O termo Jornalismo Científico, tradução do Scientific Journalism usual na literatura americana e inglesa, tem sido utilizado para definir uma prática específica da imprensa para divulgação de informações especializadas sobre toda a amplitude da Ciência e Tecnologia (C&T).
Os títulos das matérias científicas veiculadas nos jornais de grande circulação, assim como das demais notícias de outras editorias, embora curtos à priori, devem conter a síntese do que é publicado e, paralelamente, despertar a atenção do leitor.
Mas o equilíbrio nem sempre é alcançado. Nas bancas de jornais é necessário que o leitor opte pelo veículo “A”, não pelo do concorrente.
A questão dos títulos sensacionalistas – tão discutida na literatura acerca do Jornalismo Científico e da imprensa de modo geral – parece estar diretamente relacionada com o quesito “destaque”, isto é, com a necessidade dos veículos de comunicação de massa de provocarem impacto em poucas palavras.
Fonte: SMBC Comics
Da tentativa de causar impacto a qualquer custo, acaba nos prejudicando num quesito importantíssimo na profissão.. Credibilidade.
kkkkkkkk =D
Gostei da matéria =P rsrs
muito bom rolei de rir
parabens