A maioria dos cursos de graduação possui uma disciplina sobre metodologia científica, na qual o professor ensina os conceitos acadêmicos básicos de como redigir um relatório segundo as normas da ABNT e a ética na pesquisa. Porém, muitas vezes essa disciplina passa despercebida em meios às provas de cálculo ou inúmeros trabalhos para entregar, ou até mesmo porque o professor apenas ligava o projetor de slides e apagava a luz…
Então, é comum aprendermos a linguagem científica na prática, quando temos que escrever nossos primeiros relatórios de laboratório ou de iniciação científica. Na pós-graduação, notamos que ao escrever um artigo, a dissertação, ou a tese, a responsabilidade é ainda maior, e sentimos falta de uma boa aula sobre a escrita científica.
Para resolver esse problema e nos ajudar, o Prof. Dr. Valtencir Zucolotto da IFSC – USP criou um site que traz uma série de materiais, incluindo apostilas e vídeo aulas, baseados em quase uma década de experiência na criação e aplicação de cursos e minicursos em Escrita Científica.
As vídeo aulas possuem uma linguagem clara e simples, duram em média 30 min, incluindo exposições de exemplos e até sugestões de exercícios para adquirir mais prática em alguns tópicos. Tudo para nos ajudar no processamento e produção de artigos científicos de alto impacto.
Vale a pena conferir o site: escritacientifica.com
Texto escrito por Lucas Savio Fagundes – Engenheiro Civil recém-formado pela UNESP-Bauru, foi direto para o mestrado na área de Geotecnia pela mesma instituição.
Olá, Lucas,
Realmente, dar atenção às aulas de metodologia científica em meio à turbulência das outras matérias é uma tarefa difícil. Acabamos nos prejudicando com isso, como você concluiu.
Também tive que aprender muito na prática, mas também reservei um tempo para estudar a teoria. Os livros de metodologia científica podem, realmente, abrir nossa cabeça.
Ainda não tive tempo de ver o curso do Dr. Zucolotto, mas você não foi o primeiro a referenciá-lo. Tenho que dar uma olhada!
Se tiver um tempinho, dê uma olhada nas dicas de escrita que compartilhei no meu blog: lucaspalhao.wordpress.com
Abraço,
Lucas Palhão