O Dia dos Pais está chegando e sabe o que isso significa? Para muitos absolutamente NADA! Mas para nós (pós-graduandos) só pode significar um temor: Almoço com TODA a família.
Este evento adorável (ironia), implica em contatos com parentes que nós adoramos (só que não), que durante as conversas ao redor da macarronada, eventualmente terminam com aquela tia (que gosta de puxar papo com os “jovens”) questionando: “Então, você se formou há um booooom tempo e agora tá trabalhando com o que?”, ela escuta a nossa resposta, mas a ignorando completamente aplica o famoso ippon: “Nossa… Então, a única coisa que você tá fazendo é ESTUDAR?”.
Respire FUNDO! E desfrute de algumas respostas inusitadas (ou não) que podemos proferir para aquele parente “adorável” durante o almoço do Dia dos Pais:
– Você podia tentar convencer meu orientador disso. (à la Pós-Graduando Bonzinho)
– Na real, eu SÓ tento sobreviver com a bolsa CAPES. (à la Pós-Graduando no final do mês)
– É titia, seu sobrinho favorito vai virar um grande estudioso! Super inteligente! Mas mudando de assunto, e aquele seu carro? Já decidiu pra quem vai deixar? (à la Pós-Graduando Interesseiro)
– Não! Eu faço pesquisa com dois tubos de ensaio, um isqueiro e três gotas de HCl (à la Pós-Graduando MacGyver)
– Não tia, eu sou GRADUANDO… PÓS-Graduando (à la Pós-Graduando 007)
– É tia, mas para estudar que nem eu tem que ter nervos de aço! Grrrrrr! (à la Pós-Graduando Rocky Balboa)
– Eu ultimamente SÓ estudo. E você? Só na palavra cruzada? (à la Pós-Graduando Meu Malvado Favorito)
– Eu estudo! Você preferia que eu tivesse roubando? Matando? (à la Pós-Graduando Cidade Alerta)
– Sim, to estudando. Mas e você? Nunca vai terminar a oitava série? (à la Pós-Graduando Escandinavo)
– Me deixa com meus estudos… E fique com sua osteoporose. (à la Pós-Graduando Viking)
– Oooo SUA VELHA MALDITA! Vai tomar no… (Oooopa! Me desculpem, me descontrolei. Voltando…)
– Eu não SÓ estudo. Eu estudo a Teoria da Relatividade Geral, levando em consideração a Relatividade Restrita sobre o espaço e o tempo que propõe a generalização do principio da relatividade do movimento para sistemas que incluam campos gravitacionais. (à la Pós-Graduando Einstein)
– Eu estudo, escrevo, faço experimentos, faço pesquisas, faço relatórios, ajudo nas aulas da graduação, preparo as aulas da graduação, trabalho nos projetos dos meus colegas de pós, eu tenho prazos, obrigações e funções. Ah! Eu também tenho chefe. Tá bom pra você? (à la Pós-Graduando Fantástico). Palmas para ele: Clap! Clap! Clap!
– QUE? QUE? MEUS RESULTADOS ESTÃO ERRADOS?! AI MEU DEUS! O que eu to fazendo aqui?! Eu preciso escrever minha TESE! (à la Pós-Graduando prestes a defender)
– Agora é a sua vez de dar a sua RESPOSTA! Desabafe!
PS: Ahhhh! E antes que eu me esqueça… Feliz Dia dos Pais! Para todos OS pais pós-graduandos… E também DOS pós-graduandos!
Como eu odeio essa pergunta já fui obrigada a mentir que trabalhava várias vezes para pessoas que eu não possuía muita intimidade por não saber o que responder.
Jaqueline, eu também já fiz isso… =X
Eu sempre respondo: sim, eu só estudo, poderia fazer isso pro resto da minha vida. Não sei como você vive com horário pra acordar?! Tenho muito orgulho de estudar e trabalhar não significa um fim em minha vida. Há muito mais que um emprego como oportunidade pra ser feliz. Quando me perguntam se só estudo, digo sim, porque isso me faz feliz. Se eu estou feliz devem ficar felizes por mim também.
Boa resposta Ana!
É, complicado né. Pior aqueles que emendam “oooh, vida boa!” Eu retruco direto: pois é, tá cheio de oportunidades de bolsa, porque você não tenta conseguir uma igual a que eu consegui? E termino com um sorriso amarelo :3 haha!
