A maioria dos concursos públicos para professor universitário é composta de três etapas: Prova Escrita (de caráter eliminatório e classificatório), Prova Didática (de caráter eliminatório e classificatório) e Prova de Títulos (de caráter classificatório). Concursos para Professor Adjunto incluem ainda uma Prova de Defesa do Memorial, de caráter apenas classificatório.

A Prova Didática é realizada com o objetivo de avaliar a capacidade de planejamento de aula e de comunicação do candidato, assim como seu conhecimento da matéria e sua capacidade de síntese. Em concursos públicos, a Prova Didática é realizada em sessão pública, perante uma banca de professores selecionados pela instituição, sendo normalmente vedado aos demais candidatos assisti-la.

A duração da aula apresentada na Prova Didática irá variar de acordo com o concurso, mas os editais geralmente limitam o tempo de apresentação entre 40 (mínimo) e 60 minutos (máximo). O tema é sorteado entre uma lista descrita no edital, quase sempre com 24 horas de antecedência.

Se o edital apresenta uma lista com dez temas, um candidato bem preparado irá para o concurso com dez aulas prontas. Como na maioria das vezes utiliza-se a mesma lista de temas para as provas escrita e didática, ao preparar as dez aulas o candidato está também estudando para a prova escrita.

Não é raro encontrar candidatos que desistem do concurso após verem sorteado um tema para o qual não estavam preparados. Por isso, prepare-se o suficiente para sentir-se confiante independentemente do tema da aula.

Para se preparar para a Prova Didática, faça o caminho inverso: preste atenção nos itens que serão avaliados pelos professores da banca. Caso o edital do concurso não deixe claro os critérios de avaliação da Prova Prática e os pesos de cada um, os mais comuns são:

I – PLANEJAMENTO/PLANO DE AULA (ATÉ 1,0)

Determinação dos objetivos da aula
Listagem do conteúdo programático
Indicação dos procedimentos didáticos
Indicação dos recursos auxiliares
Apresentação dos recursos de avaliação
Bibliografia

II – DESENVOLVIMENTO (ATÉ 9,0)

Comunicação dos objetivos
Domínio do conteúdo
Adequação aos objetivos
Relevância dos itens selecionados
Organização sequencial
Postura: comunicabilidade, motivação e criatividade.
Atualidade das informações
Clareza e objetividade
Ilustração com exemplos
Uso adequado dos recursos auxiliares
Conclusão: revisão, aplicações, etc.
Adequação à duração prevista

SUGESTÃO PARA AVALIAÇÃO DA ARGUIÇÃO

ELEMENTOS A SEREM OBSERVADOS

Princípios da área, leis gerais (enfocados na explanação do assunto);
Interdependência do assunto com a área
Problemas relacionados ao conhecimento, referentes ao assunto, de ordem técnica/laboratorial/de investigação ou de informação/comunicação/divulgação.
Atualidade do conteúdo do assunto apresentado;
Informações advindas de outras áreas, utilizadas na explanação (pluridisciplinaridade)