LaTeX é uma implementação da linguagem TeX, criada em 1978. Diferentemente de editores como Word, LaTeX não apresenta uma interface amigável. Por essa razão, muitas pessoas se perguntam:

Por que eu deveria abandonar algo simples e adotar algo mais complexo?

Abaixo vão 12 razões — algumas retiradas e adaptadas deste site (em inglês).

1. O padrão matemático em TeX gera equações e funções corretamente formatadas. Em Word, o editor de equações está longe de ser ideal.

2. TeX não apresenta bugs — o Word, como sabemos, está recheado de bugs.

3. TeX é gratuito e livre.

4. Em TeX, você pode comentar o seu código/texto no mesmo espaço em que seu conteúdo é gerado.

5. TeX oferece uma linguagem completa. Ou seja: você pode criar funções que efetuam um procedimento para você (muitas dessas funções não podem ser criadas via macros em Word).

6. Não há vírus de macros em TeX. Ou seja: maior segurança.

7. Não há incompatibilidade de versões: se você criou um arquivo TeX em 1995, conseguirá abri-lo perfeitamente hoje.

8. LaTeX oferece uma maneira independente de lidar com bibliografias. Nada de comprar EndNote ou algo parecido: toda a sua biblioteca de referências é mantida em um simples arquivo, ao qual você conecta citações.

9. Documentos em TeX são pequenos e rápidos.

10. LaTeX é o padrão científico/acadêmico em diversas áreas do conhecimento — e nos maiores centros acadêmicos do mundo.

11. LaTeX gera documentos mais aprimorados esteticamente, com menos hifenizações e menos espaçamentos exagerados entre palavras.

12. Seu pdf é gerado com uma estrutura interna, em que você acessa seções via links — isso é feito automaticamente com um pacote.

Gosto da opinião de M. Becker (UMass) neste assunto. Segundo ele, um estudante de pós-graduação tem duas opções para produzir seus documentos.

1. Tornar-se um usuário sofisticado de Word (ou similar). Minimamente, conheça bem os estilos do Word, numeração automática de seções, referências entre figuras, exemplos e seções. Além disso, você precisará saber utilizar muito bem softwares como EndNote, para lidar com bibliografias.

2. Aprender a usar LaTeX, um sistema excelente de compilação de texto que cria documentos acadêmicos com um alto padrão estético. LaTeX foi criado com o mundo acadêmico em mente, não tem bugs e é gratuito.