Nossa Thais, esse “oohhh vida boa” me mata” ahhahahaha
Pior que acham que é fácil só estudar!!!
Pois é, né?!
Sim.. só estudo e vc ainda é que paga meu salario!!! E isso eu já respondi de verdade!!! hahaha
Quando eu tenho mais intimidade tambem solto essa! hahahahhahahahahaha
Pergunta: “Você só estuda?”
Eu respondo: “nãoooo… imagina! Estudar é o que eu menos faço! Eu sou pago pelo governo federal para acordar a hora que quiser, ver televisão, viajar, ficar no facebook e testar os jogos novos de vídeo game”.
Adoro despertar a inveja nas pessoas.
;D
Cruel, hein Marcelo?
Eu respondo: “Sim, SÓ estudo… e vc, SÓ trabalha???”
ou SÓ vive de aposentadoria?!
Diante desta pergunta eu costumo responder o seguinte: depende, se vc considera pós-graduação SÓ um estudo, então eu SÓ estudo. Mas na verdade este é meu trabalho, pq eu vou para o laboratório todos os dias, 5 ou mais dias na semana, chego a trabalhar mais que 8 horas por dia e ainda assim tenho relatórios e muita coisa para fazer quando chego em casa. Pós-graduação dá mais trabalho do que SÓ trabalhar =*
Mandou bem Patricia!
é por essas e outras que a pesquisa no Brasil é desvalorizada!
Concordo com vc Ludmila…
qndo a pessoa é mais instruída eu falo que faço mestrado na USP.. e logo a pessoa pergunta da concorrência, fica espantada que eu tenho bolsa, pois sabe que não é fácil ter uma .. deseja sorte, pergunta qndo defendo, se já tenho resultados, pergunta sobre as aulas de graduação que eu preparo, se as aulas são puxadas, é um papo muito interessante. Quando a pessoa não é muito instruída eu só falo que sou pesquisadora na USP .. que trabalho com doenças de plantas e desenvolvo métodos de identificação de doenças em hortalíças. Fico falando do meu patógeno e contando como faz PCR .. explico tudo o que eu faço. Como ela não entende nada a conversa acaba com um olhar vago dela e um sorriso amarelo meu.. fazer oque, né? tem que se valorizar.. OIHaHAiohOAIhOIHAiOHAIohA
Ticyana ta aí uma boa abordagem de marketing pessoal!
Nãoo… Na verdade nem estudo! hauhua Só passo meu tempo usando drogas e dando festas! ah, e também durmo. (Solto um arrotão e saio da mesa)… Por falar nisso, “licença aí, gente”.
Ou…
Então tia, não quer saber dos namoradinhos?
Ahhh nao Helen! Dos namoradinhos acho que é pior ainda! hahahahahahahha
Sim eu só estudo e ganho pra isso, bom né? O meu contrato é de dedicação exclusiva para universidade e eu não posso trabalhar enquanto estudar…rsrsrsrs…..Minha bolsa de doutorado é maior que seu salário.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Muito boa! Já me segurei várias vezes para não dizer isso.
Ana Carolina, já fiquei tentado a usar a última parte MUUUUITAS vezes! hahahahahhahahahhaa
Pois é Tia, graças às essas pessoas que, como eu, só estudam, a medicina ajuda para que existam 3 ou mais gerações da família almoçando juntos! E esses videogames portáteis que fazem a maioria das crianças da Tia virem no almoço! Ah e sem contar a internet que a senhora vai pedir pra alguém colocar as fotos do almoço depois!! No mais é isso mesmo!
AHUhauhHUAUhahuUHAuha… Mto bom Nathalia!
Ah, tem formas bem-humoradas de sair dessa situação…
“E você, só trabalha?” rs
O que costuma ajudar é falar que está “trabalhando em um laboratório de pesquisa da [nome da sua universidade aqui]”. (Pra galera das humanas, vou ficar devendo rs)
Dificilmente alguém vai contestar. É o jeito de se fazer entender rapidamente…
Tá aí um bom jeito Fred!
Só estudo e ganho mais que você!
Será q o INSS tá pagando melhor q a FAPESP? =P
Seeeeempre aquele momento lastimável. Para algumas pessoas dá vontade de dizer: “Pois é… só estudo e ganho mais que você!!!!!”
=P
P.S: Não que a nossa bolsa seja maravilhosa, mas pelo menos é mais que um salário minimo de muita gente.
uHAUhahuUHAUHah… Verdade… Já fiquei com essa entalada vaaaarias vezes!
