Após o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmar que o governo estuda a possibilidade de corrigir a defasagem nos valores das bolsas da Capes, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Marco Antônio Raupp, confirmou a previsão de reajuste para este ano durante a inauguração do Museu de Ciência e Tecnologia em São Carlos-SP.

O Ministro Marco Antônio Raupp explicou ainda que o reajuste provavelmente se dará em duas fases: um aumento ainda este ano e outro em 2013. Segundo o ministro, esse parcelamento deverá ser necessário devido a não previsão do mesmo no orçamento deste ano. Mais uma vez, nem as datas ou valores foram informados.

Confira abaixo o vídeo com o discurso do ministro.

Abaixo-assinado
Em março deste ano o corpo discente do Instituto Alberto Luiz de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE/UFRJ encaminhou um abaixo-assinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação reivindicando e solicitando apoio para a implementação urgente de reajuste e correção dos valores das bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Como resposta, o Chefe do Gabinete do Ministério, Flávio da Cunha, entendeu como legítima a reivindicação e informou que o reajuste já vem sendo objeto de estudos e que “será implantado tão logo seja viável“.

O Chefe de Gabinete afirmou ainda que “como é de conhecimento público, temos uma conjuntura internacional desfavorável e o Brasil não pode assumir compromissos de longo prazo que possam contribuir para a desestabilização econômica“.