A solução para o problema acima proposto seria fácil de responder e nem precisaria de um artigo para isso. Como perder o medo de escrever? Escrevendo! Por isso, escreva!

Mas não é tão simples assim e convém fornecer algumas dicas e compartilhar algumas experiências. Na carreira jornalística o que mais temos que ouvir são críticas aos nossos textos. Quando achamos que fizemos uma bela matéria, o editor vem e diz: está excelente! E você: é mesmo? Quase pulando de alegria, quando vem a verdade: para o informativo da igreja.

Escrever é frustrar e levantar-se. Mas é possível se encontrar na escrita.

O primeiro grande martírio de todo pós-graduando é começar a pôr suas ideias no papel e produzir os primeiros textos científicos: um resuminho para um congresso, e logo em seguida, artigos, resenhas, capítulo da dissertação.

A insegurança é a grande vilã. Ter medo de escrever é mais comum do que muita gente imagina, principalmente nas Ciências Humanas e Sociais, nas quais a falta de exatidão de dados concretos e palpáveis à ponta dos dedos, faz com que possamos nos perder e cair em contradições teórico-metodológicas.

Aqui vai a primeira dica: perca seu medo. E aí vai a segunda: enfrente-o. Como? É simples, imagine um leitor piedoso, que mesmo no alto de seu pós-doutorado olhará para seu texto com piedade e misericórdia e perdoará todas as gafes e mal entendidos de escritor que possam aparecer. A Ciência se constrói dia após dia e você só terá maturidade científica quando já estiver no seu 80º artigo publicado em periódico e com Qualis A1 (ao menos, risos).

Sem grilos e paranoias! Mas a dica mais singular que posso oferecer é: quer acabar com o medo de escrever? Então, leia! Leia tudo que puder. De gibi à Bíblia, mas leia e tenha uma rotina de olhar criticamente para as coisas, tentando sondar o que o outro gostaria de ver que ainda não viu, ou ouviu, ou leu sobre um determinado assunto. Persiga o “novo”, ou a tentativa de pelo menos tentar trazer um efeito de sentido ou um arzinho de algo novo que possa haver na temática do texto que você está escrevendo.

Leitores gostam de se admirar com suas leituras e ainda mais com as científicas. Portanto, admire-se você também com seus textos. Ponha-os num espelho e quando você estiver admirado por tê-los escritos aí sim: você perdeu o medo de escrever.