Foi divulgado na última segunda-feira, dia 8, um edital com mais seis chamadas para o programa Capes/Humboldt, uma parceria entre a Capes e a Fundação Alexander Von Humboldt (AvH), da Alemanha. O programa tem como objetivo conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. É um esforço para a internacionalização, aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

As bolsas serão concedidas em duas modalidades de pós-doutorado: pesquisador em início de carreira e pesquisador experiente. Na primeira modalidade enquadram-se os pesquisadores que tenham completado o doutorado em até quatro anos. A segunda modalidade é destinada a pesquisadores altamente qualificados com um perfil de pesquisa já definido e que tenham completado o doutorado há no mínimo quatro e no máximo doze anos.

 O programa prevê o pagamento de bolsa mensal, auxílio-instalação, auxílio deslocamento, auxílio para aquisição de Seguro Saúde, curso de idioma alemão quando necessário, subsídios para dependentes e auxílio para mobilidade. A vigência é de seis a vinte e quatro meses na modalidade para pesquisador em início de carreira e de seis a dezoito meses na modalidade para pesquisadores experientes. No segundo caso, a estadia pode ser dividida em até três períodos de no mínimo três meses, desde que o intervalo entre o início da primeira estadia e o fim da última não seja superior a trinta e seis meses.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, com preenchimento de formulários e envio dos documentos exigidos. O prazo para inscrição na primeira chamada é 31 de dezembro de 2014, com divulgação do resultado até 15 de maio de 2015 e início das atividades em julho/agosto de 2015.

O edital prevê a aprovação de até 15 bolsas em todas as áreas do conhecimento e os candidatos escolherão o tema da pesquisa e o respectivo anfitrião na Alemanha. Maiores informações podem ser encontradas no edital nº 57/2014.