Os resumos podem ser considerados a “vitrine” do seu trabalho, a parte que irá despertar nas pessoas o interesse pelo seu texto, principalmente em artigos, e onde são destacados os pontos relevantes da pesquisa.
Invariavelmente o resumo será a seção mais lida do seu documento científico e, por isso, é importante que seja bem formulado.
Basicamente existem três tipos de resumos (Ferrarezi, 2011):
RESUMO CRÍTICO (ou resenha): é um resumo redigido por especialistas como análise crítica de um documento.
RESUMO INDICATIVO: é possível encontrar nele apenas os pontos principais do trabalho, sem a apresentação de dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
RESUMO INFORMATIVO: neste tipo de resumo o leitor irá encontrar detalhes sobre os objetivos, os materiais e métodos utilizados, os resultados e as conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Independentemente do tipo de resumo, o mesmo deve conter o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento (Medeiros e Tomasi, 2008).
A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento.
No resumo informativo estas seções são descritas de forma mais detalhada, enquanto nos resumos indicativos, de maneira mais sucinta (Vianna, 2001).
O texto do resumo deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias.
Em relação ao seu formato, o resumo é escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa (Santos, 2015).
O número de palavras pode variar de acordo com o tipo de documento: de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; e de 50 a 100 palavras os trabalhos destinados a indicações breves (Cervo e Silva, 2006).
Os resumos críticos não possuem um número de palavras estipulado. Neste caso, o autor precisa utilizar do bom senso para determinar o tamanho necessário.
A escolha das palavras-chave também merece cuidado especial, pois estas possibilitam que seu trabalho seja encontrado por outros autores.
As palavras-chave devem ter relação com os principais temas abordados no trabalho, de forma que sejam uma síntese das principais ideias desenvolvidas no documento. São utilizadas geralmente de três a cinco palavras-chave, logo abaixo do resumo e separadas por pontos (Barros e Lehfeld, 2007).
O abstract segue a mesma estrutura do resumo, e é importante também que seja bem escrito. Recomenda-se aos que não possuem proficiência em inglês que solicitem a tradução a um amigo ou que contratem um serviço de tradução, ou de revisão, para os que possuem domínio intermediário.
Mas por favor, evite constrangimentos com abstracts elaborados pelo Google Tradutor.
A chance de dar errado é grande.
Me nteressei ppelo artigo sobre o que não fazer nas monografias. Como sou professor pensei em utilizá-lo em minhas aulas (citando a fonte, é claro), mas não consegui copiá-lo ou imprimi-lo. Vocês poderiam me explicar como fazer para copiar ou imprimir ou enviar o artigo para [email protected]
Um abraço,
Afrânio Garcia
use o app evernote cllip no navegador chrome, ele coia tudo o que aparece na tela.
Afranio, use o app evernote cllip no navegador chrome, ele coia tudo o que aparece na tela.
Gostaria de saber se posso escrever o resumo usando tamanho de fonte número 12?
Só não pode,como deve.
gostei da forma como foi elaborado o tema: como elaborar resumo para trabalhos acadêmicos.
Gostei muito do texto. Você teria um modelo para latex que possa distribuir ?
grato
O texto é a íntegra da norma da ABNT6028:2003.
simplesmente apoiar para que continue elucidando com textos de apoio como estes, sensacional
gostei muito!!!!! me ajudou demais!!!!
Excelente. Me ajudou muito na realização de um resumo para conclusão de curso.
Deve haver um título?
O resumo não terá título. O título é o do trabalho acadêmico.
não é necessario titulo!!!!!!
gostei muito, me ajudou bastante, mas gostaria de saber qual o tamanho de fonte usar, para título, referências..
Parabéns por compartilhar conhecimento, num momento em que todos só pensam em si.
Ola!!!
mim foram muito útil, suas informações.
Gostei
Essas informações eram exatamente as que eu estava procurando para meu projeto. Obrigado!
Parabéns pelo artigo. Ajudou bastante! Muito útil! Continue assim. Obrigado!
Que bom agora tenho a ajuda que necessito ex trabalho interdisciplinar pôr favor meu trabalho não é em grupo
Tenho que fazer um resumo de um texto acadêmico, mas as palavras estão fugindo, não estou conseguindo concentrar, ou seja, não estou conseguindo sequer iniciar o texto. Alguma sugestão? Estou péssima!
Perciso fazer um resumo de um trabalho academico mas, não estou conseguindo não entea na minha mente ideias , escrevo muitas palvras , fica muito comprido o resumo , por favor me ensina como devo fazer?
Obrigada
Parabéns. Breve e de fácil compreensão me ajudou bastante. Continue distribuindo conhecimento.
Ameiiiii!
Gostei dos esclarecimentos!, porém muitos pesquisadores têm dúvida se o Abstrat pode ficar no final do Artigo ou tem de estar abaixo do Resumo.
Excelente artigo, me ajudou bastante!
Tenho que fazer um resumo de um texto acadêmico, mas as palavras estão fugindo, não estou conseguindo concentrar, ou seja, não estou conseguindo sequer iniciar o texto. Alguma sugestão? Estou péssima!