Uma grande dificuldade dos estudantes de pós-graduação está na falta de organização e gerenciamento das atividades. São tantas atividades e prazos que fica fácil se perder. Uma das competências que o aluno de pós graduação acaba desenvolvendo ou não, é a capacidade de auto organização. Se você já foi mordido pelo bichinho da procrastinação, sabe como é difícil criar uma rotina que faça seu trabalho render. A notícia ruim é que não existe mágica, mas você pode aprender algumas dicas que facilitam sua vida.

As To-Do Lists são muito úteis quando você registra tarefas como enviar um e-mail para seu orientador, fazer compras, pagar uma conta, etc. Note que todas estas atividades são bastante pontuais e relativamente simples. Basta olhar a lista que você saberá exatamente o que fazer. No entanto, para atividades mais complexas as To-Do Lists acabam sendo ineficazes e podem gerar ansiedade e frustração, pois você não consegue visualizar qual tarefa é mais urgente, quanto tempo cada uma demanda, etc.

O Plano de Ação, por sua vez, é mais indicado para tarefas de maior complexidade, que demandam mais tempo e estratégias para serem realizadas com sucesso. Mesmo aquele sonho/projeto grandioso que parece impossível ser realizado, pode ser dividido em tarefas menores, de menor complexidade. Cumprindo tarefa por tarefa, você atingirá seu objetivo.

Para elaborar um Plano de Ação, em primeiro lugar, você deve estabelecer qual é o seu objetivo No exemplo ilustrado abaixo estabeleci o objetivo de escrever um artigo. Logo depois, você parte para a primeira coluna e preenche o campo “o que vou fazer”. Você precisa pensar que atividades envolvem a confecção de um artigo. Qual é a primeira coisa que você precisa fazer? Assim como o objetivo principal, os itens dessa coluna devem ser escritos no infinitivo.
Em seguida, parta para a segunda coluna: vá até o seu cronograma, verifique quanto tempo dispõe e estipule uma data para iniciar essa primeira atividade, estipule também um prazo para executá-la.

Na terceira coluna registre em tópicos como você pretende atingir o objetivo correspondente a esta linha. Se não souber claramente a ordem das atividades, registre em tópicos tudo aquilo que você acredita que deve ser feito para realizar aquela tarefa; depois que fizer isso ficará mais fácil visualizar qual deve vir primeiro e o que deve vir na sequência.

Por último, pense no que pode dar errado, por exemplo, se você é viciado em Internet, pode perfeitamente deixar registrado que não ficará on line enquanto estiver realizando esta tarefa; outros exemplos estão no quadro.
Após completar a primeira linha, complete a segunda, terceira e assim por diante.
Recomendo o preenchimento deste quadro também para objetivos pessoais tanto de curto quanto de longo prazo =)

OBJETIVO: ESCREVER UM ARTIGO

O que vou fazer Começo e duração prevista Como vou fazer isso Que estratégias utilizar para não falhar
Redigir Método Hoje/ até (10/07)
  • Apresentar o referencial teórico-metodológico
  • Citar os participantes
  • Descrever o procedimento
Verificar se os itens estão completos comparando com artigos de periódicos qualificados
Redigir os resultados Quarta-feira / até 15/07
  • Analisar os resultados obtidos com a pesquisa
  • Elaborar a sequência em que os resultados serão apresentados
  • Reunir todos os dados da pesquisa
  • Revisar o texto
Redigir a discussão 16/07…
  • Fazer leituras
  • Reler os resultados
  • Identificar os principais pontos a serem discutidos
  • Utilizar referências atuais
  • Não utilizar muitas citações diretas
  • Revisar
Redigir a introdução
  • Listar os conceitos fundamentais
Idem anterior
Verificar as referências e Adequar às normas da APA
Redigir Resumo, Abstract e Resumen