Decidi fazer o mestrado. E agora, como vou estudar para a prova de ingresso?

Essa pergunta se passa na cabeça de todo candidato a mestrado. Então eis aí a solução para seus problemas:

1. LEIA O EDITAL DO PROGRAMA DE MESTRADO PRETENDIDO

Parece até uma colocação idiota, mas a grande maioria tem preguiça de ler o edital para entender as regras do programa, e saber os temas a ser estudado, o tempo de realização de prova, entre outros. Todas essas informações são de suma importância para o candidato ao mestrado.

2. TENHA EM MÃOS TODOS OS TEMAS EXIGIDOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Ter em mãos os temas, te dá uma visão geral sobre qual tipo de conhecimento precisa ter e como buscar o conhecimento que você ainda não tem.

3. SE POSSÍVEL TENHA TODOS OS LIVROS EXIGIDOS NO EDITAL

É muito importante você estudar pelos livros indicados no edital, pois eles não foram inseridos ali por acaso.

4. ESTABELEÇA PRIORIDADES

Com todos os tópicos que irá cair na prova de seleção e os livros separados, observe os temas que você não tenha conhecimento, os que você não lembra, e grife-os, para a próxima etapa.

5. ORGANIZE SEUS ESTUDOS

A partir dos tópicos grifados que você tem menor conhecimento, inicie seus estudos, sempre levando em consideração a temática dos temas. Por exemplo, se tenho que estudar temas de microbiologia, bioquímica e biologia celular, eu devo escolhe um para iniciar, e não estudar um pouco de cada.

6. NÃO DEIXE A PROCRASTINAÇÃO TE DOMINAR

Mas o que é procrastinação? É o adiamento de uma ação. Ou seja, se você já pode começar a estudar agora, termine de ler esse post e vá estudar!

7. SE DESLIGUE DO QUE POSSA TE DISTRAIR

Quando for estudar, se desligue de tudo o que possa te atrapalhar, como o Facebook ou seu programa de TV favorito. De preferência, estude em um local que não tenha nada que possa te atrapalhar.

8. DEFINA METAS

Para você não ser dominado pelas redes sociais, as baladas e nossa amiga procrastinação, defina metas semanais de estudo, como por exemplo, “tenho que ler três capítulos por semana“.

9. RELAXE

Não fique 24 horas por dia com a cara nos livros, dê uma relaxada, alongue-se, mas não por muito tempo, só uma horinha ou outra, não por uma semana.

10. USE A TÉCNICA PODOMORO DE PRODUTIVIDADE

Essa técnica foi escrita por Francesco Cirillo. Ele percebeu que toda vez que iniciava um atividade, vinha várias coisas pendentes em mente, então ele estabeleceu 25 minutos para fazer uma única coisa, por exemplo, ler um artigo. Então, em 25 minutos ele só fazia isso, sendo que durante esse tempo não se pode levantar e nem fazer algo que você tenha esquecido. Se você precisar fazer um telefonema importante, ir ao banheiro, beber água, deverá anotar em um papel, e poderá ser realizado somente após esses 25 minutos (é uma forma de não esquecer depois). Após esse tempo você pode descansar por cinco minutos e retornar para seu Podomoro (ciclo de 25 min.). Após 4 ciclos, você descansa por meia hora. Para saber mais sobre a Técnica Pomodoro, clique aqui.

Essas são dicas valiosas para você que, assim como eu, quer entrar no mestrado. Então coloque em prática tudo isso acima, e “bora estudar“!

Texto escrito por Rafaela Mª, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, e candidata ao mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo