Parece uma tarefa impossível a conciliação do trabalho com as atividades de uma Pós-Graduação stricto sensu. No entanto, essa louca aventura pode ser compreendida e aceitável em ambos os ambientes, empresarial e acadêmico, principalmente se você estiver comprometido com a manutenção da transparência da situação com seu chefe no trabalho e seu orientador na universidade, além da administração do tempo.

Antes de ingressar na pós-graduação…
Seja sincero com seu orientador sobre a importância do exercício de seu trabalho e seus horários. Afinal, existem (sim, é verdade!) professores que valorizam a experiência profissional do aluno na área pesquisada.

Seja transparente com seu chefe
Existem empresas, entidades, órgãos públicos e escritórios de advocacia que realmente valorizam e respeitam as atividades acadêmicas de seus colaboradores, já que eventuais questionamentos discutidos na academia podem agregar valor às questões práticas de seu trabalho.

Aproveite também as ferramentas de flexibilidade oferecidas no trabalho como laptops, celular, etc. para finalização de suas tarefas independentemente do local onde que estiver.

Não culpe seu chefe ou colegas caso a atividade da empresa não seja compatível com seus interesses acadêmicos. Caberá a você a tomada de decisão de buscar um trabalho que tenha relação maior com seus objetivos acadêmicos e pessoais.

Evite comparações com quem só trabalha ou só estuda
A experiência colaborará para que você administre seu tempo de forma efetiva e saiba evitar o sentimento de culpa em relação à falta de tempo perante tantos compromissos. Tenha em mente que, ao optar em manter “duas vidas paralelas”, você realizará certas escolhas de um lado que resultarão em renúncias de outro.

Mantenha a calma
É certo possível que você surte, principalmente quando impedido de comparecer aos encontros dos amigos ou mesmo quando tiver que correr com suas atividades no trabalho para comparecer às aulas, cujos horários geralmente não consideram eventuais compromissos profissionais do aluno.

Lembre-se também de não sobrecarregar seus colegas de trabalho sempre que comparecer à uma palestra durante o horário comercial, já que você poderá retornar e retomar suas atividades de onde parou.

Saiba também que você precisará estabelecer prioridades em determinados períodos, pois é certo que existirão momentos que seu foco maior deverá estar em seu trabalho ou em sua pesquisa.

Mantenha a calma novamente
Tenha tranquilidade e consciência da situação. É passageira (ou não). Talvez você demore um pouco mais para realizar a defesa perante a banca ou obter aquela tão sonhada promoção. A sentimento de ter sido bem sucedido em ambos os caminhos é inexplicável!

Lado engraçado disso tudo
Sim, suas férias do trabalho poderão ser utilizadas para que você dê um foco maior em sua pesquisa ou faça aquele curso ou estágio acadêmico complementar.

Você sempre terá assunto! No trabalho você poderá comentar sobre sua pesquisa (só não banque o chato nerd, ok?) , sendo que na universidade você falará de seu trabalho. Será visto como um herói de tão esforçado, afinal você é!

Seus e-mails e relatórios serão considerados “bem escritos até demais” e talvez você será criticado (ou elogiado) na academia por escrever de forma direta e objetiva “até demais”.

Duas turmas para happy hours e comemorações! Sim, terá tempo!

Você foi forte o suficiente para tomar a decisão de conduzir as duas vidas paralelas. Lembre-se de que só não arrumamos tempo para o que não consideramos importante.

Sua realização na academia e no trabalho faz parte do que você busca como desafio pessoal, tornando-se ferramenta fundamental para o que deva ser essencial nessa vida, sua felicidade!

Texto escrito por Fernanda de Fátima Borges, advogada em São Paulo e doutoranda em Direito Comercial pela USP.