Quem já ingressou na vida acadêmica sabe que cada etapa é uma maratona diferente ao longo da vida. E o mestrado é o maior desafio para aqueles que almejam a academia, não por ser a prova mais difícil, mas por ser o primeiro grande passo nessa direção.
Para conseguir cruzar a linha de chegada, sem sofrer grandes lesões e traumas, será preciso uma preparação rigorosa. Apresentarei 6 dicas que me ajudaram a vencer na minha primeira maratona.
1. Preparação Prévia
Antes de se inscrever num programa de pós-graduação é necessário se preparar com antecedência, ou seja, pesquisar as instituições pretendidas e verificar se elas estão de acordo com o seu objetivo e com suas condições financeiras. Quanto mais informações você obtiver, mais preparado você estará para o processo seletivo.
Tenha clareza sobre o tema de sua pesquisa, a área de concentração e a linha de pesquisa e, em alguns casos, como no meu, o docente orientador. Esse conhecimento facilitará o seu ingresso.
2. Aquecimento
Depois de selecionada a instituição, você deverá fazer a inscrição para o processo seletivo. Leia com atenção todo o edital para não se esquecer de nenhum item.
Separe todos os documentos exigidos com antecedência para evitar estresse desnecessário. Faça o pagamento da taxa de inscrição e guarde bem o comprovante.
No meu caso, tive que enviar também um pré-projeto da minha pesquisa que tirou o meu sossego. Foi preciso correr contra o tempo para fazê-lo de acordo com todas as exigências solicitadas (que foram muitas) e não entrar em desespero.
3. Treinamento
A maratona provoca um grande desgaste psicológico nos candidatos. Portanto, você terá que treinar de forma gradual, à medida que o seu corpo for se adaptando ao treinamento, a carga de estudos vai aumentando.
Com a lista de livros em mãos para as provas e um prazo curtíssimo para lê-los, você deverá planejar com cuidado como será a sua rotina de treinos. Estabeleça um horário fixo para os estudos, defina metas a serem atingidas e determine prazos para cada uma. Esse planejamento facilitará o cumprimento do seu objetivo.
4. Disciplina
Esse item é imprescindível para todo aspirante ao mestrado. Sem a disciplina, será muito difícil atingir a linha de chegada. Será necessário por um período sacrificar dedicar algumas horas do seu dia ao estudo.
Por mais que seja cansativo e, às vezes, chato, você deverá cumpri-lo. Não adianta procrastinar e deixar para estudar tudo na última hora.
Procure respeitar o seu ritmo e tente aproveitar o máximo que puder essa rotina.
5. Foco
Estabeleça prioridades e procure um lugar em que não seja possível se distrair. Evite todos os tipos de distrações: TV, rádio, internet, familiares, etc. Não confira a cada minuto todas as notificações recebidas no celular.
Se for possível, deixe um lanche, café e água ao lado da mesa de estudo, isso evitará que você levante do seu lugar várias vezes e se distraia com outras coisas no caminho. Foque sua atenção no seu objetivo.
6. Apoio
Procure pessoas que possam te dar suporte nas horas mais difíceis e que te ajudarão nesse processo. Converse com familiares sobre o mestrado, explique como funciona o processo seletivo para que eles entendam o seu isolamento e não pensem que você está doente ou deprimido.
Entre em contato com amigos e colegas que já fizeram mestrado e peça sugestões que possam te auxiliar nas provas e apoio para enfrentar esse momento sem tanto sofrimento.
Espero que essas dicas ajudem na sua preparação e você consiga também a primeira de muitas medalhas.
Eu até converso com os familiares sobre o Mestrado. O problema é que geralmente eles não entendem nada e dizem sempre coisas como “não te preocupa, tu vai dar conta de um jeito ou outro”. HAHA sempre interpreto isso como um “para de reclamar pq isso não é problema meu.” lol
ninguém entende minha filha, nem perca tempo, kkkkkkkkkkkkkkk. é triste, mas PG não tem valor em lugar nenhum a não ser na própria academia. Poucas situações no mercado valorizam os títulos.
Foco!
fale de doutorado pfv. A todos que pergunto, me respondem: “pq fui fazer isso?”. #crisededoutorado
adiciono item 7: curta o tempo livre!!!! Paula
Quero o manual para sobreviver o limbo do pós doutorado. Já adianto que muitas caixas de sertralina são necessárias
Boaaa!
Iniciei pelo sexto passo. Tenha certeza de que seu apoio e incentivo me dão gás para continuar… obgd!
Curti a página, Kiki!!! Mto bom o texto!!
Preciso melhorar em quase todos os tópicos prof!!!! Rs
Já me livrei dessa. Tô preparando mentalmente para o dout. agora
Hahahahahaha paaaaara com isso, cara
Vamos que vamos!
Não consigo!!!! Hahahahahahahahahahahaha
#crisededoutorado também!
Porra a número 6 é dispensável, hahaha.
o/
Intuitivamente segui todos esses passo. E não é que deu certo?
Bacana mesmo 😀 curti
verdade pura esse texto, estou passando por esse processo e cada dica do post é preciosa, acho que estou me preparando bem.?
Ola amiga, o ítem 3 é super importante, mas, quando a universidade onde farei não dá indicações de bibliografias para leituras prévias, como faço? A prova dissertativa que farei é voltada para o tema: Processos Educativos, Linguagem e Tecnologias.
Ahhh q issoooo! Q espetáculo de mestranda! hahaha
Me ajudou muito!
Estou finalizando a minha graduação …o mestrado e consequentemente o doutorado estão na minha há linha de planos para o futuro.
Sei que o caminho é duro cheio de sacrifício mais vou está lá. 😉