Se você é da área de Direito e está pensando em cursar uma Pós-Graduação, provavelmente já deve ter ouvido falar dos cursos Master of Laws, comumente abreviados como LL.M. A origem da sigla LL.M. vem do latim Legum Magister, que significa “Mestre nas Leis”.

A estrutura e o conteúdo do programa são semelhantes aos oferecidos no exterior, sendo classificaoa no Brasil como uma especialização lato sensu, equivalente ao MBA (Master of Business Administration) para a Administração, que tem o objetivo de tornar o aluno um especialista na área do curso.

Os profissionais que optam por cursar um LL.M. buscam especializar-se em determinada área do Direito Empresarial e impulsionar sua carreira, aproveitando o enfoque multidisciplinar e prático que tais cursos oferecem. Como para se candidatar a um destes cursos a maioria das instituições exige, além do título de Bacharel em Direito, experiência profissional mínima de três anos na área escolhida, o LL.M. proporciona também uma ampliação do seu network profissional, com uma rica troca de experiências.

Cursar um LL.M. no Brasil tem suas vantagens, como o custo mais acessível, discussões profundas, técnicas atuais sobre a área escolhida e a possibilidade de continuar trabalhando durante os estudos. Além disso, o programa tende a ser mais objetivo e voltado para a realidade do país.

A primeira instituição a oferecer o Master of Laws no Brasil foi o Insper, que hoje possui Programas de Pós-Graduação em Direito em quatro áreas: Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais, Direito Societário, Direito Tributário e Direito dos Contratos.

No LL.M. do Insper, os cursos possuem dois terços de conteúdo jurídico e o restante em disciplinas de administração e finanças. É possível também utilizar a extensão internacional do instituto e complementar sua formação na Duke University (Estados Unidos), University of California (Estados Unidos) ou na Universidade de St. Gallen (Suíça). Também há a opção de participar de outros programas internacionais de intercâmbio dos quais o Insper participa.

O campus do Insper em São Paulo possui salas em formato de anfiteatro, projetadas a partir das plantas originais da Harvard Business School, que auxiliam na aplicação do método do aprendizado centrado no aluno e favorecem maior integração entre alunos e professores.
Para quem possui interesse em um LL.M., o Insper está com inscrições abertas para dois cursos, com início das aulas em julho de 2012:

Direito dos Contratos, que prepara os profissionais para assessorar clientes na negociação, celebração, interpretação, acompanhamento e cumprimento, nas esferas consultiva e contenciosa, dos principais contratos empresariais nacionais e internacionais, dos mais variados tipos e complexidades;

Direito Societário, ideal para profissionais que criam, desenvolvem e analisam estruturas societárias das mais variadas espécies, incluindo rotinas societárias, práticas de governança corporativa, emissão de valores mobiliários e operações complexas envolvendo partes nacionais e internacionais.

Para mais informações, consulte a página dos Programas LL.M. do Insper na internet.