Poucas coisas podem ser tão aborrecidas como um seminário mal preparado. A impressão que se tem é a de que vai demorar uma eternidade para acabar.
Dá tempo de pensar na bolsa que não caiu, no prazo de envio dos resumos, no adversário que o seu time pega na próxima fase do campeonato, no churrasco do final de semana…
Prender a atenção das pessoas é uma arte.
E as técnicas utilizadas para falar em público estão em livros e cursos inteiramente dedicados ao assunto.
Como não tenho a pretensão de publicar nada tão extenso, separei apenas dez recomendações que são solenemente ignoradas em algumas apresentações de seminários por aí. Vamos a elas:
1. Não leia.
Esta é a regra primordial, não deveria nem precisar de explicação. Mas se ainda não estiver convencido, serei direto: a partir da 4ª série do ensino fundamental, ninguém mais necessita de ajuda para ler. Por favor, respeite o seu público.
2. Chegue cedo.
Jamais subestime as implicações da Lei de Murphy na Pós-Graduação. Ela não falha. Em dia de apresentação, tudo que pode dar errado acaba acontecendo: a sala está trancada, o projetor não liga, o microfone não funciona e a apresentação não abre.
3. Prepare sua apresentação.
Em outro post, abordamos algumas dicas para preparar a parte visual da apresentação. Planeje a sua apresentação colocando-se no lugar do seu público. Pense na sequência de ideias que irá apresentar para que a sua mensagem seja transmitida com sucesso.
4. Cuide da sua aparência.
Tenha em mente que você será o centro das atenções, por isso capriche no visual. O desleixo com a aparência dá a impressão de que o prelecionista dá pouca importância à apresentação.
5. Deixe claro o tema e a estrutura da apresentação.
Prepare seu público para o que está por vir, assim ele organizará as ideias com maior facilidade e não interromperá para perguntar sobre assuntos que serão expostos apenas alguns slides à frente. Comece como frases do tipo “o tema abordado será…” e “a apresentação está dividida em n partes; na primeira parte…”
6. Não economize exemplos.
Apresente os conceitos seguidos de exemplos, reais ou não. Eles são importantes na compreensão e na retenção do que está sendo apresentado.
7. Use do bom humor, mas não abuse.
O humor ajuda a descontrair e a despertar a atenção dos seus ouvintes. Mas se você não é acostumado a fazer humor no seu cotidiano, melhor não deixar para tentar isso em uma apresentação. Soa artificial e todos percebem.
8. Atente para a postura.
Durante a apresentação, você não se comunica apenas verbalmente. Seus gestos, a entonação da sua voz e sua postura também faz parte da comunicação. E nunca fique de costas para o público, ok?
9. Não aponte suas falhas.
Nada mais chato do que alguém que fica se desculpando o tempo inteiro. Muitas vezes, se o prelecionista não chamasse a atenção para as falhas, elas passariam despercebidas.
10. Cuidado com os vícios de linguagem.
São os famosos “éééé”, “mmm” e “aí” das apresentações. Geralmente são grunhidos emitidos enquanto o interlocutor pensa. Vício de linguagem também é difícil de largar: você se policia para acabar com um, acaba adquirindo um novo. Por isso, vigilância constante.
Existe um livro muito bom que demonstra varias dicas de um dos caras mais impressionantes na arte de apresentar (Steve Jobs). O nome do livro é: “Faça como Steve Jobs”.
Esse “Vigilância constante” é a frase número um de Alastor Moody (quem conhece Harry Potter, sabe do que estou falando).
sim sim
Tivemos um ótimo seminario
mt bom… adorei. vai me ajudar mt no meu curso de logistica
isso vai me ajudar muito !
obrigado pelas dicas!!!
muito otimo para mim
Ótimas dicas, eu já estava ciente de boa parte, mas é sempre bom rever.
Para mim foi muito bom,ótimas dicas obrigada.
tudo 10
muito bom as dicas.vão me ajudar bastante.
Perfeito!
Obrigado o meu é semana que vem me dê sorte😍
Perfeito ! Vai me ajudar muitíssimo .. ótimas dicas
dicas mt boas, curti muito
mais segurança ao rever essas dicas. Obrigada
Parabéns! Pois gostei muito das dicas abordadas… Bjs
Realmente, ótimas dicas para fazer uma boa apresentação.
obrigado,me ajudou muito,vou apresentar meu primeuro seminário.
fico tão nervosa na hora de apresentar que acabo esquecendo tudo, o que devo fazer?
Regina>
Um único Inderal ajudou-me imenso – Pergunte ao seu médico, pois só ele poderá avaliar o seu caso e receitar, obviamente.
Boa sorte
o que é inderal?
Tenho um Seminário para apresentar sobre ‘Auto da barca do inferno ‘ eu já estudei antes acaba sendo mais fácil , porém será em grupo , e meus amigos , não sabem muito ler sem olhar no papel , isso é constrangedor , porém eu consigo , mas não quero ser o centro das atenções , querendo mandar em tudo isso é chato , mas quero um seminário muito bom , até por que é a minha primeira vez , e não quero me decepcionar.
Estou procurando ajuda para saber qual a melhor maneira para me apresentar,tipo : com cartazes , slides , fotos,texto , videos …Coisa desse tipo sabe ? me ajudem gente , será importante para o meu aprendizado .
