Não tem jeito, se você é um pós-graduando com certeza já se pegou desesperado chorando por não ter tempo para escrever seu artigo, terminar de ler o livro para a resenha, estudar para prova, se encontrar com o orientador, trabalhar na pesquisa do seu orientador, ler o artigo do seu amigo que você prometeu feedback, DORMIR, se alimentar… e a lista nunca acaba.
Meu primeiro semestre de mestrado foi o pior semestre da minha vida, até que eu recebi um conselho do professor com quem eu trabalhava que mudou minha vida: Você precisa administrar seu tempo do mesmo jeito que administra seu dinheiro. E como a grana é curta, administrar dinheiro é uma coisa que todo pós-graduando sabe fazer muito bem. É necessário ter disciplina e foco, mas com organização é sim possível organizar seu tempo, fazer tudo o que você precisa e ainda por cima ter (relativamente) uma vida.
1. Entenda que seu tempo é um recurso escasso, você só tem 24 horas por dia e sete dias por semana.
Conte quantas horas você gasta para fazer suas atividades do dia-a-dia, até mesmo as coisas pequenas como alimentação e deslocamento. Cada hora do seu dia conta.
2. Determine quantas horas por dia você vai gastar com cada atividade.
Quanto tempo você vai dormir, quanto tempo vai ler, quanto tempo vai trabalhar no seu artigo? Escolha cautelosamente quantas horas por dia você vai gastar com cada atividade do seu dia. Programando suas horas você vai perceber quantas horas desperdiça e quantas horas não são bem aproveitadas.
3. Planeje sua semana.
Faça um esquema semanal com tudo o que você vai fazer todos os dias. Escolha que dia você vai trabalhar em qual projeto e reserve um dia na semana para cada um deles. Separe 30 minutos no final de semana e planeje tudo o que você vai fazer durante e semana em detalhes.
4. Coloque no papel.
Planeje o seu dia hora a hora e coloque tudo no papel. Faça um esquema com os horários que você vai fazer tudo. Seja meticuloso, não se esqueça de nada. Planeje a hora que você vai acordar, quanto tempo vai usar para se arrumar e chegar no campus, quantas horas vai gastar em cada atividade.
5. Mantenha seus prazos e deadlines em ordem.
Coloque no seu calendário todos os prazos que você tem. Tenha eles sempre em vista e lembre-se deles quando estiver planejando sua semana.
6. Priorize o que é importante, não o urgente.
Se você não terminou as leituras para a aula do dia seguinte no tempo que você determinou, não use o tempo do artigo que é só para o final do semestre para fazer isso. Tenha sempre em mente que o importante é sempre importante não importa se o prazo está perto ou longe. Reserve um tempo do seu dia ou semana para projetos de longo prazo que sejam importantes e não os use para outra atividade. Reserve mesmo que seja 30 minutos para a sua tese ou artigo. Isso pode te salvar algumas noites de sono quando o prazo estiver chegando.
7. Tenha seu planejamento sempre em vista.
Coloque seu planejamento na sua parede, escaninho ou tela de fundo do computador, o importante é estar em um lugar onde você vai ver todos os dias não vai se esquecer.
8. Cumpra seu horário!
Tenha disciplina. Talvez no início seja difícil, mas eu te prometo que se você fizer um horário ajustado, baseado no bom senso (por favor, não planeje dormir 4h por noite!) e cumprir, você vai conseguir fazer tudo o que precisa.
9. Separe um tempo para você.
Tire umas boas horas na semana pra relaxar e esquecer os estudos. Recarregar as energias é muito importante, não só para evitar enfartar com 25 anos, mas também para ter uma maior produtividade nos momentos que você estiver estudando ou escrevendo. Um dos meus professores nos recomendou um dia na semana sem fazer nada, mas até hoje eu não consegui realizar esse feito. Mas se você separar as noites de final de semana e metade do dia no domingo já é o bastante para se recarregar e encarar mais uma semana de longas jornadas de estudo.
Ter tempo para fazer tudo o que a pós-graduação exige não é fácil. Mas com um pouco de dedicação, disciplina e foco eu tenho certeza que você vai conseguir chegar no final do semestre vivo e com tudo pronto dentro do prazo.
Texto escrito por Barbara Soares dos Santos, graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Vila Velha e mestranda em Ciência Política pela Universidade de West Virginia.
Adorei o texto, dicas muito úteis. A dica “7. Priorize o que é importante, não o urgente.” é muito útil para não perder o foco dos projetos de longo prazo. Dicas muito pertinentes.
Excelente texto. Consegui me enxergar em cada tópico.
Só gostaria de saber onde está o item 3!
kkkkkkk
Falha nossa!
Dicas fundamentais, Bárbara!
Vou imprimir seu texto e colar no mural do laboratório!
Belas dicas!
A administração do tempo faz muita diferença em nossa vida, principalmente na qualidade dela!
Ainda não somos o que queremos porque não temos tempo! kkkk…
Ótimas dicas! E as colocarei em prática. Ainda estou no último ano do Ensino Médio, mas preciso delas.
Eu preciso organizar o meu tempo e estas dicas acho que me vão ser muito útil pois pretendo terminar a minha tese de licenciatura
Adorei as dicas. Na verdade, minhas tarefas são bem diferentes do que as suas porém busquei no google a frase chave “como fazer para organizar meu tempo” , e fiquei muito feliz em ler seu texto. Irei praticar sim !
Não sou pós graduada kkkkk .mais gostei muito do artigo sou mãe de quatro filhos e o tempo também é um grande problema para mim o seu artigo vai ser muito útil para mim obrigado
Muito bom . Eu já Fasso isso se não eu não consigo me ajar. Sempre Fasso todo o planejamento na noite anterior e está dando certo.
Muito bom é assim que as coisas funcionam com planejamento.
Boas dicas. Obrigada. Tento de planejar tudo na minha vida. Sinto me mais segura. Utilizo as ferramentas digitais agora, prinicipalmente kanbantool.com/pt/. Ajuda me controlas as coisas :)) Recomendo!