Entrar em uma sala de pós-graduação e passar algumas horas observando os seres que ali habitam pode proporcionar um estudo antropológico, astrológico, sociológico, biológico, enfim, a diversidade de tipos que ali se encontram reunidos é enorme e instigante.

Vocês já pararam para reparar nos tipos de coleguinhas que vocês tem?

Após uma análise profunda chegamos a uma lista com algumas espécies do reino Pós-Graduação:

O PIDÃO

O PIDÃO

Acabou a disciplina. A professora deu o prazo de 2 meses para entregar um artigo de 10 páginas (contando com as referências, hein?!). Mas para ele, o Pidão, nunca é tempo suficiente. Ele sempre pede mais um tempo. Fala com a professora, vai na Coordenação, faz um abaixo assinado, uma postagem no Face e, se preciso, uma revolução!

O SAGITARIANO

O SAGITARIANO

O sagitariano é aquele que acredita piamente que “no final tudo dá certo“. Não importa se o prazo é para amanhã e ele ainda não começou a escrever, não importa se ele não têm dinheiro para ir para a Universidade, não importa se ele não é bolsista, para ele está tudo bem, não há motivo para preocupação, estresse, reclamação. É aquele típico otimista, que de tão otimista às vezes dá raiva!

O TEÓRICO

O TEÓRICO

É tipo aquele sabe-tudo. Suas falas durante as aulas são sempre recheadas de teorias e teóricos que às vezes você nunca ouviu falar. Se deixar ele dá aula no lugar do professor e é capaz de você aprender muito mais com ele. Seus artigos estão sempre prontos antes do prazo e diferente do Pidão, ele nunca pede para esticá-lo.

O MILITANTE

O MILITANTE

Esse quer mudar o mundo e pode ser encontrado principalmente nos programas das áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Durante as aulas parece que ele está em um palanque prestes a começar uma revolução! Sempre presente nas reuniões do conselho, nas assembleias dos professores e segurando cartazes nas greves.

O VIDA BOA

O VIDA BOA

Esse é o responsável pela parte social da turma (quando existe). Faz festinha no seu apartamento, reúne a turma para um lanche depois da aula, todos os fins de semana é marcado em pelo menos umas 4 fotos no Facebook. Não é bolsista, não trabalha e só vai à aula quando tá afim. O mistério: sempre é aprovado nas disciplinas.

O PERSONAGEM DE NOVELA MEXICANA

O PERSONAGEM DE NOVELA MEXICANA

Esse é um pouco parecido com o pidão, mas vai além. Ele não reclama apenas dos prazos. Ele reclama de TUDO. É bolsista, mas sempre está sem tempo para estudar, para escrever os artigos e sempre assina o abaixo-assinado do Pidão. Todos os dias podemos ver pelo menos umas 2 postagens dele reclamando do curso, do vida, das pessoas, enfim, de tudo que existe.

Você é algum desses? Ou conhece outros tipos de coleguinhas? Conta pra gente!