Estou no 3º ano do Ensino Médio . Bjsss
Tamires,
Você precisa ter em mente que a apresentação em si é feita por você e seu grupo. É aí que atenção de quem assiste ao seminário deve estar.
Se o seu grupo conseguir passar apenas oralmente a mensagem que vocês decidiram passar, sem nenhum outro tipo de recurso, não haveria problema.
Mas as vezes é preciso mostrar figuras, gráficos, fotos, etc para que a comunicação seja eficiente.
Imagine se você solicitasse que os alunos da sua classe tivessem que imaginar um gráfico de colunas? Complicado, né?
Neste caso, lançamos mão dos recursos que você citou, para AUXILIAR na apresentação.
Repare que estes recursos devem ser apenas um tipo de complemento, de suporte, e não podem tirar o foco da apresentação do seu grupo.
Pelo que você relatou, o problema do seu grupo está em “não sabem muito ler sem olhar no papel“.
Ler é um dos maiores “crimes” que uma pessoa pode cometer em um seminário.
Imagine que você fosse explicar esse texto para os seus pais ou para algum amigo seu. Como seria?
Então reúna-se com o seu grupo, organize a apresentação – divida o quê cada um irá falar – e ensaiem muito.
O grande erro está em querer dizer exatamente o que está escrito no papel ou no slide. Deixe isso para os atores.
Fale com as suas palavras, do seu jeito, da forma que é mais fácil de lembrar.
E, novamente, ensaiem muito, ok?
obrigado pós graduando, seu blog alem de facilitar a minha apresentação, também facilitou a minha pesquisa.
Seminário, no inicio era um terror ficava nervosa tensa e muito tremula, mais do meio por fim conseguia relaxa e conseguia apresentar com uma boa performer, mais aconselho não se tem um bom resultado se você não sabe do assunto exposto o ideal é estudar bastante para não ficar navegando no espaço.
Permita-me fazer uma pergunta nesse espaço que tenho frequentes dúvidas:
Consulta
Permita-me fazer uma consulta nesse espaço, tenho, frequentes dúvidas: Estou preparando um seminário e gostaria de uma orientação sobre a metodologia que pretendo utilizar. Trata-se de um tema que acredito ser objeto de discussão de mais de um dia em apenas um turno em principio:
– A sua realização seria em dois dias, um modulo em cada semana de (04) quatro ou (08) oito horas, colocando em cada modulo 02 (dois) expositores. Não cogitei de Mesa-redonda pro se tratar de um tema bastante explorado que é futebol.
– Qual é a sua sugestão?
Agradeço a colaboração e parabéns pelo site
Prof. Francisco de Assis Bezerra de Melo
Obg, muito bom! Vai me ajudar mto
Oi boa noite eu tinha algumas duvidas assim que comesso o curso de psicologia ..nem sabia o que era apresentar um seminário ..mas com essas dicas com sertesa irei apresentar melhor meu próximo seminário obrigada pelas dicas….
Obrigado pelas dicas, realmente são muito úteis. Para que quiser mais detalhes sobre o assunto, eu recomendo o curso Como Apresentar Seminários (ampliacursos.com.br) ele fala como organizar o estudo, a técnicas de leitura, como formatar o trabalho e até como criar apresentação de slides. Vale a pena conferir 😉
Muito obrigada pelas dicas!
olha…tenho trauma de seminário…fico tão nervoso que me da um branco…começo mais paro…ai começo a falar rápido pra terminar logo…como faço…estou numa graduação de Terapia Ocupacional e esse período vai ter bastante seminários…??
Adorei Esse blog me ajudou muito, até porque vou apresentar pela primeira vez um seminário e estou muito nervosa e tenho muita vergonha, mas vou me esforça. Meu seminário é sobre “Beleza Não Se Põe na Mesa ” Gostei Muito ?
Muito boas essas dicas! … tudo o que preciso para deixar minhas apresentações muito melhores.
um bom comentario sempre ajuda!isso vai me ajudar bastante
Gostei muito das explicações sobre como ministrar um seminário, porém quando o assunto é muito grande fica difícil em algum momento não ler o slide.
Perfeito, adorei vai ajudar bastante com o meu grupo
Belas e importantedicas DICAS.
ola boa noite, estou no segundo semestre do curso de turismo na Uneb, nunca apresentei um seminário que eu não fique nervoso, nem me der um tremedeira e o suor em abundância. preciso de uma ajuda que isso estar me desestimulando.
Excelentes dicas . essenciais para qualquer apresentação , parabens
Sou estudante de pedagogia 4 semestre,estudo tudo direitinho fico por dentro do assunto,mais na hora de apresentar o seminário automaticamente esqueco tudo,os olhos escurece não vejo ninguem.realmente isso e muito ruim e uma sensação de derrota ….mais acredito que com essas dicas irá me ajudar muito. Obrigada!.
Eu tbm sou assim,nossa é horrível não sei mais o que fazer.
Como Produza um texto de 10 linhas sobre como melhor se posicionar para um seminário e quais ferramentas usar para dada ação.
Obrigado o meu é semana que vem me dê sorte😍
Eu amei muito as dicas obrigado mesmo
.