquetel de abertura. Bebemos muito! Comemos muito! E eventualmente podemos terminar passando a linha vermelha. Neste caso, se for inevitável, tente ir para o quarto, peça ajuda ao seu amigo de pós… Mas em hipótese nenhuma! EM HIPÓTESE NENHUMA vomite naquele palestrante de Genebra ou no seu orientador! Isso pode pegar mal.

NÃO SE REPRIMA
Lembre-se dos Menudos e siga o lema: “Não se reprima; Não se reprima!” Saia do casulo e faça network! Aproveite essa oportunidade! Crie uma rede de contatos, quem sabe a chance do seu sanduíche não está no congresso. Já pensou nisso?

Bom, mas é claro que se conselho fosse bom…

By |2015-11-01T09:43:28+00:0003-09-2013|humor|2 Comments

About the Author:

Graduado em Medicina Veterinária pela UENP (2010) e mestre em Ciência Animal pela FMVZ-USP (2013). Lançou seu primeiro romance infanto-juvenil em 2011, intitulado "Flashback em: A Flor de Sakura". E atualmente está ingressando no doutorado em Reprodução Animal pela FMVZ-USP.

2 Comments

  1. Daniel, concordo com a parte do “Não assista todas as palestras”. Acho que devemos aproveitar as raras oportunidades de conhecermos outros lugares, outras pessoas e nos iludirmos com a sensação de lazer e vida social rsrsrs. Hilária a parte do passar dos limites com o palestrante de Genebra ou orientador, realmente é muito fail kkkkkkkkkkkkkk

  2. Hehehe, “Não passe dos limites”! Nem me fale, Daniel!! Não foi com bebida nem comida, mas escolhi justamente um congresso internacional para virar no chão a bombona de 20L de água em pleno corredor principal =P pelo menos eu devo ter ficado conhecida por vários pesquisadores “bam-bam-bans” do mundo hehehehe

Leave A Comment