Estudantes de pós-graduação entregaram ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma carta de reivindicações. A principal demanda é o reajuste em 30% das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2012, houve um acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia para um aumento de 40% no valor das bolsas. No segundo semestre do ano passado, houve um reajuste de 10%. Os estudantes pedem a complementação do percentual.

O diretor de Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e mestrando em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucas Machado, afirma que “sem que o pesquisador seja valorizado não tem como o Brasil projetar e organizar o seu desenvolvimento. A valorização do pesquisador é questão fundamental para pensar estrategicamente a situação brasileira”.

O valor da bolsa de estudos é R$ 1.350, para mestrado, e R$ 2 mil, para estudantes de doutorado. “Qualquer pessoa em início de carreira pode ganhar mais do que o valor da bolsa, o que nos estimula a continuar na universidade? Tem que gostar muito mesmo de pesquisar”, afirma Tamara Naiz da Silva, tesoureira da ANPG.

A entrega foi realizada durante o 2º Encontro Nacional de Grêmios da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), evento sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) simultaneamente ao 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na manhã do dia 20 de janeiro de 2013, o ministro conversou com os estudantes da UNE.

Segundo a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), o Orçamento de 2013 realmente prevê o reajuste no valor das bolsas de estudo da Pós-Graduação para o início de 2013, conforme anunciado. Entretanto, “início de 2013” significa início da Execução Orçamentária de 2013, que deve ocorrer entre fevereiro ou março. Como a bolsa de um mês é depositada no mês seguinte, o reajuste deve acontecer entre março e abril de 2013.

Vale ressaltar que este reajuste é previsto para as bolsas da Capes e do CNPq e para bolsas de agências estaduais que possuem estas duas agências como fonte dos recursos. No caso das bolsas de estudo de agências estaduais com recursos próprios, as agências estaduais possuem autonomia para decidir se haverá reajuste no valor das bolsas ou não.

_________________________________________________________

Mariana Tokarnia e Lílian Beraldo – Agência Brasil