Sempre existem aqueles momentos que a vontade é gritar e jogar tudo pro alto!!! Ou que você se vê sem perspectivas de futuro na pós-graduação… Nesses momentos, rir é o melhor remédio! Então, aqui vai uma lista realista bem-humorada de todos os possíveis empregos e empreendimentos que você pode tentar se nada der certo nessa vida de academia e pesquisa.
Empregos noturnos
Você se lembra quantas noites já passou em claro escrevendo artigos, dissertação/tese, preparando apresentações, seminários, ou até mesmo sem dormir por pura preocupação? Pois é, você já é um zumbiexpert em ficar acordado a noite toda, nada mais justo que arranjar um emprego quer perpetue essa prática. Você pode ser guarda noturno, aproveitando todo seu aporte físico adquirido durante esse tempo na academia (Não, espera…).
Operador de telemarketing
Escutar desaforos do seu orientador ao telefone já não te assusta mais? Então, invista nessa carreira!!!
Cobrador
Quantas e quantas horas, dias, meses você ficou em busca do seu orientador querendo a correção da sua dissertação? Na faculdade, na sala dele, e até na casa do coitado, no caso dos mais ignorados desesperados. Aposto que você se daria muito bem perseguindo pessoas para cobrar o que devem!
Montar um restaurante próximo à universidade
Por experiência própria, nesses longos anos sofrendo se alimentando no RU, você já sabe tudo o que os universitários não gostam de comer. É só pegar o cardápio do RU e fazer totalmente ao contrário!! Vai bombar!
Lavador de pratos
Essa é pra você que vai montar o restaurante (seguindo a dica de cima) com um colega ex-pós-graduando também. Mas, um pré-requisito importantíssimo é exigido: durante a sua pós-graduação você terá que ter lavado toda a vidraria do laboratório onde fazia o seu experimento. Aquele serviço entediante de passar tudo na água destilada mais de 500 vezes. Perfeito! Não haverá pratos mais limpos que o restaurante de vocês!
Consultor econômico
Economizar é com você mesmo. Fazer milagres com o que ganha também! Por que não ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo desespero pela mesma situação?
Escritor
Escreva um livro de auto-ajuda contando como você conseguiu sair vivo e ileso da pós-graduação. Sugestão de título? “Seis anos de pós-graduação: eu sobrevivi e sei como te ajudar!” Ah, e escrever é com você mesmo né??
Ou, simplesmente, consiga qualquer emprego que pague o valor da bolsa, afinal, você já está acostumado a chorar com todo esse dinheiro no início do mês!!
Muito divertido seu post, Carolina! Ri demais aqui!! “Cobrador” é a melhor!! Valeu pelas dicas hehehe 😉
Acho que todos nós passamos por essa fase de “cobrador” né Elisa? Que bom que gostou!!
Carolina! ri demais com sua perspectiva..haahahahahah muito bom texto!!!
Q
Que bom que gostou Raiana!! Tem horas que rir realmente é o melhor remédio!!
Hahahahahah! Eu passo constantemente por este desespero!! Obrigada pelas dicas, dá (ou não) um pouquinho de esperança!
Nossa Thais, sempre que esses dias de desespero vierem me assombrar vou dar um pulinho aqui e ver que nem tudo está perdido… kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom! Gostei muitissimo!
Parabens pelo bom humor e criatividade!!
E boa sorte com sua tese 😉
Obrigada Leonardo!!! Sorte pra nós.. Porque senão já sabe né… Já podemos ir escolhendo um dos empregos acima… Hahahahahaha!
Muito bom o texto! Eu deveria me preocupar por já ter passado por tudo isso nos 5 anos da graduação e ainda ter os 6 de pós pela frente? Acho que vou começar a entregar currículos para cobrador e lavador de pratos hoje mesmo! (e poupar tempo) aeiouhaeouhe
Ana Paula, se eu abrir um restaurante juro que te chamo pra lavar os pratos, junto comigo!!! Tenho muitas horas acumuladas lavando vidraria!!! Me manda o currículo depois… Hahahahaha!!!
Muito bom Carol!
Ri mtoo!
Bjos
Que bom que gostou Aline!!! Mas você já se livrou dessas né?? Viu, ainda tenho esperança!!! Beijo!!
Juro que já pensei em ter um restaurante mas a ser operadora de telemarketing… foi demais… curti seu texto
Pois é Melka, essa do telemarketing foi “braba”!!! Abraço!
@carolina
Você encantou-me com esse texto. bela perspectiva!!!!! abraços
Valeu, garota! Além de reais, as dicas são hilárias.
Caramba! Agora meu nome saiu correto. . .
Adorei o texto. è bom compartilhar as “dores” com os colegas e saber que todos passamos pelos mesmos apertos.
Muito bom o texto, Carol! Eu sempre disse que “se nada der certo, viro hippie”, mas agora estou tranquilo com as várias possibilidades rsrs. Já me sinto inclinado ao cargo de lavador de pratos. Me diverti muito.