Você se dedica a estudar determinado assunto, todos os dias, durante anos. Passa dias e noites tentando responder aquela pergunta inquietante. Não há como não se envolver emocionalmente com aquele tema. É bem provável que você consiga passar horas explicando suas descobertas. Ao final, você olha para todas aquelas folhas com um misto de alívio, alegria e sensação de dever cumprido.

Mas você conseguiria resumir toda sua pesquisa em uma única frase? Pois esta é a proposta do tumblr LOL My Thesis, que virou febre entre os pesquisadores lá fora.

As frases, na maioria das vezes escritas pelo próprio autor da pesquisa, resumem as pesquisas já concluídas com apenas uma frase, simplificando de maneira intencionalmente engraçada as intenções e descobertas engraçadas.

O resultado é que muitas pesquisas acabam soando ridículas, absurdas ou extremamente óbvias. É um jeito prático de fazer os outros entenderem exatamente o que você faz no meio acadêmico e de não se levar muito a sério.

Aliás, “não se levar tanto a sério” e “rir de si mesmo” são características incentivadas com frequência na cultura de vários países, mas tão raras em terras tupiniquins.

Não ser capaz de rir de si mesmo é ser capaz de muitas coisas. A maioria delas bem ruins. Quem se considera imune ao ridículo, se coloca acima de todos os outros. Acredita que tudo o que faz é tão sério, é tão certo, é tão importante que, ao estar tão abarrotado de razão, não sobra espaço nem para dúvidas nem para piadas.

As frases publicadas no tumblr LOL My Thesis vão do óbvio ao absurdo, passando pelo sarcástico. Entre as minhas favoritas (até o momento), estão:

Americanos estudam no exterior para terem uma desculpa para viajar.” – pesquisa na área de Educação

Essa é uma aglomeração bem esquisita de estrelas e nós não fazemos ideia de como isso se formou. Desculpe.” – pesquisa na área de Astronomia

Torturar pessoas não é bom.” – pesquisa na área de Direito.

Os videogames provavelmente poderiam ser muito mais interessantes, mas não são.” – pesquisa na área de Estudos Comparativos de Mídia do MIT

O dinheiro pode comprar a felicidade, me desculpe.” – pesquisa na área de Psicologia

Não há nenhuma maneira correta de tocar Mozart, apenas um milhão de maneiras erradas.” – pesquisa na área de Musicologia

Eu matei tantos peixes.” – pesquisa na área de Biologia Celular

Você não tem mais privacidade.” – pesquisa na área de ciência da Computação

Nada é pior que estar na pele de um ser humano sem pelos.” – pesquisa na área de Ciências Biomédicas

Águas-vivas não gostam quando você acidifica seu tanque.” – pesquisa na área de Biologia Marinha

Olhe para este zumbi. Não é racista e sexista? Sim, ele é.” – pesquisa na área de Inglês e Literatura

Só porque há uma ciclovia na sua rua não significa que sua renda será maior. Ou inferior. Bicicletas são estatisticamente insignificantes para sua renda.” – pesquisa na área de Economia

Anúncios on-line que afirmam que você é o visitante 100000 são surpreendentemente eficazes.” – pesquisa na área de Ciência da Computação

Em alguns casos, a frase ainda vem acompanhada do link para o estudo que realmente foi publicado, o que torna tudo bem mais engraçado.

DESAFIO AOS LEITORES

Aproveitando a ideia do blog gringo, gostaríamos de desafiar nossos leitores a resumirem suas pesquisas em uma única frase, utilizando o sistema de comentários abaixo.

Caso queira incluir um link para a dissertação, tese, ou artigo publicado sobre a pesquisa em questão, utilize o encurtador de links goo.gl.