Para aqueles interessados em estudar ou trabalhar na Europa e ainda não conhecem a rede, escrevo esse post para compartilhar a página Euraxess e seu importante “braço”, chamado Euraxess Links Brasil, com vocês: a comunidade Euraxess!

A comunidade é uma iniciativa da Comissão Europeia e de 40 países que fazem parte da “European Union’s Framework Programme for Research“.

O principal objetivo é oferecer acesso a um amplo leque de informações e suporte àqueles que desejam seguir carreira de pesquisa na Europa, seja europeu ou não. O portal é dividido em 4 partes:

1. Euraxess Jobs: Uma ferramenta pra ajudar a buscar vagas de empregos, oportunidades de financiamento e bolsas de estudos, além de ser possível postar seu CV para poder ser encontrado.

2. Euraxess Services: Uma rede de mais de 500 centros para ajudar os pesquisadores contratados a planejar todos os trâmites e burocracias para a mudança ao novo país.

3. Euraxess rights: Uma área para você se informar acerca dos direitos e deveres dos pesquisadores na Europa, assim como os códigos de conduta para pesquisa e as diretrizes de financiamento.

E a melhor de todas as ferramentas, aquela que me fez escrever esse post e dividir isso com vocês:

4. Euraxess Links: Esta é uma rede para facilitar a comunicação entre pesquisadores fora da Europa e aqueles que desejam seguir sua carreira no velho continente. Esta rede atende a alguns países da Ásia, o Brasil e a América do Norte.

Para fazer parte da rede, você deve se cadastrar, o que não tem custo. A partir daí, poderá ter acesso aos três tipos de atividade oferecidos pela rede:
networking entre pesquisadores
disseminação de informações
ajuda a pesquisadores de fora da Europa para colaborar com aqueles que estão no continente, ou retornar para suas carreiras ali.

Como parte desta comunidade, o Brasil tem uma página específica dentro do Euraxess Links. Ali, o alvo são os pesquisadores europeus trabalhando aqui e aqueles daqui que têm vontade de seguir com sua pesquisa ou buscar emprego na Europa, pelo tempo que for. Nessa página, as informações disponíveis são:
Chamadas para financiamento e vagas de trabalho na Europa e no Brasil
Notícias sobre ciência, tecnologia e pesquisa
Informação sobre eventos da rede no Brasil
Rede de comunicação e notícias entre os próprios membros da comunidade
Recebimento de newsletter mensal para membros da comunidade.

O cadastro para fazer parte da rede é muito fácil e personalizado, pode ser realizado por meio deste link. Esta comunidade virtual é um complemento do Euraxess Links Brasil, permitindo a interação e compartilhamento de informações entre os membros.

Uma vez  na página inicial da comunidade, você poderá ter acesso a várias “abas”, como discussões, arquivos e mensagens. Estas partes que necessitam da interação dos membros ainda está bem vazia e parada, haja vista que a comunidade está em seu primeiro ano, mas também está disponível uma boa quantidade de links interessantes e a divulgação de eventos.

Outra coisa bem interessante que está sendo divulgada é o Science Slam, uma competição para estudantes de doutorado divulgarem suas teses e suas habilidades de comunicação, para além da fama, concorrer a vários prêmios bem legais. Vale conferir!

Também está rolando um concurso relacionado a palpites sobre os resultados da Copa do Mundo, aqui. Esse concurso funciona premiando os três apostadores que mais chegaram perto dos resultados dos jogos, em cada país participante da comunidade, para depois seguir o concurso entre as seis regiões participantes para ver quem tem os palpites mais certos. O prêmio ainda não foi divulgado, mas como diz o site, é uma questão de honra! Embora a Copa do Mundo já esteja acabando (snif!), achei legal colocar essas informações pra vocês pra ter uma ideia de como essa rede é legal.

Só para esclarecer, eu não faço parte do corpo administrativo, nem estou fazendo um “merchan” aqui, mas me parece uma ideia boa e uma boa fonte de informações ainda um pouco desconhecida, podendo servir para muitos leitores aqui correrem atrás da tão sonhada oportunidade!