Detentora de um dos 5 melhores sistemas de ensino superior do mundo, a Holanda oferece mais de 2.100 programas de estudos ministrados em inglês em diversas áreas do conhecimento.

Com 12 universidades entre as 200 melhores do mundo no ranking Times Higher Education, o país fica atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha em número de instituições na lista.

Para atrair talentos e fomentar a saudável multiculturalidade, as instituições de ensino superior e o próprio governo ofertam opções de bolsas de estudo para estrangeiros com excelente desempenho acadêmico – algumas chegam a financiar até 100% dos estudos.

No Brasil, a Nuffic Neso Brazil, fundação que ajuda interessados em ter uma experiência acadêmica nos Países Baixos, administra desde 2013 o Orange Tulip Scholarship Brazil (OTS Brazil), programa que ajuda talentos brasileiros a financiar seus estudos de Graduação, Mestrado, MBA na Holanda.

Na edição 2017, o OTS Brazil oferece mais de 80 bolsas parciais e integrais exclusivas para brasileiros em diversas universidades holandesas.

São mais de 30 instituições participantes e os benefícios podem chegar até 50 mil euros, entre anuidades e ajuda de custo.

Para candidatar-se é necessário comprovar bom desempenho acadêmico, conhecimentos avançados na língua inglesa e atender os requisitos específicos da instituição de ensino superior holandesa do seu interesse.

Saiba mais sobre o programa nesse link: www.nesobrazil.og/ots

Como participar

Para se inscrever é necessário começar o processo de admissão diretamente com as universidades desejadas. É possível tentar o processo de bolsa em até quatro instituições diferentes. Depois de a faculdade ter aceitado seu pedido de admissão é necessário preencher este formulário.

Também serão solicitados os seguintes documentos: cópia autenticada do diploma original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa; cópia autenticada do histórico escolar original e tradução juramentada do documento para a língua inglesa; exame de proficiência; currículo em inglês; carta de motivação em inglês; cartas de referência; e cópia autenticada do passaporte.

As inscrições seguem até o dia 1º de abril de 2017. E fique atento ao prazo de cada universidade. Leia o edital completo para mais informações sobre o processo.

Qualidade de vida e ambiente multicultural 

Mesmo com enorme densidade populacional (400 habitantes por km²), o país consegue alcançar o quinto maior IDH do planeta. O senso arraigado de igualdade e tolerância criam um ambiente onde criatividade e coletividade atuam juntas na solução de problemas.

Manter uma atitude receptiva faz parte da cultura holandesa. O país acolhe quase 90 mil estudantes estrangeiros – o equivalente a 12% de seus alunos de ensino superior.

Além da força acadêmica, o Reino dos Países Baixos destaca-se em diversas outras áreas:
– 2º maior exportador mundial de alimentos e produtos agrícolas;
– país de origem de multinacionais de sucesso em variados segmentos, como Unilever, Booking, Shell, Philips, DSM e C&A;
– sede da Corte Internacional de Justiça (Haia);
– a região de Brainport Eindhoven, uma incubadora de tecnologia, inovação e pesquisa, foi eleita World’s Most Innovative Region, em 2015;
– 3° colocado no Good Country Index, ranking que avalia o quanto cada país contribui para o bem comum da humanidade;
– 7º país mais feliz do mundo, tendo em vista a alta qualidade de vida.

Webinars divulgam oportunidades de estudos bolsas por área de estudo

Para esclarecer dúvidas e fornecer informações específicas, o Nuffic Neso Brazil está preparando uma semana inteira de palestras online, com o objetivo de apresentar oportunidades de estudo e bolsas de acordo com a área de estudo do candidato.

Durante o evento, será possível ainda conversar diretamente com o Nuffic Neso Brazil e as próprias universidades holandesas.

Vejas as datas abaixo e acesse https://www.nesobrazil.org/Eventos/webinars-gratuitos-sobre-oportunidades-de-estudo-na-holanda-em-diversas-areas-academicas para saber mais.

17/10 – às 19h – Engenharia & Tecnologia e Indústria Criativa
18/10 – às 19h – Ciências Humanas e Sociais
19/10 – às 19h – Direito, Administração e Segurança Pública
20/10 – às 19h – Ciências Aplicadas & Naturais e Ciências da Saúde
21/10 – às 19h – Ciências Econômicas, Administração e Negócios