• Ansiedade: o relato de uma aspirante à mestranda

Ansiedade: o relato de uma aspirante à mestranda

Ansiedade. Do dicionário português que significa: Desconforto físico e psíquico; excesso de agonia; aflição.

 São esses os sentimentos que estão presentes naquelas criaturas, assim como eu, que estão participando do processo seletivo para uma vaga seja no Mestrado ou no Doutorado nesse período do ano.

 Essa é mais uma tentativa minha, e deve ser a sua também ou a primeira que seja, a ansiedade estará presente. E para quem quer muito o mundo da pesquisa, seguir nessa área, a aprovação é o início de tudo.

Mas antes da tão sonhada aprovação, vem à preparação. E depois a seleção e todo o processo. E é nestas horas, durante essa seleção que a nossa ansiedade pira, ela aumenta.

A ansiedade de uma futura aprovação. De ver o seu nome na lista dos projetos aprovados, da prova e da entrevista e claro, seu nome no tão Resultado Final, nossa quanta aflição. É muito nervosismo. Só de pensar, eu já me encontro em estado de nervos.

Ansiosa porque abdiquei de outros objetivos, para estar nesse processo. Você deve ter os seus;

Ansiosa porque depois de inúmeras reprovações, você já fica com a pulga atrás da orelha;

Ansiosa porque uma reprovação sempre te amadurece e você vai para outra seleção ainda mais forte;

Ansiosa porque quero fazer parte desse mundo louco, que sei, não é nada fácil;

Ansiosa porque para mim, a rotina de estudo para a seleção do mestrado faz parte diariamente;

Ansiosa porque a aprovação é o que mais quero esse ano. Eu a desejo e sei o quanto é difícil, mas eu a imploro, eu me preparo para consegui-la;

Ansiosa porque daqui a alguns meses quero estar compartilhando com a galera do Pós-Graduando que eu fui aprovada;

Ansiedade que fique, mas depois vá. Porque a aprovação é logo ali.

E vocês estão ansiosos?

By |2013-11-03T10:49:46+00:0013-09-2013|debates|13 Comments

About the Author:

Angélica Weise é jornalista e aspirante a mestranda. Inspiram-lhe textos da ciência e comunicação, e claro, sempre um pouco de imaginação. Neste espaço no blog irá compartilhar sua experiência de estudos preparatórios para a seleção do mestrado.

13 Comments

  1. Anita 13.09.13 at 17:41 - Reply

    Meu caso foi bem atípico: estudei, claro, bastante. Mas como sabia que o PPG era bastante concorrido e muita gente tentava 2, 3 ou mais vezes, fui bem tranquila com a possibilidade de reprovar na prova, ou na análise do projeto ou na entrevista (era essa a ordem da seleção). E fui passando, passando e… passei! Talvez até essa falta de ansiedade tenha conspirado ao meu favor, pois é bem o contrário da minha personalidade: ansiosa, vivo me cobrando muito. Demorou tanto para cair a ficha que demorei para ficar feliz com a aprovação. Boa sorte! 😀

  2. Felipe 13.09.13 at 18:14 - Reply

    Angélica sei da ansiedade agonia e aflição que nos cerca neste momento, mas sabe que eu nem estou tão angustiado assim, acredito que toda essa angustia somente nos destabiliza emocionalmente, e pior prejudica nas provas. Fique tranquila, ou pelo menos tente, sou do seguinte ditado: De que ser for para ser, será.
    Boa Sorte.

  3. Radaí Felipe 14.09.13 at 01:06 - Reply

    Ansiedade, aflita…sim…faço ou não faço inscrição…faço sim…uma das minhas prioridades…tenho um alvo..preciso atingi-lo, fácil ? claro que não…organização do pré- projeto…muito trabalho a ser feito..obrigações domésticas a cumprir..pensamento focado nos estudos…primeira etapa, APROVADA ! uffa..e agora ? segunda etapa…APROVADA .!….NOSSA !!! terceira etapa….APROVADA ! alegria…iihuu PASSEI !!! mas e agora, tanto trabalho..ah sim..ja sei…vou pedir afastamento para me dedicar aos estudos…AFASTAMENTO concedido…e ansiedade CONTINUA…parece que alguma coisa deu errado…ou…o q será que aconteceu ??? Tudo está nas mãos de Deus…e tenho certeza, que o melhor de Deus está por vir…

  4. Angélica Weise 14.09.13 at 14:02 - Reply

    Muito obrigada gente pelas palavras!!!

