Agora que você já teve seus primeiros contatos com o Prezi, é hora de criar intimidade com este programinha simpático. Por ser uma ferramenta inovadora, cheia de tecnologia e bastante evoluída diferente do ppt, percebo que as pessoas ainda resistem em utilizá-la. Há certo receio pelo fato de não saber se a apresentação será bem aceita pelo público ou não.

Acredito que daqui a algum tempo este receio deixará de existir e as pessoas agirão com naturalidade ao assistir a uma apresentação feita no Prezi. Alguém já viu a plateia se espantar com slides em ptt? Não consigo imaginar uma cena dessas sem dar risada. Mas com o Prezi a reação de espanto é muito frequente, pois muitas pessoas ainda desconhecem esse programinha supimpa. É normal ouvir um “Oh!” ou burburinhos quando você inicia a apresentação.

Por isso, se você pretende utilizar o Prezi, tome cuidado para não enfeitá-lo muito, pois as pessoas ficarão mais envolvidas com o programa do que com o conteúdo de sua apresentação. Muita novidade de uma vez pode causar estranheza nas pessoas, ainda que elas gostem do resultado final. Lembre-se: o Prezi é apenas um meio para transmitir uma mensagem, não pode ser um fim em si mesmo.

Pensando nas dúvidas e inseguranças que surgem ao utilizar o Prezi, elaborei algumas dicas que podem te ajudar a elaborar uma boa apresentação:

1. Não se empolgue!
<s “>Ou pelo menos tente. Caso contrário, o risco de sua apresentação virar um carnaval é bastante elevado.

2. As regras são as mesmas.
As dicas para uma boa apresentação em ptt que você já leu diversas vezes mas nunca lembra de colocar em prática servem também para o Prezi: combinação de cores, fontes, quantidade de texto, excesso de animação, etc. Estes textos publicados aqui no blog podem ajudar: Sete dicas para caprichar nos slides, Dez dicas para criar uma boa apresentação no PowerPoint.

3. Considere o contexto.
Qual o seu objetivo? Quem é o seu público alvo? A plateia é aberta a novidades ou é mais tradicional? Pensar nisso ajuda a dosar a quantidade de efeitos na apresentação.

4. Organize o conteúdo.
Procure organizar em sua mente a ordem do conteúdo a ser apresentado; estabeleça uma ligação entre os slides e deixe-os próximos para não provocar tontura na plateia.

5. Cuidado com os espaços.
Utilize os frames para delimitar espaços e não deixar o conteúdo solto no espaço.

6. Padronizar é preciso!
Escolha um padrão de formatação, estilo de figuras e de molduras; mantenha o padrão do começo ao fim da apresentação.

7. Aproveite os recursos disponíveis.
Utilize o zoom para dar ênfase a um conteúdo importante ou explicar ou aprofundar um tópico/assunto específico, deixando o conteúdo principal em destaque.

8. Não abuse dos recursos disponíveis.
Tenha cuidado com o excesso de zoom e evite as mudanças bruscas de posição (vertical e horizontal). Esse looping também deixa o público tonto.

9. Cuidado com a qualidade das imagens.
Utilize imagens com boa resolução, pois o zoom pode deixá-las com aquele terrível quadriculado.

10. Converta seus arquivos.
Tem um arquivo em ppt que você não aguenta mais ver? É possível importar arquivos em ppt para o Prezi! O recurso também é ótimo para quem não se sente preparado para mergulhar de cabeça no prezi; basta elaborar um rascunho no PowerPoint e terminar a apresentação no Prezi. Para importar um arquivo em ppt clique no menu Insert > PowerPoint e escolha o arquivo. Depois disso é só organizá-lo e formatá-lo como desejar.

Alguns exemplos de apresentações no Prezi:

Boas apresentações e até semana que vem!