A Associação dos Pós-Graduandos de Uberlândia (APG-UFU) foi fundada em 1991. Em 2007, não havendo interessados em concorrer, ela foi abandonada. Deixamos de ter representação por dois anos.

Quando, em 2009, procurei a APG-UFU sobre a emissão das Carteirinhas Estudantis, fui informado que a APG-UFU não estava composta, não existia mais.

Reunimos um grupo de colegas da Pós-Graduação e com apoio Jurídico começamos a levantar mais informações. Fomos ao Cartório ver se existia algum registro anterior. E com o estatuto antigo em mãos, traçamos novas estratégias para recompor a APG-UFU.

O primeiro passo foi refazer todo o Estatuto, trazendo-o para a nova realidade dos pós-graduandos. Marcamos uma Assembleia Geral onde a pauta foi a destituição oficial da antiga diretoria, a eleição do novo estatuto e a eleição de uma comissão provisória responsável em chamar uma eleição para a composição da nova diretoria da APG-UFU. Feito isso, fizemos as respectivas atas e registramos.

O registro é a garantia legal das nossas ações. Passada as eleições, trabalhamos para recompor as representações estudantis nos cinco Conselhos Superiores da UFU, onde neles, são decididas todas as ações e políticas da Universidade.

O Reitor é submisso aos Conselhos e a APG-UFU tem voz e voto nestes conselhos. Também organizamos toda a estrutura para emissão das Carteirinhas Estudantis e atendimento aos alunos, garantido todos os direitos aos pós-graduandos/UFU.

Desta forma, para quem deseja abrir uma APG em sua instituição, sugerimos os seguintes passos:

a) Organizar uma Assembleia com o máximo de pós-graduandos possíveis, sugiro neste momento a divulgação via cartazes. Como via email não teremos acesso a todos, uma vez que não estamos legalmente constituídos, mas é possível tentar que a sua instituição lhes ajude na divulgação virtual.

Com comissão provisória, crie um site oficial para a APG, de preferência com ligação com a sua instituição, no nosso caso foi www.apg.ufu.br, isso dará mais credibilidade ao processo e centralizará as informações.  Acesse www.apg.ufu.br e baixe o nosso estatuto como modelo padrão, mudando o que for necessário de acordo com sua proposta.

b) Na Assembleia, aprove o Estatuto e eleja a comissão provisória oficial para proceder as eleições, conforme disposto no Estatuto aprovado. Realize a Eleição e Registre em cartório as Atas de Eleição e de Posse, juntamente com o Estatuto e qualificação da diretoria eleita.

Pronto, sua APG está criada e legalmente constituída. Entre em contato com a gente via [email protected] para obter acompanhamento sobre cada etapa de criação da sua APG.

A APG é uma instituição de fundamental importância dentro de uma Instituição Superior de Ensino pois é por meio dela que são garantidas todas e quaisquer reivindicação de interesse dos pós-graduandos.

A primeira diretoria é a mais importante, pois irá traçar as bases primárias da APG, versará sobre a integridade e qualidade da representação estudantil. Parabéns, você acaba de entrar para a História.

_____________________________________
Texto escrito por Willian Douglas, Coordenador Geral da APG-UFU – Associação dos Pós-Graduandos da Universidade Federal de Uberlândia – contato: [email protected]