Em cada processo seletivo que participo, observo o quanto meu currículo pode melhorar. Vou contar um pouco algumas experiências e deixo algumas dicas de como engordar seu currículo sem nenhum peso na consciência.

1. SIM, PARTICIPE DE CURSOS, EVENTOS, PROJETOS E ESTÁGIOS. MENOS NÃO É MAIS!
Quando participei de um concurso para Residência Multiprofissional o que me salvou foi o currículo. A prova foi difícil e disputada. Na primeira etapa, somente 12 candidatos seriam aprovados (fiquei em 11º). A segunda etapa era análise de currículo e pulei para 2º lugar. Como eram somente duas vagas, papei uma.

O que me fez dar um salto tão grande foi a variedade de atividades do currículo. Nessa seleção, minha pontuação final foi 100 em todos os quesitos. Minhas atividades não concentraram apenas em um quesito pois havia uma pontuação máxima.

Se permita aprender mais e de diferentes maneiras, hoje em dia cada vez mais tem sido exigido profissionais com múltiplas competências. Com currículos recheados.

2. PLANEJAR É PRECISO
Onde você quer chegar? Talvez passe pela sua cabeça “quero é passar no concurso”. Mas, qual concurso? Cargo? Local de trabalho? Para que seus sonhos se realizem você deve planejar metodicamente seus passos na carreira.

Sempre tive facilidade em apresentar trabalhos acadêmicos, em sala de aula, simpósio e congresso. Preparava didaticamente o conteúdo a ser abordado. Conversando com meus mestres e amigos sobre a docência e iniciei um pequeno planejamento do seria necessário para conquistar um sonho. Quando participei da primeira seleção para docência em universidade pública, parecia que era a hora de saber se toda a metodologia pensada seria suficiente. Tive 100% de aproveitamento na prova didática. E o currículo contemplava exatamente a expectativa da banca.

Mas esse sucesso se deve a todo planejamento em fases anteriores. Organização do currículo e dedicação múltipla às atividades da minha área de interesse. Portanto, comece a se planejar o quanto antes. Algumas curvas e pedras poderão surgir no meio do caminho, refaça o planejamento mas continue caminhando. Ahh, não se esqueça também que essas curvas e pedras sempre aparecerão. Então, planeje-as também.

3. ORGANIZE SEU CURRÍCULO CONSTANTEMENTE
Não basta você acumular os certificados, declarações e diplomas. Organize-os. Certa vez fui participar de uma seleção para docência em uma universidade federal, e no edital exigia na entrega da documentação uma versão do currículo com os devidos comprovantes, com as páginas numeradas e listados em separado os documentos entregues.

Deixei para última hora a organização do currículo e quase perdi o horário de entregar a documentação porque quando fui fazer as cópias havia muitas pessoas na fila, o cara do xerox se atrapalhou todo com a encadernação e demorei demais para descrever todos os documentos constantes. Enfim, não faça isso.

Nunca deixe para última hora. Organize seu currículo em uma (ou mais) pasta(s) e separe cada tipo de documento: titulação, eventos, produção científica, etc… Se possível deixe sempre uma cópia encadernada, pois quando precisar será mais rápido e seguro para seus documentos originais. Acreditem!

Texto escrito por Juleimar S. C. Amorim, fisioterapeuta, especialista em Saúde do Idoso, especialista em Formação para Preceptores SUS e mestre em Ciências da Reabilitação.