Em dúvida de qual é o melhor curso para se fazer?

Quem não deseja se manter sempre atualizado e competitivo no mercado de trabalho?

Com essa meta, muita gente conclui a graduação e logo parte para mais uma etapa de estudos, ingressando em uma especialização, mestrado ou doutorado.

Dessa maneira, os cursos de pós-graduação e MBA estão deixando de ser um diferencial no currículo e quase chegam a ser requisitos básicos para quem quer ficar à frente na competição por uma boa vaga.

Tomada a decisão por uma pós, duas questões surgem diante do estudante: como escolher o curso mais adequado e como saber se a instituição desejada é confiável e de qualidade reconhecida?

PRIMEIROS PASSOS

O primeiro passo é saber qual o papel de um curso de pós-graduação dentro do momento particular do profissional.

Investir em educação é sempre importante e uma especialização é uma eficaz fonte de qualificação e atualização, além de um excelente canal de networking.

É preciso então avaliar o momento em que sua carreira se encontra e as suas pretensões.

A partir daí, é preciso procurar conhecer os cursos e investigar se eles irão aprimorar a forma como você desenvolve seu trabalho e como os conhecimentos adquiridos contribuirão para sua evolução profissional.

Deve-se enxergar a escolha de um curso de pós-graduação como um investimento.

Um recém-formado que ainda não sabe com qual área se identifica, deve esperar para entender onde atuará melhor.

Com um pouco de planejamento é possível escolher a área exata, no momento certo de sua carreira, com a reserva planejada de dinheiro.

LATO SENSU OU STRICTO SENSU

Os cursos de pós-graduação se dividem em lato sensu e stricto sensu.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu, como o mestrado e o doutorado acadêmicos, possuem como foco o ensino e a pesquisa, por isso são procurados pelos profissionais que gostariam de seguir na vida acadêmica, como professores e/ou pesquisadores.

Já os cursos de pós-graduação lato sensu, como as especializações e MBAs, são voltadas para as necessidades do mercado, e servem como atualização e aprimoramento para quem quer seguir carreira em uma empresa, abrir um negócio ou atuar como consultor.

AVALIAÇÃO DOS CURSOS

Escolhido o caminho certo, se a opção for pelo curso de mestrado ou doutorado (pós-graduação stricto sensu), o próximo passo é a consulta ao Ministério da Educação.

A avaliação dos cursos de pós-graduação é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os cursos recebem notas de 1 a 7, sendo que de 1 a 2 são reprovados e notas 5, 6 e 7 indicam excelência.

Se o programa for recomendado com boa nota, é passaporte para uma formação com qualidade e segurança.

Já se a escolha for pelo lato sensu (especalizações e MBAs) não há uma avaliação oficial de cursos, apenas de instituições – no site do MEC é possível consultar se a escola eleita está cadastrada e habilitada.

Uma alternativa é a consulta a associações específicas, como a Assembleia da Anpad (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), que criou o Sistema de Acreditação Anpad (SAA) para avaliar a área de administração e negócios.

Outros órgãos de classe costumam apresentar cursos recomendados, como é o caso da OAB para cursos de direito.

RELAÇÃO COM O MERCADO

Com o curso e a instituição em mente, o passo seguinte é fazer uma avaliação minuciosa em campo.

É preciso analisar a escolha, levando em consideração a relação do curso com o mercado de trabalho, a adequação em relação à metodologia utilizada, a grade curricular e a qualidade do corpo docente.

Aproveite também para passar um pente-fino no Currículo Lattes dos professores.

O Currículo Lattes é uma plataforma disponível na internet com informações sobre a produção acadêmica e as linhas de trabalho dos professores e pesquisadores brasileiros.

Além das consultas, na hora de escolher a instituição de ensino valem também visitas in loco e conversas.

Vá até o local e, se possível, assista a uma aula como aluno ouvinte. Isso ajuda a conhecer as linhas de pesquisa e os professores.

É válido também dar uma olhada na infraestrutura da escola.

Converse com alunos e ex-alunos para obter informações sobre o curso e a forma de aprendizado.

O preço do programa também deve ser avaliado, mas cuidado para não se deixar levar pelo bolso.

Alguns exigem um investimento mais alto, mas o custo-benefício muitas vezes vale a pena.

Faça as contas e calcule se a especialização trará o impacto e o impulso desejado na carreira.

Por fim, veja ainda as facilidades oferecidas, como localização, carga horária e flexibilidade nos horários de aulas.

consultar avaliação

CONSULTA À CAPES

No caso dos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado), a Capes oferece em sua página na internet uma relação com os cursos recomendados pelo órgão, ou seja, aqueles que obtiveram nota acima de 3 na avaliação trienal. A pesquisa pode ser realizada por diversas variáveis, como região ou área do conhecimento. Cursos com nota 1 e 2 não estão aptos a conceder títulos de mestre ou doutor, ou seja, não são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Nota 3 indica curso com desempenho regular, 4 é bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas de mestrado. As notas 6 e 7 indicam programas de doutorado de alto padrão.
consultar avaliação