Principalmente pra quem entrou na pós-graduação recentemente, muitas vezes não se está por dentro de tudo que se tem direito, ou dos auxílios que se pode solicitar.

Os eventos científicos, sejam eles congressos, simpósios, workshops, principalmente os mais abrangentes (âmbito nacional e internacional), no fim das contas, têm um custo – isto inclui inscrição, hospedagem, transporte aéreo e/ou terrestre, alimentação, impressão de painel – que as bolsas não conseguem cobrir e sempre se passa um aperto no mês do evento.

Por isso, leia abaixo alguns passos importantes para se requerer auxílio financeiro para eventos científicos, importantes na divulgação dos trabalhos e resultados, aprendizado e também para a troca de informações com pós-graduandos, professores e pesquisadores do mundo todo. Vamos lá!

1. Saiba quem pode te ajudar!
É importante informar-se sobre quais instituições podem fornecer algum tipo de auxílio. Existem as fundações de apoio/amparo à pesquisa que atuam em nível estadual, os decanatos ou pró-reitorias de pós-graduação dentro da sua universidade, e o seu próprio programa de pós-graduação.

2. Fique de olho nos editais e nos prazos.
Esteja sempre atento aos editais, acesse com freqüência os sites da sua universidade, das fundações, converse com colegas, mantenha-se informado. Em alguns editais existe prazo de entrega de documentos conforme a data do evento. Preste muita atenção para não deixar a oportunidade escapar!

3. Aprovação do trabalho para exposição no evento é fundamental!
Para que se consiga auxílio financeiro é importantíssimo que o trabalho que foi enviado (resumos expandidos, resumos simples) tenha sido aceito para apresentação no evento, seja na forma de painel ou apresentação oral. E também, quanto maior a visibilidade que o trabalho tiver no evento, maiores são suas chances de conseguir o auxílio.

4. Organize os documentos necessários.
Geralmente lhe serão solicitados cópias de seus documentos pessoais, comprovante de matrícula, comprovante de aceite do resumo, folders do evento, valores da hospedagem, de passagens aéreas ou terrestres, cópia da ficha de inscrição e do pagamento da mesma.

5. Seu pedido foi deferido!!
Informe-se mais uma vez sobre os prazos! Agora para assinatura de documentos, tais como termo de compromisso. Fique atento às notas fiscais que serão emitidas durante todo o evento, muitas vezes elas têm que conter os dados da instituição financiadora, como nome e CNPJ. E se não for necessário, muito cuidado para não extraviar nenhuma nota fiscal, pois elas serão os documentos exigidos ao final do evento e que irão comprovar seus gastos, sob risco de devolução do auxílio se as mesmas não forem apresentadas.

Agora é aproveitar o evento!!! Aproveite para se aprofundar na sua área de conhecimento durante as palestras, para conhecer trabalhos de outros pesquisadores na exposição de pôsteres, e para fazer novos contatos durante os lanches e intervalos! E claro, para conhecer a cidade onde o evento está sendo realizado! Boa viagem!