Confusão, irritabilidade, ansiedade, hipersensibilidade, raiva, tensão, esgotamento psicológico. Fora a repercussão física de tudo isso: dor de cabeça, pressão alta, insônia, fadiga, aumento da sudorese, tremores. É, amigo, a defesa está chegando.

Cedo ou tarde todos passarão por momentos de tensão no agora ou nunca prévios à defesa de alguma coisa, seja da monografia, da dissertação, da tese. É natural sentir um medinho quando somos empurrados para fora da nossa comfort zone, aquela insegurança do “e depois?” Entretanto não podemos deixar que isso nos controle. “What consumes your mind controls your life” (não sei quem é o autor dessa frase, mas acho que ela cabe bem).

Por mais que se esteja tomando uma pressão, pressão, pressão do orientador, da família, de si.. Não exija demais de si mesmo! Quando jogamos a nossa expectativa lá no alto alto em cima, alto em cima, alto em cima aumentamos e muito as chances de nos decepcionarmos.  (Acredito que isso valha para qualquer área da vida haha). Confie no seu taco! Pense que é o seu trabalho, que foi você que o fez e que ninguém que esteja assistindo a sua apresentação saberá mais sobre aquilo que você. DO SEU TRABALHO SABE VOCÊ. A banca não estará ali com o único intuito de ferrar você (embora, sim, exista gente muito chata).  Veja os comentários que possam vir da banca como contribuições ao seu estudo. Espere ouvir as criticas sem levar para o lado pessoal, afinal não é possível agradar a todos.

Alimente-se bem. Em alguns casos a ansiedade tira o apetite da pessoa (frequentemente acontece comigo), em outros, abre o apetite em demasia. É necessário evitar alimentos muito calóricos, coma pouco várias vezes por dia. Evite longos períodos sem se alimentar.

Pratique exercícios. Quando realizamos atividades físicas ocorre a liberação de endorfinas, que provocam a sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e a tensão.

Distraia-se. Procure ver um filme, ler um livro, ver TV, ouvir música. Realizar atividades que não tenham a ver com a sua defesa ajudam a aliviar a pressão.

Alguns dos sintomas físicos até podem ser contornados com o uso de medicamentos, mas, convenhamos, se você não estiver acostumado a fazer uso deles é arriscado deixar pra testar às vésperas da defesa..  Aliás, não é recomendado fazer uso de medicamentos por conta própria, né? Tudo bem, eu sei que é extremamente chato quando alguém te manda simplesmente relaxar, porque vai dar tudo certo.  Na hora do estresse até isso se torna irritante. Mas infelizmente não existe outra maneira:

CALM DOWN!

Tudo tem seu tempo, e existem situações pelas quais é preciso passar para que cresçamos intelectualmente. Tudo passa, até uva passa e esse estresse momentâneo também vai passar.

Coragem! Vai dar tudo certo!

Já passou pela tensão pré-defesa e saiu ileso? Divida com a gente nos comentários..