  5. Mari. 15.09.13 at 19:30 - Reply

    Também estou nessa ansiedade do mestrado,inicio do ano fiz minha 1ª inscrição para especialização e para minha surpresa,fui aprovada em todas as etapas.E semana que vem encerra o 1º semestre da especialização.
    Agora vou tentar uma seleção para mestrado em outubro,estou correndo atrás dos documentos,autenticar cópias,projeto,etc.
    Sei que não é a sua primeira tentativa,mas cada vez melhoramos mais,nos aperfeiçoamos,então boa sorte na(s) sua(s) seleções para mestrado.

  6. Angélica Weise 16.09.13 at 08:04 - Reply

    Muito obrigada Mari pelas palavras! Abraços

  7. rosa 05.11.13 at 17:17 - Reply

    Poxa, compatilho desse mesmo sentimento: estou começando minha preparação para tentar mestrado ano q vem. Gosto muito de filmes e nessas horas lembro de uma fala do prof. Xavier no X-Men Origins: a concentração fica entre a raiva e a serenidade. Acho que pra concursos, seleções, etc, vale a mesma coisa: o melhor é ficar entre a vontade louca de passar e a tranquilidade de saber que o mundo não acaba se não for fessa vez…boa sorte!!

  8. Angélica Weise 06.11.13 at 14:33 - Reply

    Obrigada Rosa, linda a sua mensagem. Vou pensar nela. Abraços

  9. Rhewter 04.01.14 at 09:06 - Reply

    Oi Angélica…

    Bom, eu me sinto ansioso pq sei que não estou indo sozinho para essa seleção de mestrado. Digo isso pq além de quatro anos de dedicação na graduação participando como bolsista do PET, voluntário na IC, voluntário em monitoria e estágio e deixando de lado várias outras coisas sei que junto com esse resultado estão as expectativas de familiares, professores e amigos… de pessoas que estiveram comigo todos esses anos, que acreditam em mim e que esperam, tanto quanto eu, um “aprovado” na frente do meu nome. Acho que o que mais me aflige é isso… o medo de me decepcionar comigo mesmo e acadepicionando as pessoas que eu amo.
    Desabafei agora, rsrs. Grande abraço e boa sorte!

  10. Leandro 24.02.14 at 09:36 - Reply

    Angélica, estou na mesma ansiedade que você. O resultado da prova e da entrevista do mestrado saem amanhã, exatamente uma semana depois da entrevista e essa tem sido a semana mais longa da minha vida. Virou rotina deixar meu e-mail aberto praticamente 24 horas esperando o resultado e entrar no site da universidade mais de 8 vezes por dia para ver se meu nome está entre os aprovados.

    Mas enfim, boa sorte a nós e a todos que estão pretendendo entrar nesse mundo.

  11. Lau 12.11.14 at 12:11 - Reply

    Estou um pouco, com o coração na mão, fiz pela primeira vez a prova de mestrado e compartilho desse mesmo sentimento, que posso não passar na primeira fase, mas enfim, podemos tentar novamente até dar certo, porém junto com isso, vem aquele pensamento de que não quero decepcionar ninguém. Porém cada vez um novo desafio, boa sorte e confiem em Deus, abraço a todos.

  12. Maíra 16.05.15 at 01:43 - Reply

    E nos conta, você conseguiu passar? Estou nessa ansiedade, mas ainda na fase do estudos. O edital sairá daqui a 3 meses e eu mega ansiosa porque quero muito participar, mas meu tema aibda não está definido.

  13. Raul Plasman 06.01.17 at 19:20 - Reply

    Olha Angélica, eu sofria de ansiedade desde a época de colégio. Apresentar um simples trabalho era um martírio pra mim. Nem dormia na noite anterior. E foi assim até a pós graduação.

    Mas depois de várias tentativas, encontrei na meditação uma forma de relaxar e controlar a ansiedade. É uma prática ainda pouco conhecida no país, mas pode acreditar que traz muitos benefícios, inclusive para quem estuda.

    Um abraço!

    Raul

Leave A Comment