O programa Ciência sem Fronteiras será o tema principal da Web Palestra Estudar & Pesquisar na Holanda, promovida pelo Nuffic Neso Brazil nessa terça-feira, 07 de maio, a partir das 18 horas. Para participar da Web Palestra, basta acessar o link: http://new.livestream.com/nufficnesobrazil/phdandpostdoc

Durante o evento, serão apresentados detalhes da participação holandesa no Ciência sem Fronteiras, com ênfase nos editais de doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado, além de uma explanação detalhada sobre como funciona a pesquisa na Holanda. Os interessados poderão fazer perguntas em tempo real e interagir com a equipe do Nuffic Neso Brazil, escritório que representa o ensino superior holandês no Brasil.

Por que escolher a Holanda para o seu doutorado?
• A Holanda tem excelentes escolas de pesquisa.
• Uma grande variedade de campos de pesquisa e ampla colaboração interdisciplinar.
• Pesquisa de nível mundial: 12 universidades de pesquisa holandesas foram classificadas entre as 500 mais importantes na classificação acadêmica das universidades mundiais de 2010.
• Um grau de doutorado (PhD) de uma universidade holandesa é altamente respeitado por causa dos altos padrões acadêmicos holandeses.
• A Holanda tem uma excelente posição na classificação internacional no número de publicações por pesquisador (2º lugar) e no impacto da publicação de pesquisas (4º lugar)

Onde estudar?
Na Holanda, a pesquisa científica está a cargo das universidades de pesquisa, institutos de pesquisa e empresas. Somente as 14 universidades de pesquisa do país podem outorgar um grau de doutorado. No entanto, como as empresas e os institutos de trabalham em cooperação com as universidades, eles também podem oferecer vagas de doutorado.

Como funciona o doutorado na Holanda?
O Objetivo de um programa de doutorado é que o aluno complete uma dissertação baseada em uma pesquisa original. Na Holanda, isso exige um mínimo de quatro anos de pesquisa e redação. Os candidatos devem fazer uma contribuição científica original à sua área do conhecimento.
Os programas de doutorado (PhD) na Holanda são focados na prática. Há pouca atividade em sala de aula, e o doutorando inicia sua pesquisa desde o primeiro dia. Isso faz com que o candidato desenvolva melhor suas ideias e prioridades da pesquisa, enquanto mantém um contato bem próximo com o orientador. Normalmente, o orientador é um professor da própria universidade.

Saiba como desenvolver sua pesquisa na Holanda
Uma das opções de obter uma bolsa de doutorado é através do ciência sem Fronteiras, que até 2015 irá oferecer, em nível de pós-graduação, as seguintes modalidades de bolsa:
– Doutorado Sanduíche
– Doutorado Pleno
– Pós-Doutorado

Para solicitar uma bolsa de doutorado ou pós-doutorado através do Science Without Borders Holland, o candidato deve obter, primeiramente, o aceite da Universidade/Instituto de Pesquisa de sus preferência, e em seguida fazer sua inscrição no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, conforme modalidade em que deseja participar.

O aceite da Universidade/Instituto de pesquisa é pré-requisito para solicitação da bolsa de estudos, e pode ser obtido de três formas:
– Registre o seu perfil e apresente suas ideias por meio do link: http://www.swbholland.org/en/cadastro.php
– Conheça as vagas ofertadas pelas universidades holandesas aos pesquisadores brasileiros: http://www.swbholland.org/en/area.php
– Verifique as outras oportunidades de doutorado disponíveis no ensino superior holandês: http://www.academictransfer.com/werken-in-de-wetenschap?set_language=en e http://www.euraxess.nl/

Fora do programa Ciência sem Fronteiras, a maioria dos pesquisadores de PhD na Holanda é contratada como funcionário das universidades.

Estas posições, quando abertas para candidatos internacionais, são normalmente divulgadas em sites como http://www.academictransfer.org/ ou http://www.euraxess.nl/, em jornais científicos, em cartas enviadas para universidades parceiras e no website da universidade. Os estudantes podem contatar a universidade diretamente neste caso.

Além disso, os grupos de pesquisa podem ter um orçamento destinado a pesquisas inovadoras. Se você tem uma proposta de pesquisa, mas não consegue achar uma vaga com o seu perfil, você pode propor a sua linha de pesquisa para um grupo de sua escolha. Isso demonstra interesse e pró-atividade da sua parte.

Para conhecer mais sobre as disciplinas oferecidas nas universidades de pesquisa holandesas, visite: https://www.nesobrazil.org/ensino-superior-holandes/dutch-institutions

Informações completas sobre o doutorado na Holanda podem ser obtidas site do Nuffic Neso Brazil.

Web Palestra Estudar & Pesquisar na Holanda[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]