Sim, eu só estudo e sou muito melhor paga por isso do que muitos profissionais por ai. Vc podia tentar uma bolsa neh titia! Que faculdade que a senhora fez memo?! Nehuma?… opa! Kkkkkkkkk
AHUhauhAUuahuHUAuhauh… Boa Carol!
“Mas vc só estuda??? Mas vc não vai parar de estudar não??? Quando vc vai começar a trabalhar???”
Resposta 1: entra no mestrado e/ou doutorado tb, depois a gente conversa sobre “só estudar”!!!
Resposta 2: quem só estuda é minha irmã que ta na 7ª série, eu faço mestrado!!!!!!!!!!!!
Um beijo no ombro =**
kkkkk
“quem só estuda é minha irmã que ta na 7ª série, eu faço mestrado!”
SENSACIONAL! kkkkkkkkk
A resposta 2 é sensacional!!! UAUhauhHUAuhauhHUAuh
Essa pergunta é recorrente. Do vizinho ao barbeiro me perguntam se eu estou trabalhando, ao responder que “só” estudo, lançam aquele olhar “que cara preguiçoso”.
É exatamente esse OLHAR q dá mais raiva!
eu só estudo, só trabalho, só ganho dinheiro e só me preocupo com a minha vida.
Simples Assim!
A resposta:
Atualmente eu só estudo, mas estou esperando a resposta de um teste para dançarina de uma nova banda de ……..(insira um estilo musical muito distante de você). Até lá vou escrevendo artigos….
Aí vc sai com cara de triste!
As reações são engracadissimas!
uAHhahUHAUHauHUAUuah… Boa Ana!
Geralmente a resposta é:
“Tá achando pouco? Vou te dar metade dos artigos que já li esse mês, aí vc me conta…” rsrs!
Só umas 300 paginas… =/
Melhor dizer: Tô na moda. Ganho bolsa 🙂
uHAuhahHAuauhAUHu…. Vou divulgar essa pras meninas!
Sim só estudo afinal o que seria de nós se alguém não colocasse o cérebro pra funcionar! o que seria de nós sem o estudiosos? Não teríamos os meios de transporte, internet…
E finaliza com um …
E vc só trabalha ?
Amei! Vou aplicar kkkkkkkkkkk
Tambem vou aplicar essa! Um vdd chute na cara!
Sinto informá-los que mesmo depois que vocês terminarem a pós-graduação, a tia não desistirá. Depois de aprovada em concurso, eu ouvi que eu ganho “TUDO isso como professora universitária para lecionar SÓ 12 horas de aula semanais?!”
Ahhh Priscila… Não fala isso… hahahahahahaha
Oooo Tia, faço pós: sabe o q significa mestrado, doutorado e pós-doc? Não? Eu explico: sou tão foda que o governo me paga pra estudar!!!
Hahahahhahahahaaha… Booooa!
Eu “SÓ” estudo tia, e seu regime, como está?
Aiii… Mancada essa! hahahahahhahaa
Eu já disse mais de uma vez o clássico: “Além de só estudar, eu ainda sou paga para fazer isso, chato não?” Se for explicar para todo mundo o que é fazer uma pós-graduação o almoço de família vira janta rs!
Hahahahahahhaha… Vdd Camila!
Caramba, Daniel, mais um texto excelente. A “Eu ultimamente SÓ estudo. E você? Só na palavra cruzada?” eu vou ter que usar hein…muito boa. Às vezes dá vontade de mandar um “na verdade eu sou um (traficante/serial killer/agente da CIA disfarçado/o Batman) e uso os estudos apenas como disfarce, mas só a senhora que sabe. Não dê com a língua nos dentes ou terei que eliminá-la hein
“.
Hhahahahahahha… Pois é ne Giovani? Tenso d+! Legal vc t aparecido aqui pra ler! Valeu msm cara! Abs
É uma pergunta extremamente recorrente! Acho que o mais simples é responder que ”sim”. É mais simples, tenho um pouco de preguiça de explicar que pós-graduação é muito mais que ”só estudar”.
De qualquer forma o texto é muito bom Daniel!
Hahahahahahhaahahaha… Sua cara msm Brunão! Abraço maluco!
Eu digo “Trabalho como pesquisador graduado na (nome da universidade)”
essa resposta não contem mentiras, e você ainda sai por cima…….
