O educador para realizar uma boa atuação deve elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade: plano de atuação profissional, plano de ensino e plano de aula. Estes documentos possuem como objetivo geral a previsão de resultados desejáveis e descrição dos meios necessários para alcançar estes resultados.
Antes de iniciarmos a construção dos planos é necessário um estudo aprofundado do Programa Político Pedagógico do curso (PPP) pois ele abordará, na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o código de ética profissional, abordará a metodologia que será utilizada para a formação do profissional (estrutura curricular, ementário, procedimentos metodológicos, avaliação, infraestrutura). O PPP é o documento que será norteador na elaboração de todo o planejamento do docente.
O primeiro instrumento de planejamento é o plano de atuação profissional, neste documento fazemos uma descrição e análise das atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas pelo docente. Ele faz parte dos documentos que são exigidos em concursos para seleção de professores, candidatos a docentes fiquem de olho no PPP para elaborar o plano de atuação profissional (o PPP é um documento que OBRIGATORIAMENTE deve ser acessível a toda comunidade. Então na próxima seleção que for participar procure, exige e estude este documento).
Já o plano de ensino é aquele documento que o aluno recebe no primeiro dia de aula nele temos: identificação da disciplina, carga horária, objetivos, cronograma de atividades (conteúdos), instrumentos de avaliativos, bibliografia recomendada. Muitos de nós não teremos oportunidade de elaborar o plano de ensino durante o estágio de docência, pois, na maioria das vezes ele é reelaborado às portas fechadas ao final do semestre anterior.
Por último temos o plano de aula que é um instrumento particular que está inerente ao processo de ensino (por isso que em qualquer prova didática é NECESSÁRIO entregar seu plano de ensino a banca examinadora).
O primeiro passo para elaborar o plano realize um diagnóstico respondendo a questões:
– a quem ensinar: tipos de aluno
– por que ensinar: objetivos da educação e da escola
– o quê ensinar: conteúdo
– como ensinar: recursos didáticos
– como verificar: avaliação do aprendizado
Em um modelo prático teremos estruturalmente as seguintes partes do plano de aula
Cabeçalho e Identificação:
Turma:
Disciplina:
Professor(a):
Data:
Duração:
Tema:
Conteúdo:
Objetivos:
O aluno/a deverá ser capaz de: (aqui eu uso e abuso dos verbos de associação)
v Conhecimento: definir, escrever, selecionar, sublinhar, selecionar, relembrar, declarar, listar, reconhecer, reproduzir, nomear, rotular, medir;
v Compreensão: identificar, ilustrar, explicar, justificar, representar, julgar, selecionar, nomear, constatar, indicar, formular classificar;
v Aplicação: predizer, escolher, encontrar, construir, selecionar, mostrar, computar, avaliar, demonstrar, usar, explicar, desempenhar;
v Análise: analisar, selecionar, justificar, identificar, separar, resolver, concluir, comparar, separar, diferenciar, contrastar, criticar;
v Síntese: combinar, arguir, selecionar, repetir, discutir, relacionar, sumarizar, organizar, generalizar, sintetizar, derivar, concluir;
v Avaliação: julgar, suportar, identificar, avaliar, defender, evitar, determinar, atacar, selecionar, reconhecer, criticar, escolher.
Desenvolvimento do conteúdo:
Em texto descritivo coloque introdução (onde descreve uma breve revisão dos conteúdos das outras unidades), desenvolvimento e breve conclusão
Avaliação:
Será de caráter contínuo e processual considerando a participação do aluno nas atividades desenvolvidas e o assunto fará parte de uma avaliação escrita.
Recursos didáticos:
v Quadro acrílico, pincel atômico e apagador: sempre coloco, pois mostra a face “multifacetária” do profissional. Nas provas didáticas sempre levo meu pincel e apagador, pois se tiver o quadro coloco nem que seja o título da apresentação (e apago no final).
v Apontador de slides.
v Projetor de slides.
Bibliografia:
utilizo sempre as referências com a norma da ABNT
Cidade, dia, mês ano
______________________________________
Professor (a) coloque seu nome
——-
Espero ter ajudado na elaboração de planos de ensino
Muito bacana! Adorei a forma como foi escrito, parabéns para autora.
Ficou muito didático seu texto, Melka! Ainda não precisei elaborar um plano de ensino, mas certamente vou recorrer ao seu texto no dia em que precisar!
obrigado por esta publicação!!
Gostei, trata se de uma informacao bem resumida com facilidade a compreensao. acho que devia servir do modelo.
Ótimo, trata_se de fundamento teórico e pratico