Vale a pena fazer cursos on-line?

Tenho observado um aumento na oferta de cursos on-line, sejam eles de graduação, pós-graduação ou de aperfeiçoamento. Entretanto, ainda percebo certa resistência das pessoas em relação a esses cursos.

Toda vez que vejo alguém com receio de um curso pela internet, lembro-me do meu pai, e do seu pavor em fazer compras on-line ou em acessar sua conta bancária pela internet. Atividades que já são corriqueiras na minha vida (a contragosto do meu pai, é verdade) e na vida de muita gente.

Posso escrever sobre cursos a distância com certa tranqüilidade porque já tive a oportunidade de fazer alguns, e confesso que tive experiências muito positivas. É claro que alguns cursos são mais adequados para o modelo a distância do que outros. Principalmente aqueles mais teóricos. E existem alguns cursos em que o modelo presencial ainda é o mais indicado.

Nem todo curso on-line é bom, nem toda instituição está preparada para o ensino a distância e nem todo mundo tem o perfil (leia-se aqui disciplina) para este tipo de curso. Entretanto, cabe perguntar: todo curso presencial é bom? Toda instituição tem boa infra-estrutura para seus cursos presenciais? E aquelas aulas em que você está apenas de corpo presente, adiantam o quê?

Ninguém decide fazer um curso presencial sem antes procurar se informar sobre o mesmo. Com os cursos pela internet não é diferente. Antes de fazer a matrícula deve-se levar em conta o conteúdo do curso, a qualidade do corpo docente, a tradição da instituição, a plataforma utilizada, os recursos disponíveis, o preço, o suporte, a forma de atendimento aos alunos e a opinião de pessoas que já concluíram o curso.

Os cursos on-line exigem disciplina, organização e autocontrole? Sim. Mas também oferecem horários flexíveis e a oportunidade de estabelecer seu próprio ritmo de estudo. Existem limitações em alguns cursos? Sim. Mas também existem cursos com plataformas multimídias que transformam o aprendizado em uma nova experiência.

A verdade é que quem está motivado a fazer um curso irá dedicar-se com afinco, seja ele presencial ou pela internet. E quem está fazendo o curso apenas por fazer, irá aproveitar muito pouco, independentemente da modalidade do mesmo.

Nos cursos a distância que participei, assisti algumas aulas com especialistas respeitados em suas áreas de atuação, a um preço viável mesmo no meu modesto orçamento. Esta é uma grande vantagem dos cursos pela internet: maior área de abrangência, maior público, maior diluição dos custos. Isso sem falar na economia com viagens, hotéis, alimentação, etc.

Acredito que grandes mudanças ainda vão ocorrer com os cursos on-line nos próximos anos. É uma tecnologia que está apenas no começo e que tem todo um campo quase inexplorado de oportunidades a desbravar. E que veio para ficar.

By |2018-12-06T01:56:54+00:0010-07-2010|debates|18 Comments

About the Author:

Criador e editor de conteúdo do blog, é portador de uma imaginação hiperativa e de uma necessidade patológica de estar sempre bem-humorado. Acredita que a Pós-Graduação, como tudo na vida, pode ser interessante, divertida e descomplicada.

18 Comments

  1. Wil 10.07.10 at 18:55 - Reply

    Os cursos on-line na área de saúde ainda sofrem um grande preconceito por parte dos profissionais, mas vale lembrar que esta modalidade não substitui os presenciais. É neste ponto que paira a dúvida e desconfiança em alguns. Quando o aluno encara esse tipo de curso como uma nova fonte de informações, uma nova forma de discussão o sucesso na “busca da qualidade” se torna evidente. Quando escrevo no meu blog procuro deixar fontes de artigos, mando links para revistas, mas isso não vai substituir uma instituição de ensino que faz isso de maneira rigorosa, seguindo preceitos e normas internas rígidas que regem e mantém a qualidade do programa. Se as pessoas procuram fontes “informais”, como os blogs, na busca de conhecimento e opiniões de outros profissionais, seria certo participar de cursos bem estruturados e com profissionais bem capacitados. Ainda tem que ficar claro para alguns que os cursos não-presenciais são uma nova forma de se ter acesso ao conhecimento, sendo assim, o sucesso do programa depende mais do aluno, da sua capacidade de organização e da sua vontade de saber um pouco mais e estar em contato com outros profissionais.