Essa é uma excelente resposta. Nunca tinha pensado nisso… hahahaha
Poís é tia, pessoas inteligentes só estudam e ganham pra isso. E você só trabalha?
Ou vive de aposentadoria?
Resposta: Não! Estudar é só um hobby. Sou Gênio, bilionário, playboy, filantropo. Pós é só nas horas vagas, sabe, pra passar o tempo mais rápido.
à la Pós-Graduando Homem de Ferro! hahahahahah… Tony Stark mode on!
O duro é “Mas vc não vai parar de estudar, não?”, “não acaba nunca essa sua universidade, hein?”…
– Mas eu já acabei, é que agora tô fazendo… pós-graduação [descobri que é melhor do que dizer “mestrado”, que a maioria nem sabe o que é]. Recebo uma bolsa pra trabalhar pra universidade.
– Ah.. tu vai pra lá todo dia? (pergunta pq já me pegou de pijama em casa em horário comercial)
– Não, trabalho a distância mesmo. Tudo pela internet, tia.
É hellena! Todos nós passamos por isso, fica tranquila! hahahahahaha
Na verdade, eu sou o Batmaaaan huahuahuahuahuahuahuahua
HAUHauhAUHhuauhHAHUauhhuAHUhua… Essa do Batman é lendária!
Eh, so que sou tao boa em estudar que o governo me paga pra fazer isso. (Pos graduando recalcado, impressiona somente se a pessoas nao souber o valor da bolsa, heheh)
ótimo marketing pessoal! hahahahahahhahahahaha
1ª Opção: Pois é, enquanto uns pagam pra estudar, eu recebo SÓ para estudar!
2ª Opção: Sim, eu SÓ estudo! E pretendo continuar SÓ estudando por mais 4 anos de doutorado, quando o mestrado acabar. Enquanto isso o governo paga minhas contas!
3ª Opção: Quer melhor do que ficar em casa, na internet, na minha cama e, ainda por cima, ganhando para ficar SÓ estudando tia????
Isaura, tem q fazer um combo com as 3 respostas! hahahahahahahhaha
Hilário, Daniel!!
E os comentários do pessoal também!
Me identifiquei!!
Obrigado Chris!!! Também me identifiquei com os comentarios! Muito bons!
“Sim, só estudo, mas sei como se sente tia, o mundo é assim mesmo… uns nascem pra rir e outros pra chorar (termo antigo pra ela entrar no espírito da coisa)… enquanto eu ganho só pra estudar outras pessoas estão trabalhando o dia todo para me sustentar, tudo isso só porque eu sou mais inteligente do que elas. Mundo cruel! Mas não fique triste tia, hoje em dia existem várias bolsas pras pessoas mais burrinhas também! Quem sabe um dia vc não descola uma bolsa-família né…”
Então a melhor parte, a resposta: “É a vida né…”
“É, é a vida…” e a conversa acaba.
Noooooooooooooooossa BOLSA-FAMÍLIA!!! hahahahahahahhahahahahaha… chorei de rir aqui!!!
Mesclando algumas das respostas que eu li, finalmente agora posso responder à altura aquele parente chato:
” Alguém tem que usar o cérebro, né? E eu eu não Só estudo, eu sou pesquisadora da […], com diploma de graduação na […]! Bem que vc podia tentar né?”
É Lígia! Belo resumo de tudo o que foi dito aqui! Hahahahahahahhahaaha.
Muito divertido, Daniel, e os comentários tão ótimos também hehehe várias dicas pra sair dessa situação!
A gente trabalha e ainda tem que ficar ensinando as pessoas que o nosso trabalho não é “só estudo”…
quem sabe com o tempo a gente vai mudando esse ponto de vista. A minha maior vitória por enquanto foi convencer minha tia avó de 93 anos que oós-graduação é (muito) trabalho hehehe
Minha resposta era: “Nem estudo e nem trabalho. Na verdade o meu plano é poder ficar surfando, viajando, relaxando na praia, enquanto engano todo mundo dizendo que estou fazendo pós-graduação em oceanografia. Mas por favor, não conte pra minha orientadora nem pra minha mãe…” Ver a cara horrorizada das pessoas me achando o pior vagabundo da Terra era sensacional.
Recentemente (há uns meses), escrevi de foma clara sobre essa questão no Face!!!
Povo: Você trabalha?
EU: Não eu estudo!
Povo: Estuda e faz mais o quê?
EU: Não eu tô cursando mestrado.
