Sugestões valiosas para quem está iniciando esta importante e decisiva etapa de um curso de Pós-graduação: a escrita da dissertação/tese.
Você não precisa seguir uma ordem na escrita da tese/dissertação
O principal mito em escrever uma dissertação é que você começa escrevendo o Capítulo Um e acaba a redação no Capítulo Cinco. Raramente isto acontece. A forma mais produtiva de escrever uma dissertação ou tese é começar escrevendo aquelas partes com as quais você se sente mais confortável. Logo você começa a mover-se em outras direções completando vários tópicos ou capítulos a medida em que você pensa neles. Em algum momento você estará escrevendo em várias sessões. Você pode expô-las a sua frente e sequenciá-las da melhor maneira para ver o que está faltando ou o que deveria ser acrescentado a sua dissertação. Desta maneira você baseia sua construção naqueles aspectos de seu estudo que lhe parecem mais interessantes. Ou seja, pense naquilo que interessa a você, comece escrevendo sobre isso e então prossiga construindo a partir daí.
Aproveite seu projeto de pesquisa
Se você preparou um projeto de pesquisa detalhado, agora será recompensado! Pegue o projeto e comece por conferir a sua metodologia de pesquisa. Troque o tempo do verbo, do futuro para o passado, e então faça as inclusões ou mudanças de maneira que a metodologia reflita verdadeiramente aquilo que você fez. Agora você pode trocar as sessões ou capítulos da proposta para sessões ou capítulos da dissertação. Siga em frente para a Descrição do Problema e Revisão da Literatura e faça da mesma maneira.
Procure bons exemplos de dissertações e tese
Releia duas ou três teses ou dissertações bem elaboradas e apresentadas, se possível na sua área. Examine o uso dos títulos, o estilo como um todo, a tipografia e a organização. Utilize-os como um modelo para a preparação da sua própria tese ou dissertação. Desta maneira você terá uma ideia, no início do seu trabalho, de como ficará o seu trabalho quando acabado. Uma perspectiva que lhe ajudará muito!
Escreva de forma clara e que não deixe dúvidas
O estilo do texto da dissertação não é formatado para o entretenimento. O texto da dissertação deve ser claro e sem ambiguidade. Para fazer isto adequadamente você deve preparar uma lista de palavras chaves que são importantes para sua pesquisa e então deve usar esse conjunto de palavras chaves em todas partes do seu texto. Não existe nada mais frustrante para quem lê do que um manuscrito escrito com várias palavras alternativas para dizer a mesma coisa.
Cuidado com as conclusões/considerações finais
Se você está incluindo uma seção de Conclusões/Considerações finais em sua dissertação, certifique-se de realmente apresentar conclusões e considerações finais. Frequentemente o autor usa essa sessão para meramente reafirmar os resultados da pesquisa. Não me faça perder tempo. Já li os Resultados e a Discussão e agora na seção de Conclusões/Considerações finais quero que você me ajude a entender o que significa tudo isso – esta é uma parte chave da tese ou dissertação e às vezes é melhor fazê-la depois de ter se afastado alguns dias de sua pesquisa, o que lhe permite colocá-la em perspectiva. Se você fizer isso, sem dúvida será capaz de visualizar uma variedade de novas ideias que ajudarão a conectar sua pesquisa a outras áreas. Eu geralmente penso em Conclusões/Considerações finais como a expressão “E daí?” ou então “Quais são as ideias chaves que eu posso trazer do seu estudo para aplicar na minha área de conhecimento?”.
Fonte: LearnerAssociates
Muito boas suas dicas,
vão me ajudar bastante. Obrigada
Referido al punto 1, yo utilizo una wiki para escribir para desarrollar la escritura del proyecto de investigación de mi tesis y la tesis misma. Me da toda esa flexibilidad necesaria que ustedes señalan. Muy buenos los consejos del site! 🙂 GRACIAS!
Estou escrevendo minha tese, me sinto tão sozinha, nem parece q é uma tese, uma pesquisa, pq não tenho com quem discuti-la, minha orientadora ñ responde aos meus emails, meu doutorado está sendo parte em Portugal e parte no Brasil… minha orientadora é de Portugal… ñ tenho colegas de doutorado, estão todos isolados tb… enfim, tá difícil… ñ sei se estou certa, no q posso melhorar, mudar, enfim, enfim, vâmo lá!!
Sobre o que está escrevendo, Karina?
Karina, espero k as coisas estejam melhor, também estou a escrever a minha tese de mestrado… não é tarefa fácil… Sou de Portugal se precisares de alguém para conversar entra em contacto… BOA SORTE
Olá, Karina! Não estou no seu nível, mas tenho interesse em fazer mestrado em Portugal, e pelo jeito da mesma forma que você. Por Favor me fale como é, se faz por uma fundação aqui no Brasil, valores e sua atual situação junto a universidade, e qual a universidade???
Oiiii! Estou passando pela mesma situação q vc!! Se puder me ajudar!
Ótimo site! As dicas que você deu são perfeitas. Parabéns! E meu muitíssimo obrigado!
Muito boas ad suas dicas! Pois são simples e diretas, são muito objetivas.
Muito Agradecido!
Estou escrevendo minha monografia sobre projeto politico pedagógico de uma escola do meu bairro estou tendo dificuldades em encontrar bibliografia. Alguém me pode indicar autores para fazer o enquadramento teórico.
Adorei as dicas. Estou preparando minha qualificação do Doc e é muito por ai. Boa refrescada naquilo que exige atenção. Boa sorte a todos e vamos juntos que a Academia é nossa!!! hehehe Abs
Não deixem de ler as demais publicações do site, pessoal. São fenomenais as dicas para publicação de artigos em periódicos internacionais, os maiores vícios de linguagem ao redigir em lingua inglesa.. Muito, muito boas dicas mesmo. Para nós, que estamos nessa fase da vida em que tudo ganha e/ou perde um pouco a proporção em virtude dos prazos, temas, vazios existenciais causados pela falta de fontes, complexos de toda ordem alimentados por fantasmas any, dicas como essas salvam o dia. Obrigada aos produtores do site por esse carinho… Abs
Adorei as dicas… vai me ajudar muito em minha tese, sou estudantes em fase de dissertação. Por vezes temos muitas dúvidas quando não sabemos como iniciar a tese, sabemos que somos capazes de escrever até mais que uma tese, mas as dúvidas nos deixam intimidar. Lendo os artigo no blog sentimos mais confiantes em nos mesmos.
Boa sorte para todos nós!
Obrigada aos criadores do sit pela atenção dispensada os estudantes Universitários solitários.
Atenciosamente,
S.O
Sou mestranda da área de educação e minha formação é Comunicação Social, jornalismo. Dicas valiosas! Grata
Obrigada pelas dicas estou fazendo minha monografia e fiquei muito contente depois de ler tudo isso! 🙂
Adorei as dicas
Adorei as dicas, principalmente por saber q o meu projeto será mto bem aproveitado nessa hora.
Estou escrevendo sobre a falta de recursos hídricos mas não sei como começar a tese tenho muitas dúvidas ainda estou no 3ano ensino médio alguém pode me ajudar
Olá pessoal,
Também estou fazendo doutorado em outro Pais é complicado orientador distantes mais a vida e feita de oportunidades e escolhas.
Sempre foi meu sonho creio que vou chegar lá. Não esmoreçam com as dificuldades tenham fé que dará certo.
Dicas preciosas… é um trabalho muito solitário… a gente fica sem saber que rumo tomar… fácil de se perder… estou no início. Grata pelas dicas.