Descubra as novidades da versão 2.0 do Currículo Lattes e o que muda no seu preenchimento.
Se você visitou a Plataforma Lattes no dia de ontem (23/07/2012), provavelmente levou um susto. As páginas de busca e de preenchimento do Currículo Lattes mudaram completamente.
Como já havíamos anunciado aqui, a Plataforma Lattes lançou esta semana a nova versão do Currículo Lattes, que teve seu layout totalmente repaginado, com várias alterações na sua forma de preenchimento e de exibição dos dados.
Dentre as principais novidades estão o maior destaque para inovações e a inclusão de uma “aba” para as atividades de educação e popularização de ciência e tecnologia. A plataforma disponibilizou também o cadastro de outras opções de contato do usuário, como Google Talk, MSN, Yahoo Messenger, Skype, ICQ (!), e o cadastro de redes sociais, como Facebook, Linkedin, Twitter, Orkut (!), FollowScience e Academia.Edu.
As experiências em cursos na modalidade Sanduíche, que sempre eram motivos de dúvida na hora do preenchimento dos dados no currículo, ganharam agora uma atenção especial, com campos específicos para estas informações.
O formulário de projetos sofreu várias alterações, como a exclusão dos campos “natureza” (desenvolvimento, extensão, pesquisa e outra), “tipo de vínculo”, “possui vínculo empregatício”, “enquadramento funcional”, “carga horária semanal” e “dedicação exclusiva”. Quando o usuário incluir um projeto em que não atua como coordenador, o responsável pelo mesmo deverá certificar a participação no projeto.
Como muitos campos mudaram de lugar, outros foram incluídos e alguns foram excluídos, provavelmente muita gente sentirá um pouco de dificuldade até encontrar novamente onde cada produção, evento e formação deve ser enquadrada. Entretanto, esta versão 2.0 contempla uma série de atividades acadêmicas que ficavam de fora da versão anterior, possui um visual mais moderno e a inclusão de algumas ferramentas importantes, principalmente na parte de gráficos de produtividade acadêmica.
O CNPq preparou um material para explicar as mudanças na Plataforma Lattes, que reproduzimos na animação abaixo, em que é possível conferir as novidades e os novos campos do Currículo Lattes.
Detalhe: conforme os slides acima, o local para acrescentar os endereços de redes sociais e outras formas de comunicação online (msn, skype, gtalk etc.) estão na seção de cadastro pessoal na aba “endereço”. Demorei bastante pra achar. #ficaadica
orkutizaram até o lattes….
Onde posso atualizar o lattes com meu link do facebook?? Não encontrei.
Obrigada.
Particularmente, não gostei muito do visual. É verdade que a plataforma ficou mais funcional e agora é mais fácil de achar as funções, mas eu gostava bastante do visual antigo. Antes, ao lado da foto constava o texto e a rede de colaboração e os grupos de pesquisa, agora eu não sei mais como achar isso nos currículos que procuro vez ou outra.
Eles poderiam apenas ter funcionalizado a plataforma e mantido o mesmo visual de antes. Eu realmente havia achando estranho o site do CNPq ter mudado e o da plataforma, não.
Ah, e eu tenho uma dúvida: Eles colocaram os espaços para monitorias? Lembro que isso era uma reclamação de muita gente.
Só eu que não achei a opção pra ingles na página?
Se na hora da busca você alterar o idioma para inglês, o currículo será gerado em inglês.
O mais desconfortável dessa versão é olhar para os gráficos de cada currículo, comparar o seu com o do orientador pode causar depressão.. #ficadica
há um problema na identificação de co-autores: homônimos. Seria melhor haver uma opção de entrada do número identificação do CV lattes do co-autor além do CPF (que nem sempre temos em mãos)
Fiz uma atualização e errei na parte de identificar os co autores. Portanto, há alguma possibilidade de cancelar a atualização ? Eu não enviei ao CNPQ ainda, deixei o aviso lá que precisa enviar.
Para funcionar corretamente é necessário instalar algum outro software? Não consegui corrigir alguns erros de digitação epois de salva-lo e, ainda, acrescentar entrar com mais informações de todos os tipos..
Não estou conseguindo encontrar o caminho para atualizar o curriculum. Poderiam serem mais práticos?
Nelson
Como eu baixo ele para o meu computador? Quando clico em “XML” ele cria um arquivo de internet, todo desconfigurado e eu queria meu curriculo no formato word ou pdf (ou algo do tipo) para poder enviar o arquivo a outras pessoas.
não consigo colocar a bendita foto, nem com reza ¬¬
No curriculum lattes cnpq não aparece especialização. Como posso incluir essa formação?