No Brasil, os cursos de pós-graduação dividem-se em dois grandes grupos: lato sensu e stricto sensu. Expressão em latim que significa “sentido amplo”, os cursos de especialização lato sensu justificam o termo, pois são destinados a vários tipos de carreiras, têm carga horária variável e englobam desde cursos de especialização a MBAs (Master in Business Administration) e masters. Ao contrário do stricto sensu, sua aplicação é mais prática, voltada para o mercado de trabalho corporativo.

A exigência mínima para ingresso é a apresentação do diploma do curso de superior, mas também pode ser solicitada entrevista ou análise do currículo, de acordo com os requisitos estabelecidos no edital de cada curso.

Esse tipo de especialização só pode ser oferecido por instituições de ensino superior credenciadas (confira a lista no site http://emec.mec.gov.br) e em suas áreas de competência, experiência e capacidade instalada.

Além disso, ela não pode simplesmente chancelar ou terceirizar os certificados emitidos, sendo a responsável direta pelo curso, o que significa desde a elaboração do projeto pedagógico à metodologia e ao corpo docente.

A duração mínima é de 360 horas, não podendo ser computados nesse tempo itens como estudo individual ou trabalhos em grupo, sem assistência docente, e o reservado para elaboração do trabalho de conclusão ou monografia. Vale lembrar que a duração poderá ser maior, de acordo com o projeto pedagógico do curso.

MASTER

É uma variação do MBA (sigla em inglês para Master in Business Administration), porém voltada para outras áreas que não sejam administração.

Depois que o termo virou moda, sendo apresentado como sinônimo de upgrade no currículo, brotaram cursos com essa sigla, alterando o significado original, que faz referência à especialização na área de administração de negócios.

Para evitar confusões, algumas instituições preferem chamar apenas de master aquelas pós-graduações na linha do MBA, mas que fogem do sentido original. O master é um curso lato sensu, voltado para o mercado de trabalho e disponível em áreas diversas, como economia financeira, arquitetura, empreendedorismo e gestão de marcas, entre outras.

É indicado para pessoas que tenham se formado há pouco tempo e que têm como objetivo tornar-se especialistas em um tema e ganhar conhecimentos de gestão. Para ingressar no curso, que costuma ter uma duração curta (de dois a três semestres, com carga a partir de 360 horas) é preciso submeter seu currículo para análise e passar por uma entrevista.

ESPECIALIZAÇÃO

Área que responde pelo maior volume de cursos, a especialização faz parte da pós-graduação lato sensu e é indicada para quem busca evoluir na área escolhida, com foco no mercado profissional.

Seu processo de seleção inclui análise do currículo e entrevista, dependendo da instituição. Os cursos, que podem ou não ter relação com a carreira da graduação, têm duração mínima de 360 horas.

Segundo o MEC, seu corpo docente deve ter pelo menos 50 de profissionais com título de mestre ou de doutor, obtidos graças à formação em programas de pós stricto sensu reconhecidos. Já o restante do corpo precisa ter, no mínimo, uma especialização.

Ou seja, vale solicitar a relação dos professores efetivos de cada disciplina antes de fazer sua inscrição. Ao fim do curso, o aluno faz uma monografia e recebe o certificado de conclusão.