Muitas disciplinas na pós-graduação exigem a análise crítica de artigos científicos. Por isso, atendendo a pedidos, coloco aqui um roteiro que pode ser útil nesta tarefa. Lembrando que este roteiro é apenas um ponto de partida, e que itens podem ser incluídos ou excluídos conforme a necessidade ou interesse, e que talvez seja necessário realizar algumas modificações para determinadas áreas.

1. Introdução: Situar o contexto (o que o artigo aborda, para que público ele está direcionado) e definir os objetivos deste artigo. Descrever sucintamente o conteúdo deste artigo.

2. Autor(es): Nome, idade, instituição onde trabalha/pesquisa, formação, quantidade/qualidade dos trabalhos publicados, projetos envolvidos, áreas de interesse, e-mail e home-page dos autores do artigo.

3. Estrutura do Artigo: Descrever qual o formato utilizado (abstract, introdução, …). Identificar se foram usadas tabelas, gráficos, desenhos, figuras, fórmulas matemáticas, definições, teoremas, provas formais, anexos, apêndices (se estes foram referenciados e explicados no texto do artigo, e se os mesmos estão legíveis, com todos os símbolos definidos). Explicar o objetivo de cada um destes itens.

4. Atualidade do Tema: Procurar sintetizar em poucos parágrafos a relevância e a atualidade do tema explorado.

5. Referências utilizadas pelo autor do artigo: Levantar as referências (bibliográficas ou não) utilizadas. Analisar o número e a quantidade das referências. Elas são clássicas? São importantes? Tipo de veículo onde foram publicadas (revistas, congressos, web, relatórios internos). O autor faz citações de si mesmo?

6. Resumo do artigo, seção por seção: Resumir o artigo.

7. Possibilidade de Reprodução dos Resultados Obtidos (metodologia): Existe possibilidade de você realizar o mesmo trabalho aqui no Brasil e chegar ao mesmo resultado? Por quê?

8. Sugestão de Trabalhos Futuros: Descrever os trabalhos futuros que os autores sugerem e sua importância/objetivo.

9. Lista de Dúvidas: Coloque nesta seção todas as dúvidas que você teve e não foram esclarecidas.

10. Perguntas Sugestivas: Faça pelo menos 3 perguntas que poderiam ser feitas a respeito do assunto tratado no artigo. Uma pessoa que leu este artigo deve estar apta a responder estas perguntas.

11. Conclusão: Qualificar o artigo, seus autores, veículo de publicação, os resultados obtidos, etc… O artigo deve ser recomendado para leitura? Propor temas de trabalhos futuros além daqueles já propostos pelos autores.

12. Referências utilizadas para a análise crítica: Coloque aqui a lista de outras referências (bibliográficas ou não) que você precisou utilizar para criticar o artigo em questão e que não foram citadas pelo autor. Seria interessante comentar (em apenas uma frase) a importância desta referência.

13. Anexos: Cópia do artigo original, assim como cópia dos diversos artigos que foram referenciados, se conseguir algum.