  2. Amélie 23.08.11 at 21:53 - Reply

    Boa noite,

    Baseado na sua experiência você indicaria alguma instituição que ofereça cursos on-line?
    Obrigada

  3. Kenneth Corrêa 10.09.11 at 20:01 - Reply

    A modealidade online já quebrou muito dos preconceitos citados, e os desafios do momento estão mais ligados à plataforma e à fidelização dos alunos, mas sobre os cursos valerem a pena, tenho certeza que valem!

  4. Jaquelini 13.09.11 at 16:27 - Reply

    Posso dizer com tranqüilidade que podemos acreditar nos cursos on-line, sendo em uma Instituição de confiança e tradição, pois já acompanhei o Curso de Administração como tutora em uma Instituição séria e confiável. Posso afirmar que os alunos da Educação a distância são mais proativos que os alunos presenciais, pois já tive a oportunidade de trabalhar com as duas modalidades de ensino, e ainda se destacaram entre os outros quando cursaram a Pós Graduação. Os cursos on-line relamente exigem mais disciplina, organização e auto-controle, porém digo que vale a pena.
    Fico encantada quando percebo que as ferramentas da WEB e redes sociais tendem a ser integradas cada vez mais a EaD. O Facebook por exemplo, lançou em 2011, uma série de recursos e orientações para educadores.
    Estamos vivendo um momento inovador, onde precisamos reorganizar tudo o que conhecíamos para nos adequarmos a novos moldes, formatos, propostas, desafios. Os educadores que compreendam e põe em prática antes essas novas experiências, rapidamente obterão os resultados seja em valorização ou mesmo realização profissional.

    • Walneya Santos 08.05.18 at 10:04 - Reply

      pode me passar o site pelo qual fez o curso? tenho interesse…

  5. Rouberval 15.09.11 at 14:22 - Reply

    Eu também já fiz alguns cursos on-line, e foi ótimo. Penso que depende de cada indivíduo. Algumas pessoas precisam das cobranças dos professores para estudarem, outros acreditam na necessidade de aprenderem e se desenvolverem. A internet, mesmo, é uma excelente forma de aprendizagem, se for bem usada. Ou seja, se procurarmos os conteúdos que trarão algum benefício para nós. Se nos apossarmos de algumas técnicas de pesquisas, com certeza aprenderemos muito sobre tudo…
    Eu não tinha ideia, por exemplo, dos conhecimentos que um blogueiro precisa para ter seus artigos (blogs) acessados por muitos na rede. Hoje, graças ao próprio sistema, aprendi bastante. Assim, não precisei fazer um curso formal para adquirir certos conhecimentos (HTML,JAVA, SEO, etc…

  6. ciclamio barreto 27.10.11 at 09:34 - Reply

    A educação a distância ainda é marginalizada em muitas universidades, especialmente as públicas, mas essa história está mudando. Há muitas universidades públicas já engajadas no ensino a distância, especialmente os cursos de Licenciatura nas áreas prioritárias (biociências, física, matemática e química). A UFRN, instituição em que sou professor, oferece esses cursos. O primeiro vestibular ocorreu em 2005. A experiência é enriquecedora. O atual propósito é levar essa experiência para o cotidiano dos cursos presenciais. O futuro é esse: o aluno prestará vestibular e escolherá quais disciplinas deseja cumprir em qual modalidade de ensino: presencial ou a distância. O diploma já é um só, com a mesma validade e abrangência.

  7. Eliane 15.12.11 at 19:03 - Reply

    Sobre educação à distância posso dizer-lhes: este é o futuro, porém eu particularmente o destesto.

    Dica número 1 e mais importante: nunca faça um EAD a menos que seja um curso complementar ou que você já entenda a matéria, nunca espere aprender algo novo!

    Dica número 2: pesquise sobre o modelo do EAD. Se há atividades, se os professores são atenciosos e se o currículo deles são bons.

    Só fiz um porque estava precisando e era a forma mais rápida e barata de conseguir o certificado que eu precisava.

  8. Eduardo Soares 15.02.12 at 11:05 - Reply

    Eu estava fazendo um curso numa escola presencial e foi a maior frustração. Falta de energia, rede de computadores dava problema, virus impediam de termos aula. Ao observar que o curso que eu estava fazendo não necessitava de instrutor resolvi abandonar o curso. Hoje faço online. O certificado é o mesmo. A diferença, como já foi dito, é o sossego, o tempo, a economia de dinheiro e DE NERVOS também.

    Hoje eu indico para todos que conheço, que façam cursos online. Vale a pena.