Povo: Aaaaah! então não faz nada, só de boa néh.
>>…Vem ficar no meu lugar PESTE, ( uma simples experiência de apenas 1 uma semana) aí eu quero ver neguim descobrir o que é estudar feito louco sem saber o que é ter vida social!!!! E não venha me dizer …”Pô tuh tem que sair para relaxar”….meu amigo se eu relaxar, eu me lasco….ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE!!…
Ps: Mesmo assim não me arrependo, além de amar tudo isso, eu sei que vai valer a pena!!
Eu estudo e trabalho, confesso que não é fácil mas também não desmereço quem se dedica exclusivamente aos estudos. É um privilégio se dedicar aos estudos, e me revolta ouvir dizer que “a maioria dos alunos da UFU(Universidade Federal de Uberlândia, cidade onde moro), são “filhinhos de papai” que SÓ estudam e não precisam trabalhar(sim, já ouvi muitas vezes esses absurdos). Eu pretendo conciliar trabalho com estudo mas minha mãe me apóia caso eu queira me dedicar integralmente aos estudos. Só não o faço pois já me acostumei a ter meu próprio dinheiro, mas não desmereço nenhum pouco quem se dedica exclusivamente aos estudos. Parabéns à todos que tem esse privilégio e espero que façam bom uso dele =)
Eu, normalmente respondo: Incrível né, só estudo e ganho R$ 2.200,00 pra isso! E você, como vai o seu trabalho? (obs: a maioria dos que perguntam ganham menos)
Kra comecei o mestrado esse ano e pretendo fazer doutorado (de preferência no exterior). Mas hoje pq falei q gostaria de fazer doutorado fora do país recebi uma resposta de minha irmã q ñ trabalho e q eu devia ajudar minha mãe pra comprar uma ksa e q se eu for morar fora nem tão cedo vamos comprá-la. Daí velho bateu akela raiva, mas me contive. Apenas respondi q akele q ganha pra estudar ñ precisa tá ganhando dinheiro pegando peso. kkkkkk. Mas a verdade é q já venho pensando sobre as possíveis perguntas e sei q td esse sofrimento psicológico no fim será recompensado, pois qd for Prof concursado numa boa Universidade ou ter passado num bom concurso, os meus parentes verão com outros olhos as minhas escolhas (ao menos eu espero, hehehhehe).
A cobrança da sociedade é infinita. Eu por exemplo, faço doutorado e dou 10 aulas em uma escola particular da minha cidade. Mas como são poucas aulas estou cansada de ouvir dos meus colegas: Seu horário é folgado, né? Você só trabalha aqui? Segunda e terça você fica livre, né? Aff…
Eu tive a sorte de conseguir ir amaciando meus parentes durante a graduação inteira. Eles não me perguntam mais se eu só estudo, já perguntam logo quando eu vou terminar o mestrado, pra fazer o doutorado logo e virar professora de federal 😀
Mas quanto aos amigos dos meus pais e dos meus sogros, eu sou sincera na resposta. Eu digo que trabalho, porque o mestrado é o meu trabalho, afinal não posso acumular tarefas. Eu dedico minhas horas semanais a ele e no final do mês recebo minha bolsa. Se eu fiz alguma atividade e recebi por ela, entra na minha definição de trabalho. (e é por isso também que eu me mato durante a semana e no fds tento não estudar ou pelo menos estudar pouco… o governo não me paga hora extra, adicional noturno e nem final de semana!!)
Na verdade, eu faço um paralelo com a construção de uma casa, pergunto quantos profissionais estão envolvidos, desde o engenheiro civil, o arquiteto até o pedreiro, mostrando a importância de cada um.Concluo dizendo: pois é, eu faço tudo isso no meu estudo e vc, faz o que mesmo?
Sim sim, e você, tá estudando o que agora? COMO ASSIM VOCÊ SÓ TRABALHA???
Eu estudei 4 anos durante a graduação pra “só” estudar… por isso que tu paga minha bolsa… o dia que tu entrar na pós a gente bate um papo.
Quando me perguntam, dá vontade de responder ” Ganho 2.200 só estudando”. E você quanto ganha pra trabalhar?” kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gnt do céu, me acabei de rir… Dicas maravilhosas Daniel!!! 😀
Estou evitando festinhas que estao minha familia pq n aguento mais esse tipo de pergunta. Pior que ja ouvi pessoas dizendo que nao penso trabalhar.