Eis que esta semana estou realizando parte do meu experimento na Unifesp, quando subitamente sou abordado por um desconhecido nos corredores da universidade:

“Ei! Você não é um daqueles NOVOS colunistas do site pós-graduando?” (Sinta a ênfase no: NOVOS).

Engoli seco.

Seria um troll? Aquelas criaturas antropomórficas existentes nos comentários dos blogs? Onde estaria o meu contrafeitiço?

Bom, ignorando TODAS as recomendações dos blogueiros que conheço, eu corajosamente respondi que sim. O mestrando então me cumprimentou e disse que CURTIU minha postagem sobre bandejões! Uuuufa que alivio! E ainda, de contrapartida, me indicou o tema de hoje: Como fazer para não perder sua namorada para a pós-graduação.

Assim, aqui vão 5 dicas de como namorar e fazer a pós-graduação.

NÃO FAÇA PÓS-GRADUAÇÃO
Ué… Calma, eu explico: se o mestrado/doutorado não é seu sonho, sua vocação ou sua razão de viver, porque arranjar sarna pra se coçar? Em vez de entrar nessa, você deve levar sua namorada para a praia, etc. Acredite, você vai ganhar MUITO mais!

BOLSA+SANDUÍCHE
A sua namorada pode gostar de bolsas e pode até gostar de sanduíches, mas no momento que você fundir essas duas palavras em uma mesma frase, tome cuidado! Uma boa saída para isso é adicionar a esta perigosa frase os dizeres: “Venha comigo, Baby!”, “Que tal conhecermos a França, mon cherí!” ou “Amor, desencana do seu trabalho! Vamos viver a lá Carpe Diem”.
ATENÇÃO: Se quiser continuar namorando evite a citação: “Hasta la vista, baby!” (Schwarzenegger, 1991).

DIA DOS NAMORADOS
Aquela fatídica data que a nossa pequena bolsa até estremece com a palavra: PRESENTE (mesmo os pós-graduandos FAPESP). Oras, somos pesquisadores! Então seremos criativos! Que tal um mural de fotos? Que tal um jantar feito por você? Que tal alugar aquele filme que ela tanto gosta? Hein? Hein?

TEMPO
Já que dias de 46 horas estão fora de cogitação (por acaso algum dos leitores está pesquisando viagem no tempo?), porque não reservar as noites de sábado, das 22 horas às 9 da manhã de domingo para a sua namorada? Aquele paper pode ser finalizado no domingo de tarde durante o… Faustão! Ou nas madrugadas da semana, porque convenhamos, NÓS não fazemos nada da meia-noite às seis da manhã da segunda/terça/quarta ou quinta-feira… Snif!

FUTURO
Essa dica é de ouro! A pós-graduação não deixa de ser uma fase! Não seremos pós-graduandos forever and ever! Saliente sempre a sua namorada que um dia você será extremamente bem sucedido e com tempo de sobra para cuidar da família e dos filhos… Mesmo que na realidade você não tenha nem 10% de certeza disso…

E antes que eu me esqueça, mestrando desconhecido, muito obrigado pelo tema!

Abraços desse colunista que luta para encerrar seu projeto!