O início da graduação faz o aluno entrar em um novo universo de conhecimentos. O período da formação inicial é essencial para consolidar uma base sólida de saberes que os futuros profissionais deverão possuir até o findar desta formação. Contudo, muitos fatores acabam prejudicando a qualidade da formação inicial acarretando problemas na atuação do profissional e na continuidade de seus estudos na pós-graduação. Destaco três fatores que influenciaram negativamente a minha formação inicial:

1 – Professores mal capacitados para ministrarem disciplinas: não somente em minha turma, mas ouvi em outras que muitos professores ministravam disciplinas com pouca instrução na área. Por exemplo, no curso de licenciatura em pedagogia da UEPA há uma disciplina chamada “Tecnologia Educacional” onde os alunos reclamavam que os professores lotados mal sabiam as noções básicas de informática.

2 – Insuficiência ou carência de vivências profissionais no estágio supervisionado: no estágio o aluno tem a oportunidade de acompanhar a realidade de sua futura vida profissional juntamente com o acompanhamento de seus professores, mas no meu caso, estes em grande parte não acompanharam o desenvolvimento das atividades em campo deixando os alunos sem orientação.

3 – Má formação em técnicas de pesquisa científica: muitos discentes da minha turma apresentaram dificuldades na pesquisa científica, pois foram pouco preparados na graduação. Este fato se evidencia quando chegou o período do trabalho de conclusão de curso (TCC) onde os graduandos se deparam com vários requisitos científicos desconhecidos (infelizmente é a realidade).

Estes fatores são apenas alguns dos muitos que ocorrem na formação inicial prejudicando a vida profissional daqueles que procuram evoluir em sua titulação. O que fazer nesta situação? Podemos pensar em diversas soluções, entretanto na posição de aluno que busca um desenvolver contínuo de seus conhecimentos, a alternativa que resta é lutar pela sua carreira, pois sempre haverá fatores defeituosos nas instituições de ensino superior com relação à formação inicial.

____________________________________________________________________________

Texto escrito por Eduardo Henrique Silva Rodrigues – Licenciado em Pedagogia (UEPA) e especialista em EaD (SENAC-PA)

____________________________________________________________________________