  9. Aacarondri 17.04.12 at 17:35 - Reply

    Comprei um pacote de um curso preparatorio online o qual não foi tão barato e ja estou me arrependendo pois cada aula da direito a somente mais uma visualização, inevitavelmente a aula “trava” em um determinado momento e quando tendo novamente assisti-la consta “aula assistida” – será que entrei em uma fria?  tenho um ótimo provedor de internet não entendo as interrupções…

    • Michel_vzp2 14.09.12 at 12:54 - Reply

      já estou com 2 certificados de curso online , faço o meu curso online na FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Recomendo !

      • Luiza B 17.04.13 at 13:00 - Reply

        Também faço os cursos da FGV e gosto muito. Para quem não pode fazer um curso presencial, o EAD é uma ótima opçao!

    • Danilosilvabentes 15.09.12 at 11:34 - Reply

      olha, realmente o curso que vc comprou pode ter sido furada. Pois um curso online que se prese, não há limites de visualização das aulas. Eu comprei um do Aprova Concursos uma vez, as aulas sao boas, vale a pena, o que nao gostei foi q vc tem um prazo para estudar as video-aulas, mas pode assistir as aulas quantas vezes poder dentro deste prazo. geralmente eles dao 3 meses para vc estudar, eu axo muito pouco, pelo preço que tb nao eh barato.

      conheço tb um site de cursos on-line que vale a pena conferir, mas não é direcionado à concursos públicos. São cursos de conhecimentos gerais, nas mais variadas áreas, e os preços são bem baixos em comparação a outros…
      se quiser conferir entra ae, Cursos 24 Horas

      espero que goste.

  10. lesinho santos 21.03.13 at 11:58 - Reply

    ja fiz vários cursos pela internet, e é muito bom que não precisa sair de casa, agora estou fazendo web master no cursosvirtuais os cara são bom

  11. adriana 17.05.13 at 14:38 - Reply

    pela a sua experiencia de curso olane quero muinto por favor min dique uma instituição certa um certificado e aulas verdadeiras sem fraudes.

  12. Rosane Vieira 07.07.13 at 19:31 - Reply

    Em outros tempos, quando se falava em cursos online, logo se pensava em um curso de péssima qualidade ou que não trazia nenhum conhecimento. O preconceito era bastante forte.
    Hoje ainda existe um pouco de preconceito a respeito dos cursos online ou na modalidade EAD, porém existem muitas instituições de Ensino que são sérias e, que realmente se especializam e estão preparadas para a nova realidade.
    Eu já fiz e faço sempre que possível cursos a distância e recomendo à todos

  13. Cursos online são uma ótima maneira de você aprender sem sair de casa. Para pessoas como eu, que não tem muito tempo disponível, é ótimo.

  14. Stéfanie 16.06.17 at 13:28 - Reply

    Eu estudo Ciências Contábeis na UNIP EAD, e posso garantir, você aprende igual quem está no presencial, ou mais, falo isso porque tem pessoas que estudaram na mesma instituição que eu, porem presencial, e em outras também, e no exame de suficiência contábil ( que se vocês olharem as estatísticas de todos os anos, acho que nunca atingiram mais de 50% de aprovados).Eu comecei o curso com esse preconceito, de que não iria aprender igual, e teria que estudar muitooooo para passar no exame, porém, para a minha surpresa, peguei os últimos exames de 2015.2 e 2016.1, e nos 2 eu atingi a pontuação necessária, e as questões que eu não sabia ou não aprendi ainda (fiz esse exame em casa com 2 anos e meio de curso), eu NÃO as chutava, porque o objetivo era saber qual meu nível de aprendizado. OBS: QUANDO FIZ ESSES EXAMES PARA EU ME TESTAR, EU ESTAVA NO PENÚLTIMO ANO DE CONTABILIDADE. Então, resumindo, não é você ir a faculdade que vai te trazer mais conhecimento, pq essas pessoas que fizeram presencial, somente um passou no exame, as outras tentaram mais 3 vezes para passar, e mesmo tendo concluído a faculdade PRESENCIAL, enquanto eu sem concluir e faltando 1 ano e meio, FELIZMENTE, se já tivesse concluído, estaria com meu registro (CRC) rs. Eu amo estudar, e aprendo muito a distância, porque CORRO atrás de conhecimento e não fico apenas recebendo dos professores!
    Uma dica: Se você quer estudar a distância, pode ir, sem medo, porém, saiba que o professor não vai trazer tudo em suas mãos, você acaba tendo que correr atrás, e isso faz com que aprenda mais, OU, se não correr atrás de conhecimento, você apenas recebera seu diploma, mas se quer realmente aprender, em qualquer modalidade você VAI APRENDER, SE QUISER APRENDER!

Leave A Comment