Você tem vontade de cursar um mestrado ou um doutorado no exterior? Confira aqui várias dicas sobre como conseguir uma pós-graduação em Portugal.

PERÍODO INSCRIÇÕES

A 1ª fase é entre março e junho. Detalhe: Portugal é um ovo comparado ao Brasil. Visite todos os sites e procure os cursos que você deseja.

Escolha 3 cursos em umas 3 universidades diferentes, e fique monitorando-os quanto à inscrição. Cursos como medicina, direito, etc., em algumas Universidades, possuem datas diferentes de candidatura (candidatura = inscrição)

VALOR CURSO

Pode ser diferente, mesmo sendo na mesma universidade. Variam de mil euros até uns sete mil euros por ano, pago em parcelas. Na matricula, em geral, exigem o pagamento de 30%.

CANDIDATURA (INSCRIÇÃO)

Custa em torno de 10O a 150 reais, e você pode fazer inscrição em vários cursos na mesma Universidade. Se for aprovada em três cursos da mesma universidade, por exemplo, você escolhe o que deseja e abandona as outras opções, na boa, sem achar “Putz, ocupei a vaga de alguém“. Relaxe, lá existem três épocas pra se candidatar. Se sobrar vagas, eles abrem as inscrições de novo, até a véspera das aulas.

Os documentos devem ser digitalizados. Você encontrará a listagem dos documentos no site das Universidades.

NÃO ESQUEÇA: quanto mais longe de Lisboa mais barato o custo de vida!

INICIO ANO LETIVO = setembro até março – verão lá é férias

SOBREVIVÊNCIA NA TERRA DO EURO

Onde morar? Lá tem muitos esquemas parecidos com hostel, de 150 euros por mês. Os amigos que estão lá dizem que com 500 euros (1.500 reais) dá pra viver sem luxo.

Funcionários públicos (ou não) podem tentar uma bolsa de estudo direto na FUNCAP-Ceará (no seu estado, será no órgão ligado à pesquisa), mas lá em Portugal, depois de conhecer o espaço também pode rolar bolsa.

Não custa tentar! Vai que em algum lugar a bolsa aparece.

E O PROJETO DE PESQUISA?

A maioria dos cursos te dão 2 opções: dissertação ou estágio. Toda inscrição é realizada pela internet, no site da Universidade, onde você entrará um link para envio e poderá conversar com professores.

MODELO DE CARTA DE MOTIVAÇÃO

Tem no Google.
Foto passe é a foto 3X4
Liberação no estado: demora mais de 4 meses. Sorte e muitos mantras!

O Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Portugal e o Brasil, de 14 de Dezembro de 2000, assegura a revalidação (reconhecimento) de diplomas acadêmicos entre os dois países.

Tudo certo, agora você vai morar em Portugal, calma, ainda falta umas coisinhas…

PASSAPORTE – POLICIA FEDERAL

Primeiramente você deve tirar o passaporte, se ainda não o tiver. O link está abaixo. Preenchendo essas informações, a Polícia Federal irá marcar no final do preenchimento um dia para você levar os documentos solicitados e informados no site (eles marcam para mais de um mês depois da solicitação, mas depois que você entrega os documentos, recebe o passaporte em uma semana). Custa cerca de 150 reais.

Site: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

CONSULADO – VISTO DE ESTUDANTE

O consulado só trabalha pela manhã, sempre há filas e você já deve estar preparada para ir lá diversas vezes. O processo todo no consulado te custará uns 400 reais, reserve esse dinheiro. No consulado vão pedir que você faça um seguro saúde para o período de um ano. Existem muitos lugares que fazem, o mais barato que encontrei foi o da Porto Seguro, custa 1.600 reais.

Você precisa comprovar que tem uma renda para se sustentar (não pode ser um dinheiro em conta bancária e sim uma renda contínua, como um salário se você for concursada), ou se algum parente seu irá te sustentar. Neste caso, a pessoa deve ter uma renda de aproximadamente 4.000 reais. Pode ser mais de uma pessoa, que juntando a renda dê esse valor. Essa pessoa fará um termo, com firma reconhecida, mas não se preocupe: eles te darão o modelo no consulado.

Para o visto também irão pedir comprovante de moradia em Portugal, que pode ser um recibo de reserva em uma pousada, de pelo menos uns 15 dias ou de um cidadão português que se comprometa a te receber (nesse caso deve ser reconhecido em cartório, escaneado e enviado pra ti).

Esses são os documentos principais. O resto são copias do passaporte, RG, essas coisas…

ATENÇÃO: demora mais de 20 dias pra receber documentos do consulado!

INFORMAÇÕES

Para requerer o passaporte: portal da Polícia Federal (www.dpf.gov.br)

Endereço do consulado de Portugal: http://www.embaixadadeportugal.org.br/rede/fortaleza.php

Localização do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza
Vice-Cônsul: Francisco Neto Brandão
Endereço Postal: Edifício Metropolitan Empresarial
Rua Desembargador Leite Albuquerque 635 Sala 402
CEP 60150-150 = Fortaleza Ceará Brasil Telefone: (85) 3261 7420
Fax: (85) 3261 7421 Telemóvel de Emergência: (85) 8867 9850
E-mail: [email protected]
Site: www.secomunidades.pt/web/fortaleza
Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira das 8:30 às 12:30 horas

Texto enviado por Séphora Roses