Chegou o final da pós-graduação. Provavelmente você está a ponto de surtar.
Em meio a noites sem dormir, horas na biblioteca, prazos cada vez mais curtos, orientadores inconvenientes, remédios para dor de cabeça e várias dúvidas existenciais (“Por que eu comecei isso afinal?“), você deve estar preferindo se eletrocutar em uma cadeira elétrica a continuar os próximos meses (ou dias) na pós-graduação.
Calma.
Esse é o pior momento para se decidir surtar e jogar tudo para o alto. Se você não sabe o que fazer para parar de arrancar os cabelos, aí vão 4 dicas simples para não surtar no final da pós-graduação:
1. SE ALIMENTAR BEM
Ok, você vai dizer que já sabia disso. Mas você está de fato cuidando da sua alimentação? É justamente nos momentos de estresse que esquecemos de comer ou almoçamos só um salgado na lanchonete. Uma alimentação saudável na qualidade e quantidade vai te ajudar muito nessa etapa.
Não pular nenhuma das refeições principais e comer a cada 3 horas alimentos leves, como frutas, trará mais energia para o seu organismo nas infinitas horas escrevendo. Ah! E beber muita água! Pelo menos 2 litros por dia.
2. DORMIR BEM
A insônia já deve ser sua melhor amiga nesse momento. Mas mesmo que ela apareça todas as noites, é muito importante que você resista à vontade de levantar até a geladeira ou ver televisão. Permanecer deitado de olhos fechados, relaxa o corpo e a mente e vai te ajudar a dormir as tão desejadas 8 horas de sono por dia.
Parar as atividades 1 hora antes de deitar (isso inclui celular e computador), tomar um banho quente e fazer algo relaxante ajudam a ter um descanso mais profundo no sono.
3. RESPIRAR
Isso mesmo! A respiração é a nossa maior aliada para terminar a pós-graduação! Quando estiver deitado antes dormir, de barriga para cima e com os braços ao longo do corpo, tome 10 respirações bem longas e profundas. A cada inspiração e expiração perceba o movimento abdominal.
Você pode repetir esse exercício quantas vezes quiser durante o seu dia, sentado no computador ou no ônibus. Muito importante: não se esqueça de abrir os olhos (bem devagar) ao terminar ou você pode acabar perdendo a hora.
4. MANTER A MENTE POSITIVA
Isso pode parecer impossível nas horas de surto… Mas ao praticar regularmente as dicas acima naturalmente sua mente terá menos dúvidas e pensamentos negativos.
Fazer atividades prazerosas como ler um livro, caminhar ao ar livre e estar com pessoas que te fazem bem (e que não fiquem perguntando como anda a sua tese) ajudará no seu suporte emocional para o que ainda está por vir.
Práticas de meditação também são muito recomendadas e você pode encontrar vários links online.
E que a força esteja com vocês!
Texto escrito por Rafaella Garbin, que é bióloga e está terminando o mestrado em Zoologia (UFRJ). Nas horas vagas é instrutora da organização Arte de Viver.
Força na peruca amiga. <3
Você tem todas as ferramentas que precisa.
kkk Muito obrigada pelo artigo, acabei de ter essa vontade de largar tudo. Vou dar mais uma chance para mim então kkk
😀 Força para nós!
XII estou só comelçando a “surtar”,faço Mestrado e um prof deu vários textos para resumir etc,quero vem em Dezembro.