Quem já ingressou na vida acadêmica sabe que para chegar lá precisou participar de várias maratonas ao longo da vida. E o mestrado é o maior desafio para aqueles que almejam a academia, não por ser a prova mais difícil, mas por ser o primeiro grande passo nessa direção.

Para conseguir cruzar a linha de chegada, sem sofrer grandes lesões e traumas, será preciso uma preparação rigorosa. Apresentarei 6 dicas que me ajudaram a vencer na minha primeira maratona.

1. Preparação Prévia
Antes de se inscrever num programa de pós-graduação é necessário se preparar com antecedência, ou seja, pesquisar as instituições pretendidas e verificar se elas estão de acordo com o seu objetivo e com suas condições financeiras. Quanto mais informações você obtiver, mais preparado você estará para o processo seletivo.

Tenha clareza sobre o tema de sua pesquisa, a área de concentração e a linha de pesquisa e, em alguns casos, como no meu, o docente orientador. Esse conhecimento facilitará o seu ingresso.

2. Aquecimento
Depois de selecionada a instituição, você deverá fazer a inscrição para o processo seletivo. Leia com atenção todo o edital para não se esquecer de nenhum item.
Separe todos os documentos exigidos com antecedência para evitar estresse desnecessário. Faça o pagamento da taxa de inscrição e guarde bem o comprovante.

No meu caso, tive que enviar também um pré-projeto da minha pesquisa que tirou o meu sossego. Foi preciso correr contra o tempo para fazê-lo de acordo com todas as exigências solicitadas (que foram muitas) e não entrar em desespero.

3. Treinamento
A maratona provoca um grande desgaste psicológico nos candidatos. Portanto, você terá que treinar de forma gradual, à medida que o seu corpo for se adaptando ao treinamento, a carga de estudos vai aumentando.

Com a lista de livros em mãos para as provas e um prazo curtíssimo para lê-los, você deverá planejar com cuidado como será a sua rotina de treinos. Estabeleça um horário fixo para os estudos, defina metas a serem atingidas e determine prazos para cada uma. Esse planejamento facilitará o cumprimento do seu objetivo.

4. Disciplina
Esse item é imprescindível para todo aspirante ao mestrado. Sem a disciplina, será muito difícil atingir a linha de chegada. Será necessário por um período sacrificar dedicar algumas horas do seu dia ao estudo.

Por mais que seja cansativo e, às vezes, chato, você deverá cumpri-lo. Não adianta procrastinar e deixar para estudar tudo na última hora.
Procure respeitar o seu ritmo e tente aproveitar o máximo que puder essa rotina.

5. Foco
Estabeleça prioridades e procure um lugar em que não seja possível se distrair. Evite todos os tipos de distrações: TV, rádio, internet, familiares, etc. Não confira a cada minuto todas as notificações recebidas no celular.

Se for possível, deixe um lanche, café e água ao lado da mesa de estudo, isso evitará que você levante do seu lugar várias vezes e se distraia com outras coisas no caminho. Foque sua atenção no seu objetivo.

6. Apoio
Procure pessoas que possam te dar suporte nas horas mais difíceis e que te ajudarão nesse processo. Converse com familiares sobre o mestrado, explique como funciona o processo seletivo para que eles entendam o seu isolamento e não pensem que você está doente ou deprimido.

Entre em contato com amigos e colegas que já fizeram mestrado e peça sugestões que possam te auxiliar nas provas e apoio para enfrentar esse momento sem tanto sofrimento.

Espero que essas dicas ajudem na sua preparação e você consiga também a primeira de muitas medalhas.