Duas novas possibilidades para desenvolver estudos na Europa estão disponíveis. São duas boas oportunidades para quem pensa em começar os estudos em outro país.

A primeira é uma parceria entre a Capes e a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de Portugal), que está selecionando, até as 16 horas do dia 08 de setembro, projetos de pesquisa para a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado), aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, além de promover o intercâmbio entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas.

Os interessados devem enviar um projeto de pesquisa de até 30 páginas e com a descrição das metas, fundamentação teórica, metodologia, objetivos e referências bibliográficas. As inscrições são realizadas por formulário disponível no site da Capes e envio do currículo da equipe participante e da carta da pró-reitoria da pós-graduação e/ou pesquisa da instituição de ensino superior brasileira.

A bolsa tem duração de dois anos, prorrogável para mais um ano e custeia passagens aéreas, diárias para os pesquisadores brasileiros em Portugal, bolsa para os brasileiros que desenvolverem o projeto em Portugal e ainda disponibiliza R$ 10.000,00 para custeio das atividades da equipe brasileira.

Para mais informações, acesse o site da Capes ou o site da FCT.

Outra possibilidade é o programa Chevening, do Ministério das Relações Exteriores britânico e organizações parceiras. O programa oferece bolsas para estudantes estrangeiros de 118 países. Como uma comemoração dos 30 anos do programa, o governo do Reino Unido aumentou consideravelmente as vagas para 2015 e 2016, oferecendo 1500 bolsas.

O programa Chevening concede bolsas totais ou parciais para cursos de pós-graduação, normalmente para mestrado, em qualquer área de ensino e em qualquer universidade do Reino Unido. Ainda não foi anunciado o número de bolsas para brasileiros, mas segundo a BBC Brasil, nos anos anteriores cerca de 15 brasileiros conseguiram uma vaga pelo programa (que antes contava com 600 vagas). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro no site do programa.